Sistemas eleitorais são lacrados no TSE

by Diário do Vale
urnas-eleitorais

Lacradas: TSE prepara sistemas eleitorais para as eleições de outubro (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

 

Brasília – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu no início da noite de ontem (6) a Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas Eleitorais que serão utilizados nas eleições. Os sistemas eleitorais foram assinados digitalmente pelo presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, pelo vice-procurador-geral Eleitoral, Nicolao Dino e pelo secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Sarmento.

A solenidade, que tem o objetivo de garantir a segurança e a credibilidade dos programas computacionais utilizados no pleito, contou ainda com a presença dos ministros da Corte Luiz Fux, Rosa Weber, Og Fernandes, Napoleão Nunes Maia, Henrique Neves e Tarcísio Vieira de Carvalho, além do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia e representantes de partidos políticos.

Após as assinaturas, as mídias receberam lacres físicos, também assinados pelas autoridades presentes, e foram depositadas em envelopes novamente lacrados. Uma cópia foi armazenada pelo presidente do TSE na Sala-Cofre do Tribunal. As outras seguirão para os 27 Tribunais Regionais Eleitorais para darem início aos procedimentos de instalação dos programas nas urnas eletrônicas.

O ministro Gilmar Mendes lembrou que “nesses vinte anos de utilização da urna eletrônica, a Justiça Eleitoral tem sido incansável em planejar e desenvolver recursos e soluções de segurança que impeçam adulterações e garantem o sigilo do voto, com o melhor custo-benefício possível”. E acrescentou: “Desde seu projeto inicial, o sistema de segurança da urna eletrônica passou por aprimoramentos e, certamente, outros virão, com o firme propósito de consolidar a transparência e a confiança das eleições”.

Ele criticou a reintrodução do voto impresso no sistema eleitoral brasileiro. “Reintroduzir soluções tecnológicas já testadas e descartadas, por certo, não é o caminho mais seguro a ser adotado. A impressão do registro do voto é mecanismo de grande complexidade técnica e exige altos custos para sua implantação, além de configurar o aumento da possibilidade de fraude, pela volta da intervenção humana no processo”, disse.

A Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas Eleitorais segue o que determina a Lei nº 9.504/1997, a Lei das Eleições. Segundo a norma, a Justiça Eleitoral deve apresentar os programas eleitorais em suas versões finais “para análise, aos representantes credenciados dos partidos políticos e coligações, até 20 dias antes das eleições, nas dependências do Tribunal Superior Eleitoral, na forma de programas-fonte e de programas executáveis, inclusive os sistemas aplicativo e de segurança e as bibliotecas especiais, sendo que as chaves eletrônicas privadas e senhas eletrônicas de acesso manter-se-ão no sigilo da Justiça Eleitoral”.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996