TRE desmente boato sobre cadastro biométrico

by Diário do Vale

Sul Fluminense – O Tribunal Regional Eleitoral, através de sua assessoria de imprensa, desmentiu a informação que vem circulando nas redes sociais de que a partir do dia 7 de dezembro o cadastramento biométrico se torna obrigatório. A mensagem falsa vai mais longe: afirma ainda que em caso de descumprimento da determinação, há uma multa de R$ 150,00 e, caso não seja quitada, deixa invalidados documentos pessoais do eleitor, como CNH (Carteira Nacional de Habilitação), CPF e RG.

Além de desmentir a mensagem, a assessoria do TRE ressalta que a biometria é obrigatória, somente em Rio das Ostras e Queimados. Nos demais municípios onde há biometria no estado, o

cadastramento não é obrigatório, porém recomendável, para evitar filas no futuro. Quanto as multas, o TRE explica que as mesmas são cobradas somente em casos de ausência às eleições, quando o eleitor então, deverá pagar R$ 3,51 por turno em que deixou de votar, sem justificar a ausência.

A cabeleireira Solange do Amaral, moradora do bairro Conforto, foi uma das que recebeu a mensagem e ficou preocupada com a notícia. Ela disse ter duvidado da medida, mas ainda assim buscou informações sobre o assunto para ter a certeza de que a mensagem seria falsa.

– Entrei na internet e busquei resposta com amigos e foi quando várias pessoas me disseram que não era verdade – comentou Solange.

Ela contou que somente ficou tranquila quando uma amiga disse ter ido ao Cartório Eleitoral e foi informada de que a mensagem era falsa.

– Nesse país tudo é possível e a gente precisa ter a certeza de que as notícias não são verdadeiras, porque o brasileiro recebe toda a semana mais um imposto a ser pago – indignou-se a cabeleireira.

A professora aposentada Jussara de Carvalho de Assis, do bairro Niterói, também disse ter acreditado inicialmente, na mensagem e somente depois de buscar informações junto ao Cartório Eleitoral passou a descartar a informação e desmentir o comunicado através de grupos de amigos do Whatsapp. A professora considerou a mensagem mais um alerta para que a população fique atenta às informações recebidas.

– Atualmente precisamos ficar atentos a tudo que lemos, porque nunca sabemos o que de fato confere. Existem pessoas que fazem divulgações com o intuito de ajudar, mas a maioria repassa as informações sem ao menos questionar a veracidade da mesma – completou a professora.

You may also like

3 comments

Dinisio 23 de novembro de 2017, 17:09h - 17:09

Até parece que o voto resolve alguma coisa. O voto tem dado poderes especiais aos bandidos políticos, então, vejo como um cheque em branco assinado pelo eleitor e o valor deste, promove a catástrofe em que vivemos.
País realmente democrático é, o que não torna obrigatório o voto.

El Diablo 22 de novembro de 2017, 19:06h - 19:06

É a manada do Efeito “Lula-É-Dono-da-Oi”…

Yvonne 21 de novembro de 2017, 23:25h - 23:25

Povo de mente vazia, tudo que recebe repassa. Falta de serviço, falta do que fazer, também recebi e ignorei, fala sério se fosse verdade os jornais publicariam , muita gente gosta de aparecer, ser dramático.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996