domingo, 28 de novembro de 2021 - 00:24 h

TEMPO REAL

 

Capa / manchete1 / TRE mantém Conceição no cargo de prefeita de Angra dos Reis

TRE mantém Conceição no cargo de prefeita de Angra dos Reis

Matéria publicada em 5 de janeiro de 2015, 12:12 horas

 


FOTO

Angra dos Reis

 

No dia 19 de maio, o TRE (Tribunal        Regional Eleitoral) decidiu, por 4 votos a 1, manter no cargo a prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha (PT), e o vice, Leandro Correa da Silva (PDT). A decisão encerra a ação no âmbito estadual e, se houver recursos, será julgada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O processo foi movido pelo deputado federal Fernando Jordão (PMDB), adversário de Conceição na eleição de 2012, e pela coligação “Angra no Coração”, pela qual ele disputou o pleito, sendo derrotado pela petista.

A prefeita era acusada de uso indevido dos meios de comunicação. Por maioria, a Corte entendeu que as reportagens do jornal não foram panfletárias em favor da prefeita nem fizeram críticas abusivas ao adversário, na época o ex-prefeito Fernando Jordão.

No dia 5 de maio, boatos se espalharam por Angra dos Reis, dando como decidido o afastamento da prefeita. Naquele dia, o processo chegou a entrar na pauta, mas somente três juízes votaram – todos a favor da cassação – e foi pedido vista ao processo.

Com o pedido, a votação foi interrompida. Quando ela foi retomada, o número de votos contra a prefeita caiu para um – os magistrados podem modificar suas decisões até a conclusão do julgamento – e o número de posições favoráveis a ela chegou a quatro, o que decide a questão, já que o número total de magistrados no plenário é de sete e a maioria já fora atingida.

 

Conceição divulga nota sobre decisão do TRE

 

Em nota, a prefeita Conceição Rabha (PT), e seu vice, Leandro Silva (PDT), afirmaram que receberam sem surpresa a decisão do TRE, “atestando que não foi cometido crime eleitoral na disputa municipal de 2012”.

Ainda de acordo com a nota, o mesmo processo já havia sido analisado e julgado improcedente em primeira instância, na comarca de Angra dos Reis, “sendo portanto confirmado na instância estadual”.

Conceição e Leandro Silva reafirmam não terem cometido crimes durante a campanha e reiteram a confiança plena nos argumentos de sua defesa e na Justiça.

Durante o dia de ontem, a prefeita e o vice-prefeito mantiveram agenda normal de atividades, assim como toda a prefeitura que, em momento algum, interrompeu suas ações em razão da análise do processo judicial eleitoral.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document