Brasília – Com o objetivo de reunir, em um só espaço, todos os conteúdos produzidos para rebater informações falsas sobre a Justiça Eleitoral e as eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou a página “Fato ou Boato?”, com foco nas Eleições Municipais de 2020. O site é uma atualização da antiga página “Esclarecimentos sobre Notícias Falsas”, criada no pleito do ano passado.
Além de ter mais recursos que a antiga página, o espaço – disponível no Portal da Justiça Eleitoral – conta também com materiais produzidos pelas instituições parceiras do TSE que aderiram ao Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020.
Por isso, se apareceu uma dúvida sobre informação ou notícia divulgada nas redes acerca do processo eleitoral, acesse o endereço www.justicaeleitoral.jus.br/fato-ou-boato ou, no Portal do TSE, no centro da página inicial, clique no banner “Fato ou Boato?”.
Com layout mais moderno, no formato onepage (todo conteúdo disposto na mesma página), o espaço está dividido em oito áreas: Passo a Passo, Esclarecimentos, Quiz, Mitos Eleitorais, Agências, Posts, Candidatos e Fake News.
No ícone Passo a Passo, há dicas de como identificar uma informação falsa. Os tópicos foram desenvolvidos pela Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), uma das parceiras do TSE no Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020.
Já na seção Esclarecimentos, foram disponibilizados textos e vídeos produzidos durante as Eleições de 2018 com o objetivo de desmentir conteúdos falsos sobre a Justiça Eleitoral, a urna e o voto.
Há também uma seção criada com o intuito de incentivar o eleitor a conhecer seu candidato. A ideia é orientar o cidadão a pesquisar o passado dos políticos, para verificar se eles têm problemas com a Justiça ou se cumpriram as promessas de campanha, entre outras informações.
A página ainda reúne os vídeos da série Fake News e Eleições – lançados entre o primeiro e o segundo turnos de votação do pleito de 2018 – e da série Mitos Eleitorais.

Imagem: Reprodução site ‘Fato ou Boato’
Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Não sei se adiantará muito no caso dos bolsomínios. Essas pobres almas cheias de ódio – vítimas doa Efeitos Mamadeira de Pirok, Lulinha é milionário da Friboi e Kit-gay – parecem ainda imunes à verdade.
“Orientar o cidadão a pesquisar sobre o passado dos políticos” “…a conhecer seus candidatos…. ” “rebater as fake news…”. É mesmo, TSE ? Isso é propaganda hipócrita e convenientemente tardia. Se fosse implementada nas eleições de 2018 o povo não teria votado nas várias merdas que estão aí eleitas, empacando o crescimento do país, dos estados, dos municípios. Um bando de idiotas despreparados, sem noção, exercendo cargos políticos. Por que esse órgão superior eleitoral que gasta milhões em propagandas ( e como gastam) não coibiu um monte de fake news contra os candidatos naturais do povo : mamadeira de piroca, kit gay, destruição de bíblias, tatuagens anti-cristo, delações premiadas mentirosas, etc… ??? Agora, o TSE aparece, em mais uma auto-propaganda ,com esse papo que vai combater as fake news nas próximas eleições. Até parece que é um órgão sério, que as eleições no Brasil é coisa séria. Infelizmente, não é, nenhum , nem outro.
Melhor comentário do ano
Fecharam os olhos convenientemente ano passado no ápice das fake news e, com a merda feita e fedendo, agora vem com esse discurso mentiroso de que se preocupam com os boatos
Enfiem o site lá onde a luz não chega