terça-feira, 30 de novembro de 2021 - 00:35 h

TEMPO REAL

 

Capa / Política / UFF sediará Universidade da Maior Idade

UFF sediará Universidade da Maior Idade

Matéria publicada em 27 de março de 2017, 20:20 horas

 


Projeto chega à cidade por iniciativa do deputado federal Deley de Oliveira e terá apoio da AAP-VR

Deley: ‘Vamos cuidar muito para que nada do que foi construído seja perdido’

Deley: ‘Vamos cuidar muito para que nada do que foi construído seja perdido’

Volta Redonda – O campus da UFF em Volta Redonda, na Vila Santa Cecília, vai sediar uma unidade do Programa de Extensão Universidade da Maturidade. Trata-se de um curso com duração de um ano, que tem como objetivo promover a inclusão social dos idosos ao ambiente universitário e promover melhoria na qualidade de vida. A implantação e custeio do projeto na cidade partiu do deputado federal Deley de Oliveira (PTB), que fez uma emenda de R$ 850.000,00 para a UFF.

A proposta foi apresentada à diretora da Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica de Volta Redonda, Nadja Valéria Vasconcellos de Avila, que de pronto encampou a ideia. “Me foi trazida a ideia pelo deputado e de cara aceitei. Volta Redonda já tem essa tradição do cuidado com a chamada Melhor Idade e me identifico muito com essa causa”, disse a professora. Ela explicou que o curso tem duração de um ano, com 600 horas.

Desta carga horária, segundo Nadja, 480 horas são destinadas para aplicação das disciplinas e 120 horas para oficinas. O processo, segundo a professora, está adiantado. Tanto a parte teórica quando a prática, por exemplo, já estão definidas. Serão 14 disciplinas e sete oficinas práticas. As aulas vão ocorrer três vezes na semana (segundas, quartas e sextas), das 14 às 18 horas.

A professora explicou ainda que na fase de implantação serão disponibilizadas 50 vagas, sendo dez delas para pessoas com idade entre 55 a 60 anos e as outras 40 vagas para pessoas acima de 60 anos. O nível de escolaridade exigido para ingresso no curso é o fundamental completo. A diretora afirmou que o projeto já existe em outras universidades do país e que a aposta da direção da UFF é no sucesso da iniciativa. “Não temos dúvidas que teremos sucesso”, disse ela.

 

Parceria com AAP-VR

 

A diretora afirmou ainda que o projeto, além do incentivo de Deley, já conta com apoio da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAP-VR). O presidente da entidade, Nadja e Deley, inclusive, já se reuniram para acertar detalhes do convênio, pelo qual a AAP-VR apoiará a realização das oficinas práticas. A sede campestre, por exemplo, será disponibilizada para aulas práticas de jardinagem e horta.

– Para nós da associação é uma satisfação imensa fazer parte deste projeto. Isso é sinal da credibilidade que nossa associação atingiu. Nós buscamos marcar presença em todos os seguimentos de atuação em defesa dos aposentados e pensionistas. Ou seja, esse projeto vai no mesmo caminho de nossos ideais – disse o presidente da AAP-VR, Ubirajara Vaz.

O presidente disse ainda que buscará integrar projetos já existentes na AAP-VR nesta nova iniciativa. “Temos hoje um projeto de alfabetização e a Universidade é um complemento e um incentivo a mais para nossas turmas. Até eu vou tentar minha matrícula”, disse Bira.

O deputado federal Deley de Oliveira destacou que Volta Redonda é hoje um exemplo para o restante do país no trato com a Melhor Idade e não poderia deixar de contar com a universidade. “Desde os tempos como Secretário de Esportes e Lazer que levanto essa bandeira, que felizmente se tornou a bandeira de toda uma cidade. Nós vamos cuidar muito para que nada do que foi construído seja perdido, da mesma maneira que vamos buscar novos projetos e ideias. Nossos garotos e garotas da Melhor Idade não ficarão desamparados”, disse o parlamentar.

 

Grade de disciplinas

 

– Línguas (Inglês/Espanhol)

– Finanças Pessoais

– Informática básica

– Meio Ambiente e reciclagem

– Primeiros socorros

– Produção de texto

– Matemática

– Física

– Plantas medicinais

– Direito do idoso

– Nutrição

– Neurociência e qualidade de vida

– Aspectos biológicos do envelhecimento

– Gastronomia

 

 

Oficinas

 

– Memória

– Teatro

– Dança

– Artesanato

– Coral

– Fotografia

– Horta e Jardinagem


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

18 comentários

  1. Muito obrigado, realmente é a coisa mais importante no momento, como nosso país está em ritmo de crescimento acelerado, finalmente não existe corrupção, está na hora de promover o bem estar da população, inclusive não podemos fazer menos por aqueles que tanto lutaram para que nosso país fosse essa potência do mundo capitalista. Parabéns pelo carinho com nossos velhinhos!

  2. como ninguem me responde ,
    eu mesmo vou responder. são todos
    covardes concordam sim e ponto final.

  3. Esse deputado desconhece a real situação das universidades fluminenses, financeira e administrativamente falando, daí chama a imprensa e espalha boatos que só poderiam vir de um cérebro corroído pelo álcool.

  4. Alô Deley
    Nós terceira idade somente podemos agradecer vc é o Neto por tudo que vcs fizeram para Volta Zrdfonda e estão fazendo.
    O nosso prefeito Samuca abandonou a terceira idade!Nem medmo no carnaval e desfile ele veio. Mandou dizer que estava em Barra do Pirai!!
    Por isso a Texeira idade está contra ele!!!

  5. OLA PESSOAL BOA TARDE , ACHO ISSO UMA PALHAÇADA DO NOSSO DEPUTADOOOOO TEMOS QUE PREPARAR OS JOVENS , E TEM TANTA COISA PRA VER , E FAZER LA VEM AQUI FAZER CAMPANHA PRA AAP -VR , ME DESCUPA ESTAR IGUAL O DEPUTADOOOOO PAIN

  6. DELEY SEMPRE VOTEI EM VOCÊ E COMO SEU ELEITOR ACHO QUE POSSO TE PEDIR UMA COISA SIMPLES AMIGO..
    ESSA INICIATIVA SIM É MUITO BOA VALEU MUITO POR ESSA CONQUISTA PORÉM NOBRE DEPUTADO HOJE UMA DAS COISAS QUE MAS INTERESSA AO POVO BRASILEIRO É ESSA MALDITA REFORMA DA PREVIDÊNCIA E BEM COMO DEPUTADO VOCÊ PODE ESTAR AO LADO DO POVO BRASILEIRO LUTANDO CONTRA ESSA COVARDIA ESSA SAFADEZA QUE NOSSO PRESIDENTE QUER FAZER, NOSSO PAIS VAI SER SE NÃO O MAIOR UM DOS MAIORES COM IDADE AVANÇADA PARA APOSENTAR O POVO NÃO TEM CULPA DA ROUBALHEIRA NESSE PAIS E NEM DEVE PAGAR A CONTA DISSO NÃO ACHA AMIGO?
    VAMOS ENCHER O COFRE DO GOVERNO A VIDA TODA E DEPOIS MORRER, FICAMOS CONTRIBUINDO DURANTE GUASE 50 ANOS E DEPOIS VAMOS RECEBER DE VOLTA SI RECEBER 5 A 15 ANOS É MUITO, SE PESA TANTO NO GOVERNO ENTÃO PORQUE NÃO OBRIGA O POVO AO INVÉS DE PAGAR INSS PAGA UMA PREVIDÊNCIA PRIVADA SERIA MUITO MAS VANTAGEM PARA PAIS, MAS ISSO NINGUÉM QUER PORQUE NÃO VAI TER DINHEIRO PARA MORDOMIA EM BRASILIA.
    ENTÃO NOBRE JUNTA AO POVO TRABALHADOR NESSA LUTA E COM ABSOLUTA CERTEZA IREMOS RETRIBUIR A VOCÊ NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES DEUS TE ABENÇOE.
    ONDE JÁ SE VIU UM HOMEM DE 65 A 70 ANOS POR EXEMPLO NA INDUSTRIA MONTANDO ANDAIME ,TRABALHANDO EM CIMA DE TELHADO, CARREGANDO PESO,VAMOS CRIAR A GERAÇÃO DE IDOSOS PASSANDO FOME DESEMPREGADO,E O GOVERNO VAI AMAR NÃO VAI PAGAR NADA POR AQUELE CIDADÃO QUE VIVEU TODO SUA VIDA TRABALHANDO E CONTRIBUINDO NE….VE SE NOS AJUDA ISSO QUE PAIS PRECISA .SERÁ QUE O TEMER ACHA QUE TODO TRABALHADOR BRASILEIRO FICA NO AR CONDICIONADO COMO ELE E TRABALHA COM A BOCA FALANDO E COM UMA NOBRE CANETA NA MÃO?
    HOJE.35 ANOS TRABALHADOS JÁ ESTA ACIMA DA MAIORIAS DOS PAÍSES DO MUNDO O TEMER NÃO SABE DISSO NÃO OU SE FAZ DE BOBO.

  7. PERGUNTA QUE NÃO QUER
    CALAR !ESSA TURMA DO VEM PRA RUA
    CONCORDA OU NÃO COM A REFORMA
    DA PREVIDENCIA E TRABALHISTA.

  8. Rosangela Santos de Oliveira Moraes

    Parabéns Deputado Delei, pela iniciativa em realizar o sonho de muitos dos nossos idosos …Frequentar uma universidade!! Que conquista para eles!!! Por mais Projetos de dignidade ao idoso. Mais uma vez Parabéns! !!

  9. Ponto para Volta Redonda

  10. Parabéns Deley e AAP-VR pela iniciativa.

  11. Bela iniciativa, parabéns!

  12. Esse nos representa

    No meio de tanta sujeira na política, Deley, segue dando exemplo de honestidade e trabalho. Parabéns Deley por mais essa iniciativa.

  13. pergunta que não quer
    calar ! essa turma do vem pra rua
    concorda ou não. com a
    reforma da previdencia, e
    trabalhaista, noveleiros
    plim plim.

  14. faz kkkkk só vota tudo contra os trabalhadores.

  15. Se a proposta de reforma da previdência passar do jeito que o Temer quer, em poucos anos quase não vai ter candidato às vagas para quem tiver de 55 a 65 anos, pois de 14 às 18 horas estarão trabalhando. E com o tempo, depois de tanto trabalharem e sem a mínima estabilidade no emprego e sem garantia de renda contínua devido a ampliação da terceirização, estressados e doentes, os que atingiram os 66 anos poucos terão condições físicas e mentais de encarar um curso desses. Por isso, mesmo que em breve eu também possa usufruir desses cursos, considero que a verba poderia ser melhor utilizada para os mais jovens.

  16. O Deley faz um bom trabalho por Volta Redonda. Isso tem de ser reconhecido

    • Esse cargo é pra fiscalizar porq sinceramente eu não sei qm fiscaliza obra federal rodovia do contorno hospital regional vila olimpica so gasto do meu dinheiro do seu dinheiro com coisas inacabável so desperdício de dinheiro e de voto porq ja tem bastante tempo q ele esta no poder e nao conseguiu

Untitled Document