segunda-feira, 6 de dezembro de 2021 - 15:18 h

TEMPO REAL

 

Capa / Política / UniFOA promove palestra sobre lei que altera Código de Processo Civil

UniFOA promove palestra sobre lei que altera Código de Processo Civil

Matéria publicada em 20 de outubro de 2021, 17:16 horas

 


Foto: UniFOA
Autoridades participaram de palestra sobre mudanças no Código de Processo Civil

Volta Redonda – O UniFOA recebeu na noite desta segunda-feira, 18, no Auditório William Monachesi, a palestra sobre as alterações do Código de Processo Civil (CPC) na Prescrição Intercorrente pela ótica da Lei 14.195. O tema foi ministrado pelo Desembargador do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE/RJ), o Excelentíssimo Dr. Vitor Marcelo Rodrigues. O evento aconteceu noCampus Olezio Galotti, em Três Poços.

Aberto ao público, a ação contou com a participação dos estudantes do curso de Direto, egressos e advogados da região. Estiveram presentes na palestra, o Presidente da Fundação Oswaldo Aranha (FOA), Eduardo Prado; a Magnífica Reitora do UniFOA, Úrsula Fraga; a coordenadora do curso de Direito, Daniele Cavaliere; o prefeito de Pinheiral Ednardo Barbosa; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-VR), Rodrygo Monteiro e a vice-presidente da Caixa de Assistência da Advocacia do Estado do Rio de Janeiro (Caarj), Marina Gaudio.

Sancionada pelo presidente da República no dia 26 de agosto, aLei 14.195/2021 aborda temas relacionados à desburocratização no ambiente de negócios. Além disso, a norma apresenta modificações no processo de abertura/funcionamento de empresas e na facilitação do comércio exterior. Dessa maneira, a nova lei propicia um ambiente mais atrativo para investimentos nacionais e estrangeiros.

O Presidente da FOA, Eduardo Prado, agradeceu a disponibilidade do desembargador na palestra e disse que as portas da instituição estarão sempre abertas para o advogado. “Somos gratos pelo trabalho intenso desenvolvido pelos professores Vitor Marcelo Rodrigues e Ayrton da Costa Paiva (in memoriam). Com a colaboração dos docentes, em 2002, fundamos o curso de Direito do UniFOA e, em parceria com a OAB criamos mais de 150 cursos de Pós-Graduação nos últimos 19 anos para o desenvolvimento da formação dos advogados na região”, pontuou Eduardo Prado.

O encerramento da palestra aconteceu com a fala da Magnífica Reitora do UniFOA. De acordo com a professora, “o UniFOA está sempre pronto para participar e congregar eventos da OAB. A partir de ações no âmbito do ensino, pesquisa e extensão podemos contribuir para os estudantes, profissionais do Direito e, principalmente, a sociedade”, disse Úrsula Fraga.

A coordenadora do curso de Direito do UniFOA, Daniele Cavaliere ressalta a importância do evento para os estudantes, egressos e advogados, pois o momento é de atualização das informações. “Além de ter como principal objetivo a desburocratização da abertura de empresas, a Lei 14.195 traz a alteração com relação à citação dentro do Código de Processo Civil, uma vez que anteriormente, essas menções eram realizadas por meio de cartas ou através de um Oficial de Justiça e, atualmente, com a Lei, a preferência é pelos meios eletrônicos”, concluiu a coordenadora.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document