domingo, 19 de janeiro de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Vereador pede academia de ginástica para o Parque Ipiranga

Vereador pede academia de ginástica para o Parque Ipiranga

Matéria publicada em 30 de julho de 2015, 08:33 horas

 


Resende –  Localizado na área central de Resende, e ponto de passagem para os municípios paulistas de Arapeí, São José do Barreiro e Bananal, o Parque Ipiranga poderá ser contemplado com a instalação de uma academia de ginástica ao ar livre para a terceira idade, além de receber um parque infantil. Essas reivindicações foram feitas no começo deste mês, pelo vereador Tiago Forastieri (PSC), através de indicação aprovada por unanimidade.

O vereador justifica a apresentação desta proposição, salientando que as academias de ginástica ao ar livre “têm despontado como uma política pública de fundamental importância para garantir o bem-estar físico, mental e social das pessoas com mais de 60 anos de idade”.

Ele lembra ainda que o asilo para velhice desamparada responsável pelo atendimento aos idosos da cidade se localiza justamente no Parque Ipiranga. Dessa maneira, no seu entendimento, os cidadãos abrigados por essa instituição também poderiam ser contemplados com os exercícios físicos proporcionados pelos equipamentos de ginástica ao ar livre da academia do bairro.

– A primeira academia de ginástica para a terceira idade em um logradouro público de Resende foi inaugurada em 2009. Depois, vieram as academias de ginástica da Rua das Amendoeiras, na Cidade Alegria, e do Paraíso. Essas três unidades criaram uma alternativa importante de lazer e recreação aos idosos do nosso município. Diante desta constatação, estamos reivindicando a extensão do serviço ao Parque Ipiranga, na certeza de que ele vai poder beneficiar também os idosos residentes em bairros vizinhos, como, por exemplo, o Jardim Brasília, e os próprios internos do Asilo Nicolino Gulhot – destaca o parlamentar.

Tiago Forastieri ressalta ainda os benefícios da prática dos exercícios físicos na terceira idade divulgados pelos especialistas no assunto, entre os quais, a perda da gordura corporal, o aumento da força muscular, a proteção contra doenças virais, o controle do peso, o aumento da auto-confiança, a diminuição dos níveis de ansiedade, o combate à insônia, a prevenção contra a depressão, mais autonomia no dia a dia dos idosos e o aumento da expectativa de vida. Segundo entidades ligadas ao tema, atualmente as academias de ginástica ao ar livre no Brasil contam com a freqüência de 1,8 milhão de idosos.

No que diz respeito ao pedido para a construção de um parque infantil no Parque Ipiranga, o vereador autor da indicação lembra a importância desta iniciativa, visando proporcionar a convivência com outras crianças, “e assegurando ainda o acesso às brincadeiras em espaços abertos e o contato permanente com a natureza”.

Tiago Forastieri lembra que o resgate das antigas brincadeiras infantis tem sido um tema freqüenta nas proposições da atual legislatura da Câmara Municipal de Resende. Recentemente, por exemplo, o plenário aprovou a lei de autoria do vereador, doutor Irâni (PROS), que tornou permanente a Semana Municipal do Brincar, em Resende:

– A nossa indicação em busca de um parque infantil no Parque Ipiranga amplia as ações do poder legislativo dentro dessa proposta. Hoje em dia, é fato que muitas crianças passam mais tempo em ambientes fechados, à frente da televisão ou do computador, de forma que as brincadeiras em espaços públicos e próprios no caso destas atividades precisam ser estimuladas, até mesmo com o objetivo de promover o convívio social delas – concluiu o vereador Tiago Forastieri.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document