Vereador Pedra propõe informatização de cemitério

by Paulo Moreira
Proposta: Pedra quer sistema informando número de sepulturas em cemitério (Foto: CMR)

Proposta: Pedra quer sistema informando número de sepulturas em cemitério (Foto: CMR)

 

Resende –  O Cemitério Municipal do Alto dos Passos, que se localiza entre os bairros Alto dos Passos e Vila Moderna, pode passar a contar com um banco de dados para o registro de sepultamentos e o mapeamento de jazigos. De autoria do vereador Pedra, líder da bancada do PDT na Câmara Municipal de Resende, a proposta foi aprovada de forma unânime pelo plenário do poder legislativo, na sessão de quinta-feira da semana passada, dia 06 de agosto.

Pedra argumenta que o gerenciamento informatizado do cemitério vai permitir à população localizar as sepulturas com mais facilidade. Segundo ele “o número de jazigos existentes no local é muito grande e a sinalização é deficiente, o que causa transtorno aos amigos e entes queridos que vão até lá prestar homenagens póstumas às pessoas falecidas”.

De acordo com ele, até mesmo os funcionários do cemitério têm dificuldade na busca das sepulturas. Isso porque “todo o arquivo ainda é manuscrito e muitos documentos antigos se perderam”. O vereador afirma que a digitalização dos documentos tem baixo custo, diante da agilidade dos serviços que a medida vai representar para a população. Fundado em 1832, o Cemitério Municipal dos Passos tem cerca de oito mil sepulturas.

O vereador afirma ainda que, além de agilizar o atendimento dos visitantes, a medida vai permitir fornecer informações precisas à justiça no caso de jazigos que fazem parte de inventários, por exemplo. O líder da bancada do PDT lembrou também que, em municípios do estado de São Paulo, já existe a cobrança de taxas relativas à manutenção de sepulturas.

Durante a discussão da proposta em plenário, o vereador Olímpio (PC do B) lamentou que em o controle do cemitério ainda seja manuscrito, qualificando o método como “um sistema arcaico em vigor em pleno século 21, que impede a prestação de um serviço mais eficiente à população” . Olímpio defendeu, ainda, que a informatização seja estendida aos cemitérios de Vargem Grande, Fumaça e Engenheiro Passos. Esse mesmo entendimento foi manifestado pelo vereador doutor Irâni (PROS).

A digitalização dos registros de sepultamentos representa um serviço já implantado em várias cidades brasileiras, entre elas Rio de Janeiro, Lins, Botucatu (ambas no estado de São Paulo), Governador Valadares (Minas Gerais), Camboriú, Tijucas (as duas em Santa Catarina), Recife (Pernambuco) e Curitiba (Paraná). Em parte destes municípios, o visitante pode consultar terminais de computador para localizar os jazigos, bastando para tal digitar o sobrenome do morto.

Nestes municípios, com um simples clique ou toque na tela, é possível encontrar informações como data e número de sepultamento, filiação, quadra, via e número do jazigo. Alguns dos sistemas implantados disponibilizam, ainda, um mapa virtual do cemitério, destacando a quadra onde o corpo procurado está enterrado.

You may also like

1 comment

Romildo-tricolor 12 de agosto de 2015, 06:47h - 06:47

Manuscrito ta de brincadeira né …………

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996