sábado, 15 de junho de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Vereador sugere uso de energia solar à Prefeitura de Resende

Vereador sugere uso de energia solar à Prefeitura de Resende

Matéria publicada em 12 de junho de 2019, 22:36 horas

 


Tivo sugere à Prefeitura de Resende uso de energia solar para reduzir contas de luz

Resende – No que depender do vereador Tivo (PP), Resende vai começar a se preparar para o futuro no que diz respeito a energia. Ele é o autor da indicação nº250/2019, que propõe ao governo municipal a instalação de placas solares nos telhados das escolas, creches e Postos de Saúde da Família situados na Região das Barras. A indicação foi aprovada de forma unânime pelos parlamentares presentes e teve cópia enviada para a Prefeitura para estudos de viabilidade.

Para o vereador, a medida é benéfica ao meio ambiente e também é vantajosa do ponto de vista econômico. Tivo argumenta que, embora represente um investimento alto em um primeiro momento, o sistema de energia solar permite uma grande economia a longo prazo. “A economia mensal feita com o uso da energia solar vai, aos poucos, pagando os custos da implantação”, comenta.

A energia solar é considerada uma fonte de energia renovável e inesgotável. Ao contrário dos combustíveis fósseis, o processo de geração de energia elétrica a partir da energia solar não emite dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NOx) e dióxido de carbono (CO2) – todos gases poluentes com efeitos nocivos à saúde humana e que contribuem para o aquecimento global.

Além disso, a energia solar se mostra vantajosa em comparação a outras fontes renováveis, como a hidráulica, pois requer áreas menos extensas do que as necessárias para o funcionamento de hidrelétricas. Vale destacar que o incentivo auso de energia solar no Brasil é justificado pelo potencial do país, que dispõe de grandes áreas com radiação solar incidente e fica próximo à linha do Equador

Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) dão conta de esta é a forma de geração de energia que mais cresce no mundo, e que a China, Japão e Alemanha – mesmo sem a exposição solar privilegiada encontrada no Brasil – são os países que mais investem nessa área. Ainda de acordo com a associação, nos EUA, um em cada 50 postos de trabalho gerados está no segmento de energia solar.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document