Vereadores se comprometem a apoiar turismo

by Paulo Moreira
Compromisso: Vereadores de Resende vão apoiar crescimento do Turismo

Compromisso: Vereadores de Resende vão apoiar crescimento do Turismo

Resende –  Durante uma audiência pública sobre o fomento ao Turismo na Região das Agulhas Negras (formada por Resende, Itatiaia, Quatis e Porto Real), a Câmara Municipal de Resende anunciou o estreitamento das relações com o setor. O encontro – que reuniu autoridades da região e representantes de entidades de classe – foi agendado por iniciativa do vereador Reginaldo Engenheiro Passos (PSB) e aconteceu na última quarta-feira (22/06).
Os parlamentares se comprometeram a participar das reuniões do Conselho Municipal de Turismo, e Reginaldo anunciou que a Casa passará a realizar audiências públicas semestrais visando ao desenvolvimento do setor. O intuito, segundo o vereador, é acompanhar o planejamento feito pela Prefeitura e levantar as necessidades existentes nessa área. “Vivi do Turismo por cerca de 10 anos, trabalhando com os Anjos das Montanhas, e conheço bem a força dessa atividade e sua importância para a economia”, comentou.
Reginaldo destacou a necessidade de criar alternativas econômicas para a Região das Agulhas Negras e apontou o investimento em Turismo como uma opção promissora. “Temos que lembrar de exemplos como o de Detroit, nos Estados Unidos, que entrou em decadência depois que foi abandonada pela indústria automobilística, pois era muito dependente desse tipo de negócio. Resende precisa buscar novos caminhos para não passar pela mesma situação”, alertou.
O secretário municipal de Turismo Raphael Gattás, por sua vez, apresentou ao público os planos da Prefeitura para aquecer o setor, com destaque para a construção do Centro de Atendimento ao Turista na Área de Proteção Ambiental da Serrinha (APA Serrinha). Viabilizado pela liberação de verba federal no valor de R$ 300 mil, o espaço é uma antiga reivindicação dos moradores, e irá englobar a Casa do Artesão – para a exposição e veda de artesanato local.
Entre as outras estratégias da Prefeitura divulgadas por Gattás para o impulsionamento do Turismo estão: a organização de um festival de inverno, a revitalização do Centro Histórico, a implantação de pórticos turísticos na entrada de Resende e em Engenheiro Passos, a construção de um parque urbano de 340 mil m² e a reforma do aeroporto da cidade.
O secretário destacou a importância da integração do turismo entre as cidades que compõem a Região das Agulhas Negras e afirmou que os atrativos de cada município se complementam. “As belezas naturais de Itatiaia, por exemplo, podem ser beneficiadas pela infraestrutura ao turista oferecida por Resende”, comentou.
O presidente da Associação de Hotéis de Resende, Eduardo Lemos, e o representante da Associação Turística e Comercial da Região de Visconde de Mauá – MAUATUR, Carlos Caniato, mencionaram a queda de movimento registrada em função da crise econômica. Caniato afirmou que houve queda de 30% do faturamento em Mauá, enquanto Lemos contou que houve queda de 50% no movimento – atribuída à redução do turismo de negócios – e perda de postos de trabalho.
Também participaram da audiência pública os vereadores Roque Cerqueira (PDT), De Araújo (PMDB), Caio Sampaio (REDE), Tisga (PPS) e Soraia Balieiro (PSB); o secretário municipal de Governo, Élio Junior; o secretário de Turismo de Itatiaia, Alexandre Teixeira; o representante da CCR Nova Dutra, Thiago Rodrigues; a presidente do Parque Estadual Pedra Selada, Adriana Fontes; o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Antônio Abraão; entre outros.
O presidente da Câmara, vereador Roque Cerqueira, aproveitou a ocasião para lembrar que as audiências públicas têm sido recorrentes na Casa. “Esta é a sétima audiência pública do atual mandato, o que mostra o interesse dos vereadores em trabalhar pela cidade e em trazer o povo para as discussões”, observou.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996