sábado, 19 de setembro de 2020 - 06:58 h

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Vice-prefeita de Barra Mansa participa de encontro sobre Saúde e Etnia

Vice-prefeita de Barra Mansa participa de encontro sobre Saúde e Etnia

Matéria publicada em 5 de maio de 2017, 15:10 horas

 


Barra Mansa – A vice-prefeita, Fátima Lima, participou na noite desta quinta-feira, dia 4, do encontro sobre Saúde e Etnia, realizado pelo UBM – Centro Universitário de Barra Mansa. A advogada Maria Conceição dos Santos falou sobre direitos da mulher negra e a professora e psicóloga Mariana Portugal falou sobre atenção à saúde das mulheres negras. O gerente de Promoção da Igualdade Racial do município, Walmiro Fabiano, também esteve presente, além de alunos de diversos cursos do UBM e professores.

Durante as palestras, foram citados dados estatísticos relacionados à mulher. Apesar da população negra representar 54% de da brasileira, a desvantagem das mulheres negras em relação às brancas, em questões como analfabetismo, índice de mortalidade durante o parto, à violência e a ocupação em cargos dentro das maiores empresas do país, ainda é gritante.

A vice-prefeita falou sobre a evolução da questão racial no país, desde a abolição da escravatura até os dias de hoje, destacando que negros e pardos não estão mais onde estavam há alguns anos atrás, enquanto escravos, mas ainda não estão onde deveriam.

“Vimemos num país onde a cor ainda é considerada importante. Temos que trabalhar a exclusão do preconceito ou empoderar os excluídos, para que tenhamos forças para mudar a situação do racismo. Já evoluímos, mas precisamos avançar ainda mais. É uma questão de conscientização que ainda vai levar tempo, mas é possível. Acredito que com mais um pouco de tempo, nossa sociedade vai estar melhor”, disse.

 

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document