segunda-feira, 18 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Plantão da redação / Visconde de Mauá pode ter subprefeitura

Visconde de Mauá pode ter subprefeitura

Matéria publicada em 23 de julho de 2015, 08:15 horas

 


Agilidade: Kiko Besouchet diz que subprefeitura vai facilitar a vida da população de Visconde de Mauá

Agilidade: Kiko Besouchet diz que subprefeitura vai facilitar a vida da população de Visconde de Mauá

 

Resende –  O plenário da Câmara Municipal aprovou recentemente indicação do vereador Kiko Besouchet (PP), através da qual ele está reivindicando a implantação de uma subprefeitura em Visconde de Mauá. A proposta recebeu a aprovação unânime do poder legislativo e agora está sendo analisada pela prefeitura, via Secretaria de Obras do Município.

De acordo com Kiko Besouchet, o objetivo da medida é permitir que Mauá e região recebam melhorias no que diz respeito aos serviços públicos e até mesmo infraestrutura, com mais rapidez, beneficiando dessa maneira não apenas os moradores, mas os turistas que freqüentam essa área turística da cidade. Com dois mil leitos em hotéis e pousadas, no atual período de férias a região está com 70 por cento das vagas disponíveis ocupadas (dias de semana) e 90 por cento (fins de semana).

– Além de agilizar a realização de obras e serviços em Mauá e nas comunidades situadas em suas imediações, a subprefeitura poderá ser usada para guardar as máquinas e os demais equipamentos empregados na melhoria das estradas desta região. A conservação e a manutenção das estradas e equipamentos é também importante no sentido de incrementar o turismo enquanto potencialidade principal da economia desta região – declara o vereador, acrescentando que, atualmente, Visconde de Mauá e comunidades próximas têm seis mil habitantes, cem estabelecimentos de hospedagem e dezenas de restaurantes.

Kiko Besouchet lembra que a implantação de uma subprefeitura em Mauá dará mais comodidade ao dia a dia da população local, uma vez que o acesso a serviços públicos e o contato com a administração municipal é dificultado devido à distância de Visconde de Mauá com a área urbana do Município. A distância é de aproximadamente 40 quilômetros.

A criação de subprefeituras é uma prerrogativa das administrações municipais, as quais devem implantá-las através de leis específicas. No município de São Paulo, por exemplo, existem hoje 32 subprefeituras implantadas por meio de legislações da prefeitura local.

No Brasil, as subprefeituras são divisões administrativas criadas em alguns municípios com a função de descentralizar os serviços oferecidos pela administração municipal à população, em determinadas regiões, ampliando o atendimento ao público e facilitando a solução das demandas regionais.

 

Outras indicações

 

A melhoria dos serviços de prevenção na área da segurança pública foi tema de outras duas indicações do vereador Kiko Besouchet (PP), cuja aprovação ocorreu nesse mês, pela Câmara Municipal de Resende.

Numa das proposições, Kiko Besouchet pede que a Secretaria de Obras providencie a troca das lâmpadas do sistema de iluminação pública do bairro Montese. No primeiro semestre deste ano, o vereador participou de reuniões com os moradores deste bairro para debater ações que diminuíssem os riscos de furtos e roubos nas residências locais:

– Esse movimento por mais segurança no Montese resultou na realização de uma audiência pública promovida pelo poder legislativo, através de um requerimento que propus ao plenário. O requerimento recebeu a aprovação unânime da casa. Além disso, a PM intensificou as rondas na comunidade. Acreditamos que a melhoria no sistema de iluminação vai contribuir muito para inibir a ação de criminosos – entende o vereador.

Para o bairro Jardim do Sol, na região da Fazenda da Barra, Kiko Besouchet está solicitando a instalação de câmeras de monitoramento à Superintendência de Ordem Pública da Prefeitura de Resende. Essa indicação leva a assinatura do vereador Tivo (PP) como signatário. De acordo com Kiki Besouchet, “é preciso aumentar as condições de segurança dos moradores do bairro, principalmente agora, quando a estrada de acesso à comunidade começou a receber as obras de asfaltamento”.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar

    É apenas uma indicação, para se tornar uma realidade ou se irá mesmo ser funcional com todos os recursos necessários irá depender do poder executivo. Com a palava o prefeito Rechuan!

Untitled Document