
Em discussão: Volta Redonda vai avaliar propostas para o Plano de Mobilidade Urbana (Foto: Paulo Dimas)
Volta Redonda – A Prefeitura de Volta Redonda realiza na manhã do próximo sábado (dia 17), no Cine 9 de Abril, a segunda Audiência Pública do Plano Participativo de Mobilidade Urbana. Entre os objetivos principais do encontro estão apresentação da proposta para a formação do Conselho Gestor e do Plano de Trabalho para a elaboração do Plano de Mobilidade de Volta Redonda. O cadastramento dos participantes começa às 8h30 e a audiência terá início às 9h30.
Desta vez, as propostas apresentadas foram elaboradas pelo CMDU (Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano) composto, em sua maioria, por representantes da sociedade civil. “A ideia é que nesta audiência pública a proposta para a formação do Conselho Gestor seja votada e fiquem definidas as representações”, disse o vice-prefeito Carlos Roberto Paiva (PT).
Ele explicou que o grupo agrega novas representações – além das já representadas no CMDU – além de atender exigências da legislação. Estão contempladas operadoras de transporte público como empresas de ônibus e Sindicato de Rodoviários; transportes escolares; taxistas; e transportadoras de cargas. Também foram incluídos os modais: ciclistas e motociclistas; e ainda representante dos deficientes usuários do Transporte Cidadão.
— Estão lá ainda uma cadeira para cada um dos 12 setores geográficos de Volta Redonda; a AAP-VR (Associação de Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda); além de até três representantes da plateia da audiência que não se sintam representados por nenhuma entidade pertencente ao grupo — explicou Paiva.
Detalhando a diversidade na formação do Conselho Gestor, Paiva quer provar a importância da participação da população na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Volta Redonda, que definirá metas para os próximos 20 anos. “Este é um exercício de cidadania. É impossível pensar em mobilidade urbana sem a participação da população. Temos que conhecer os verdadeiros interesses da sociedade para que o plano promova qualidade de vida”.
CMDU
A apresentação das propostas partindo do CMDU e não especificamente do Poder Público também deve aproximar a audiência da população. De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Lincoln Botelho, a composição atual do conselho – são 17 membros da sociedade civil e 15 do poder público, sendo 13 do Executivo e dois do Legislativo – é de 2008. “Foi definida juntamente com o Plano Diretor Participativo de Desenvolvimento Urbano”, explicou Botelho.
— O Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano é um instrumento da população que garante controle social sobre a política urbana. Ele existe para tratar de temas como habitação, saneamento e mobilidade. Então, nada mais natural que elaborar propostas para o Plano de Mobilidade Urbana — afirmou o secretário, que também acha imprescindível o trabalho conjunto entre população e poder público.
Plano de trabalho
Entre os temas a serem discutidos para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana estão os serviços de transporte público e coletivo; a circulação viária; a infraestrutura de mobilidade urbana; a acessibilidade para pessoas com deficiência ou restrição de mobilidade; operação e disciplinamento do transporte de carga na infraestrutura viária; os polos geradores de viagem; as áreas de estacionamento públicas e privadas, gratuitas ou pagas; as áreas e horários de acesso e circulação restrita ou controlada; os mecanismos de financiamento de transporte público coletivo e da infraestrutura de mobilidade urbana; a sistemática de avaliação, revisão e atualização periódica do Plano de Mobilidade Urbana em prazo não superior a dez anos.
18 comments
Porque, falar em mobilidade urbana., sem antes terminar o transtorno da Rodovia do Contorno, uma obra que se arrasta há mais de vinte anos. Chega de politicagem com o dinheiro público. Uma cidade que tem uma infinidade de associações ligado a políticos para gerar votos a estes, mantendo uma máquina pública inchada em cargos comissionados e ineficiente. Sobra problemas e falta responsabilidades das autoridades locais. Em pleno século XXI a cidade ainda possui esgotos a céu aberto, vejam o estado deplorável dos córregos que cortam a cidade, projeto de tratamento do lixo e reflorestamento urbano imperrado perdendo divisas do ICMS Ecológico, calçadas cheias de obstáculos e degraus impedindo acessabilidade de idosos e deficientes, ciclovias destruídas e sem ligações em alças a pontes e viadutos etc… Isto, é um mínimo que muitas cidades brasileiras no porte desta possui e mantem. A incompetência e descaso administrativo de um município que outrora, foi o centro das atenções do Sul Fluminense, tornou-se Volta Redonda uma cidade desorganizada pobre e imunda.
Mobilidade Urbana em VR é sinônimo de Rodovia do Contorno. Sem a Rodovia podem gastar o que quiserem que continuaremos nesse inferno de trânsito no centro da cidade.
Interessante o petista falar em “Este é um exercício de cidadania. É impossível pensar em mobilidade urbana sem a participação da população. Temos que conhecer os verdadeiros interesses da sociedade para que o plano promova qualidade de vida”.
Antes ele queria enfiar goela abaixo da população, não fosse o MPF acabar com a festa.
Solução barata, viável e de importância urbanística : construir um estacionamento sobre a linha férrea em frente ao edifício redondo. Esse mega estacionamento municipal comportaria todos os carros estacionados ao longo da Amaral Peixoto e Paulo Frontin. Retirando os carros estacionados nessas avenidas seria possível implantar ciclovias e uma faixa exclusiva para os ônibus.Volta Redonda tem 60 milhões para a mobilidade e não é justo o Neto gastar com viadutos que é uma solução paliativa
Bicicleta, Bicicleta, Bicicleta, Bicicleta, Bicicleta, Bicicleta, Bicicleta, Bicicleta, Bicicleta, Bicicleta, Bicicleta…
Ônibus velhos e sujos, cujos motoristas na sua maioria, estão sempre mal humorados e desrespeitando as regras de trânsito. Ruas esburacadas (até a Av. Amaral Peixoto, que foi recentemente repavimentada tem 5 ou mais buracos de tampas de caixas de visita desniveladas, a cada 100 metros), milhares de caminhões com cargas pesadas e perigosas cruzando a cidade, por conta da malfadada “roubovia” do transtorno que jamais ficará pronta. Tarifas de ônibus tão caras, que economicamente fica mais barato andar de carro. Junte tudo isso e tente convencer as pessoas a andarem de ônibus.
Nunca sobrará dinheiro para tratar a população com o respeito que merecemos. Mas, salários astronômicos para vereadores, salário para vice prefeito (aliás, ainda precisamos de vice prefeito remunerado?). Para isso sempre haverá verbas……………….Até quando?
Mobilidade Urbana com estes Ônibus que desanima deixar um carro em casa e faz o trânsito de veículos ser o que é…e que ao contrário de um metrô ou trem suburbano, ou um “BRT” isto NÃO É TRANSPORTE DE MASSA! Velhos, calorentos, apertados, sujos que sacodem pra c****** e que muitas vezes não respeitam horários e em consequência a população que existe aí nesta cidade??? Além de tudo isso o monopólio das empresas em boa parte da cidade fora que “O HONESTO E COMPETENTE PREFEITO” e os mais entendidos já perceberam que é ele contra a lei e a determinação do MP e parte da a Justiça honesta, que determina uma licitação pública do transporte…entre outros. AHAHAHAHAHA faz me rir!
concordo com que ja foi lido .volta redonda e uma cidade que tem muitos estacionamento. veja so a rua dois no conforto.totalmente ociosa .retiro muito estacionamento.so com isso poderia fazer uma seletiva,do retiro ate o terminal na ponte alta. E so acabar com um lado do estaciomento.uma faixa direta com onibus de qualidade . fazer ciclovias.criar alternativas de transito em certos horario de pico.acabando um pouco do estacionamento virao com certeza faremos uma mobilidade melhor.eu quero uma volta redonda muito melhor com padres de cidade grande e de um povo hospitaleiro.
parabens ao vereador baltazar…ele convocou a sociedade para primeira audiencia sobre mobilidade e determinou a realizacao destas outras audiencias…sem ele o neto ja teria desviado boa parte dos 60 milhoes emprestados para mobilidade. ta reconquistando minha confianca este vereador. nao votei nele mas me representa .
Essa é uma exigência do MPF/VR.
Deixe para janeiro/16 para fazer campanha para o seu vereador. A ladainha é a mesma de outros assessores em tempos de propaganda eleitoral.
A cidade tem mais de 110 mil veículos (enfileirados são mais de 300 Km). O Neto atingiu o extremo de canibalizar uma praça próxima ao estádio para criar uma rua e para aumentar a área de estacionamento. Não é obrigação do poder público destinar área pública para uma pessoa guardar um bem particular (carro). O projeto de mobilidade do Neto (ex-presidente do Detran) é priorizar os carros, é construir viaduto, e enxugar gelo ao invés de implantar a rede cicloviária, o ônibus com conceito de metro de superfície com poucas paradas e muita agilidade permitindo os usuários deixarem as bicicletas nos terminais de embarque ou mesmo embarcar com a bicicleta no caso das bicicletas dobráveis. O RJ tem um projeto de sucesso com bicicletas de alugar onde a prefeitura simplesmente através de concessão permitiu a um banco instalar centenas de bicicletas para alugar com um custo de implantação zero para a prefeitura.
Quando eu morava em VR tinha um gênio do transporte urbano. Era um tal de “Barenco” algo assim. Cadê este cara? Ele tem a solução! Ou será que ele está no MIT ou outra instituição ponta de lança mundo afora?
Uma vez eu contei quantas placas proibindo o uso de bicicletas em VR. Acho que foram umas 17 placas! Mais ou menos pouco importa! VR é a cidade inimiga da bicicleta. A “ciclovia” da Beira Rio é uma pista de bici-cross…
Desejo sucesso a este Conselho… e um milagre também… a imobilidade nesta cidade transcende o transito e chega até as mentes de muitos…
Fui…
ainda é o Barenco …
amigo esta época que você fala era um engenheiro muito competente que fazia as mudanças para melhorar o trânsito da mossa cidade, porem o mesmo passou num concussor e saiu.
Chega de tapar o sol com a peneira! Ônibus não é transporte de massa, seja com BRT, BRS ou faixa seletiva. Transporte de massa se faz sobre trilhos (e quando possível, também por meio aquático). Volta Redonda tem a chance de inovar e mostrar ao Brasil o que cidades de médio porte no mundo inteiro já fazem: Instalar o tramway, aqui no Brasil conhecido como VLT. Quem deve receber tratamento prioritário do poder público, a indústria automotiva ou o cidadão que sofre assando nos engarrafamentos e é tratado como mercadoria nos caminhões travestidos de ônibus? Vamos pensar grande!
Você é um piadista. Nem o Rio de Janeiro cidade maravilhosa tem VLT e por sorte que conquistou os jogos olímpicos o VLT esta sendo construído no centro a um custo de mais de 1.5 bilhões. Isso não é viável para uma cidadezinha do interior. O mais lógico é acabar com o estacionamento em via pública e implantar as ciclovias e um sistema de ônibus com faixa exclusiva com paradas como um ônibus-metro.
Falar em mobilidade urbana … Temos que falar primeiramente na Rodovia do Contorno….. O que o Prefeito tem a falar sobre o assunto que tanto explorou nos palanques ao lado do Pezão…
Rodovia do contorno… A pergunta que não quer calar!
Por que o vice prefeito comanda essas discussões sobre mobilidade? Se ele não tem nenhum outro cargo, como vice ele não tem autoridade nenhuma. Vice não é nada. Ou está fazendo marketing político para o futuro? É preocupante, pois ele promove aquele tal projeto do “Arco das Centralidades”, ou coisa parecida, que só resolve metade dos problemas de Volta Redonda e assim mesmo grande parte visando o automóvel, sobrando pouco para os demais meios de transporte.
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