sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Volta Redonda integra assistência social, saúde e segurança

Volta Redonda integra assistência social, saúde e segurança

Matéria publicada em 18 de novembro de 2019, 22:51 horas

 


Reunião entre representantes de secretarias municipais e autarquias iniciou maior aproximação para melhorar atendimento à pessoa em situação de rua

Equipes de diversas secretarias se reúnem para tratar da questão das pessoas em situação de rua
(Foto: Geraldo Gonçalves. / Secom VR)

Volta Redonda – A assistência às pessoas em situação de rua em Volta Redonda foi tema de uma reunião na manhã desta segunda-feira, dia 18, na sede da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), no bairro Nossa Senhora das Graças. Com a presença do secretário da pasta, Ailton da Silva Carvalho, e de representantes das secretarias de Saúde (SMS), de Segurança Pública (Sesp) e da Guarda Municipal (GMVR), o encontro é o primeiro a ser realizado, com o objetivo de reforçar a integração entre as áreas.

— Estamos somando forças para oferecer um melhor atendimento às pessoas em situação de rua. Já contamos com uma estrutura que prioriza o acolhimento e a humanização, mas é importante integrar ainda mais os serviços oferecidos pela prefeitura — afirmou o prefeito Samuca Silva.

Pela Smac, participaram da reunião equipes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e da abordagem de rua. Da Saúde estiveram presentes representantes do Centro de Atenção Psicossocial álcool e outras drogas (CAPSAD), além de guardas municipais e de representantes da Sesp. O secretário de Ação Comunitária, Ailton da Silva, destacou a aproximação entre as áreas.

— É essencial para que possamos entender os objetivos específicos de cada um e o que a gente pode, enquanto equipe, colaborar no atendimento à pessoa em situação de rua. Além disso, podemos entender quais são as intervenções que cada um executa e onde podemos nos aproximar — afirmou Ailton, citando que o objetivo é que sejam realizados encontros mensais com as equipes.

 

Município oferece atendimento especializado

 

Volta Redonda oferece assistência especializada para a população em situação de rua. Os atendimentos são ofertados por meio do Centro POP, que proporciona às pessoas em situação de rua o acesso à alimentação, higiene pessoal, provisão de documentação civil, atendimento psicossocial e, quando necessário, encaminhamentos para a rede de serviços socioassistenciais e demais políticas públicas.

Também são oferecidos na cidade o Serviço de Atendimento ao Migrante que, após o atendimento no Centro POP, oferta a concessão de passagem rodoviária para aos usuários em trânsito; o Serviço de Acolhimento Institucional Abrigo Municipal Seu Nadim, um espaço de acolhimento provisório para adultos munícipes em situação de rua, encaminhados pelo Centro POP, com o objetivo de resgatar os vínculos familiares, sociais e comunitários, assegurando a autonomia.

A cidade conta ainda com o Projeto Superação que, por meio de atividades laborativas e oficinas socioeducativas, visa intensificar as ações prestadas às pessoas em situação de rua, propiciando acompanhamento nas áreas social, de saúde, lazer, cultura, além de proporcionar acesso à renda e autonomia financeira.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar

    Volta Redonda se tornou uma imensa casa ao seu aberto devido ao descaso do Prefake PINÓQUIO e sua desastrosa administração.
    Pessoas, idosos e deficientes, são agredidos por “moradores de rua” que muitas vezes são criminosos sem nenhuma fiscalização.
    VERGONHA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document