Volta Redonda pode ganhar impostômetro em breve

by Paulo Moreira

Volta Redonda – A Câmara Municipal de Volta Redonda aprovou, em regime de urgência e preferência, o projeto de lei do vereador Rodrigo Furtado (PTC) que prevê a implantação do “impostômetro”, que consiste na divulgação de arrecadações cumulativas, em tempo real, dos tributos municipais, incluindo multas, taxas diversas, valores oriundos do parquímetro, entre outros, além das transferências obrigatórias de impostos promovidas pelo Estado e pela União. As informações estarão disponíveis em painéis eletrônicos fixados em alguns pontos da cidade, como Aterrado e Vila Santa Cecília.

O PL tramitava na Câmara desde janeiro, sendo uma das primeiras proposições apresentadas por Furtado em seu mandato.

Por sua vez, o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva (PV), anunciou esta semana que pretende extinguir qualquer tipo de sigilo sobre as informações municipais, criando o que foi chamado pelo governo de Transparência Ativa. Para Rodrigo, a proposição de sua autoria caminha junto aos atuais objetivos do governo municipal, fato que o deixa confiante sobre a sanção por parte do Executivo.

– O projeto foi proposto para aplicar o princípio da transparência e eficiência da gestão pública da cidade e de todos os seus contribuintes, e pode também ser usado como forma do Executivo e do Legislativo municipal esclarecer a população sobre a arrecadação e os gastos públicos, além de fonte de fiscalização dos recursos empregados. Nossa intenção é de apresentar para a população voltarredondense o quanto de impostos é arrecadado na cidade, para que os cidadãos saibam quanto dinheiro está disponível nos cofres da prefeitura para a execução de ações diversas – frisou.

Segundo Rodrigo, o projeto do impostômetro visa fornecer clareza de dados à população, criando transparência às arrecadações e aos gastos com dinheiro público. Assim, o vereador adiantou que a participação popular será ativa junto às ações tomadas pelo governo municipal, abrindo diversas caixas pretas, como por exemplo, a arrecadação com multas e parquímetro.

– Quem não gostaria de saber para onde vão os impostos arrecadados? Esta iniciativa é fundamental para o crescimento de uma cidade. Acredito que a transparência possa colaborar para que os vereadores fiscalizem com mais eficiência o Poder Público, gerando resultados positivos – concluiu.

You may also like

5 comments

gilberto 26 de abril de 2017, 12:57h - 12:57

SEGUNDO UMA NOTÍCIA VINCULADA HA UMA SEMANA, CERCA DE 500 EMPRESAS, ISSO, 500 EMPRESAS, DEVEM MAIS DE 600 BILHÕES. SIM AI VEM UNS OUTROS DIZEREM Q O GOVERNO É Q NÃO COBRA, Q A FISCALIZAÇÃO É FALHA, ÃQUELA BALELA DE SEMPRE…

JUSTO 26 de abril de 2017, 11:34h - 11:34

E O QUE QUE VAMOS FAZER COM ESSE IMPOSTÔMETRO???? ME RESPONDAM.

Rodinei Barbosa 25 de abril de 2017, 22:54h - 22:54

Parabéns Vereador Rodrigo Furtado!
Agora todos poderão ver aonde os tributos estão sendo destinados.
Transparência!!!

Adenilson 25 de abril de 2017, 22:20h - 22:20

Muita gente está confundindo o impostômetro como um simples painel digital como é por exemplo na FIESP em São Paulo. Aqui terá sim esse painel mas a lei é muito mais abrangente. Será divulgado no site da Prefeitura e da Câmara toda a arrecadação do município vindas do governo federal, estadual e autarquias. Mas do que a arrecadação, estará disponível on line todas as despesas o que dará certamente uma transparência nunca antes feita.

Macunaíma 25 de abril de 2017, 22:01h - 22:01

Bota o SONEGÔMETRO ao lado…

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996