sexta-feira, 22 de março de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Volta Redonda poderá ter Polo Metalmecânico e Tecnológico

Volta Redonda poderá ter Polo Metalmecânico e Tecnológico

Matéria publicada em 11 de janeiro de 2019, 23:03 horas

 


Prefeitura e PQTEC Rio Sul planejam atrair empresas de inovação e tecnologia para se juntarem às de siderurgia em área do município

Samuca conversa sobre a possibilidade de um polo tecnológico na cidade

Volta Redonda – O prefeito Samuca Silva, acompanhado de secretários, recebeu em seu gabinete na manhã desta segunda-feira, dia 7, representantes da associação de pesquisadores Parque Tecnológico do Sul Fluminense (PqTec-RioSul). O objetivo do encontro foi conversar sobre os passos para a construção de um sistema voltado ao incentivo à tecnologia e inovação no município, gerando mais empregos e mantendo a mão de obra qualificada que a cidade gera.

Representando o PQTEC Rio Sul, o professor Alexandre Habibe explicou os passos envolvem a construção de um conselho, a adequação da legislação já existente às diretrizes nacionais.

“A partir daí, vamos debater sobre futuros convênios e sobre a criação de uma célula, além de designar um espaço para a instalação de futuras empresas na área de tecnologia e inovação”, afirmou o professor.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães, citou a área onde será instalado o Polo Metalmecânico, com acesso pela Rodovia dos Metalúrgicos, como um espaço para inclusão de futuras empresas na área de tecnologia e inovação.

“Vamos juntar as duas ideias. Passa a ser um Polo Metalmecânico e Tecnológico. Vai ser criada toda uma estrutura. Já temos lei que criou o Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia, o fundo também criado e, a partir daqui, adequar isso a leis de incentivo que possam estimular a vinda de empresas para esse setor”, comentou Joselito Magalhães.

O prefeito Samuca Silva considerou positiva a iniciativa e afirmou que a ideia é integrar ao sistema que está sendo criado, a EPD-VR (Empresa de Processamentos de Dados de Volta Redonda) com função operacional, e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet) como parte estratégica.

“Queremos criar um ambiente para que possamos desenvolver esse setor, aproveitando todo o potencial acadêmico e a indústria da nossa cidade, da nossa região. Já temos projetos em andamento, como o Cidades Inteligentes, o Cerca Inteligente, em parceria com a Uff e voltado para a segurança, e o Museu de Inovação e Tecnologia, o qual já conseguimos o recurso e terá um acervo de 500 equipamentos”, explicou o prefeito.

Além da área para a instalação das empresas, Samuca Silva citou a possibilidade de integrar as ações e atividades desse grupo que está sendo formado ao CQP (Centro de Qualificação Profissional Aristides de Souza Moreira), da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda).

Uma nova reunião foi agendada com os participantes para o mês de fevereiro, com o objetivo de avaliar o andamento das ações e programar os próximos passos.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

7 comentários

  1. Avatar

    Quero muito ver esse museu de tecnologia pronto. Será um diferencial positivo para a cidade e toda a região e ajudará no desenvolvimento do turismo.

  2. Avatar

    Se tudo der certo daqui a trinta anos Volta Redonda estará para o Estado do Rio de Janeiro assim como São José dos Campos está para o Estado de São Paulo, ou seja, na vanguarda da pesquisa tecnológica do Estado do Rio!

  3. Avatar

    Gostaria de ouvir o posicionamento do projeto Lider .
    Não pensam na região ?

  4. Avatar

    E as empresas automobilísticas que o Pezão veio aqui divulgar que se instalariam aqui na região? O distrito industrial ao longo da rodovia do contorno? O parque ecológico em parceria com a CSN no aeroclube? Só para não esquecermos, senão parece factoide…

  5. Avatar

    Maravilhoso !!! um dos fortes motivos que votei no Samuca foi exatamente a pauta sobre o setor de indústrias de alta tecnologia e todo o setor “verde” que ele sempre defendeu e citou em sua campanha !!! Parabens mais uma vez!

  6. Avatar

    Prefake PINÓQUIO entegando o sistema de saude de Vilta Redonda a OS que está destruindo a rese de proteçai e saude da população em nome do lucro empresarial.

    Mais uma demonstração desse desastre administrativo que privilegia os emoresarios tanto de dentro como de fora do município

Untitled Document