Volta Redonda promove conferência de assistência social na próxima semana

by Diário do Vale
Samuca: ‘Esse é mais um meio que temos para ouvir a população’(Foto: Arquivo)

Samuca: ‘Esse é mais um meio que temos para ouvir a população’
(Foto: Arquivo)

Volta Redonda- A Conferência da Assistência Social de Volta Redonda será realizada no próximo dia 27 (quinta-feira), de 8h às 17h, no auditório do Centro Universitário Geraldo Di Biase. O evento é fundamental na construção e no aprimoramento dos serviços da política de assistência social no município. O objetivo é conferir a política de assistência social que tem sido executada no município. Para a população é uma oportunidade para conhecer os serviços oferecidos e discutir as demandas trazidas pelos usuários, bem como as dificuldades por eles apresentadas para acessar os serviços.
“Também é uma oportunidade para avançar na discussão e entender como funciona a política de assistência social e quais são os seus objetivos. Por isso é imprescindível a participação de todos os usuários dos serviços da pasta e de toda a rede socioassistencial”, afirmou o secretário municipal de Ação Comunitária e vice-prefeito, Maycon Abrantes (PV).
O tema deste ano, ‘Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS’ foi dividido em quatro eixos temáticos: Eixo 1 – A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; Eixo 2 – Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no Suas; Eixo 3 – Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais; e Eixo 4 – A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
“Estes eixos abordam questões variadas da política de assistência social, considerando as especificidades do cenário político atual, de modo a promover amplo debate sobre os direitos socioassistenciais e mecanismos para garanti-los”, explicou Maycon.
O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva (Podemos), reforçou que a população precisa e deve participar da conferência. “Esse é mais um meio que temos para ouvir a população. Esta é a proposta deste governo: aproximar o diálogo e construir junto com a população uma política de referência”, completou.
As orientações temáticas, chamadas de eixos, serão as norteadoras do debate, em que participam os usuários dos serviços, entidades de assistência social, PSF, membro das escolas, associações de moradores e trabalhadores do SUAS.
Este ano, pela primeira vez, foram realizadas sete pré-conferências em regionais, atingindo um público muito maior. “Tivemos a preocupação de realizar as pré-conferências municipais de Assistência Social, que foi uma etapa preparatória para a Conferência Municipal, de maneira descentralizada, garantindo a participação do maior número possível dos nossos usuários. Foi a primeira vez que se fez desta forma no município e o resultado foi muito expressivo. Geralmente, as Pré-Conferências eram centralizadas em um único local, num único dia”, afirmou Maycon.
A conferência é aberta a toda a população que queira conhecer de perto as políticas de assistência social do município e também participar, oferecendo sugestões para a melhoria dos serviços. É necessário estar inscrito para poder participar da Conferência. As inscrições foram realizadas nas pré-conferências, mas também serão realizadas no dia, conforme vagas disponíveis.

Você também pode gostar

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99974-0101 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996