Volta Redonda será polo do PlanificaSUS na Região do Médio Paraíba

by Paulo Moreira

Termo de compromisso do PlanificaSUS foi assinado nesta segunda
(Foto: Evandro Freitas – Secom VR)

Volta Redonda – Profissionais da atenção primária Região do Médio Paraíba participam, nesta segunda, dia 8, da oficina do PlanificaSUS, cujo Termo de Compromisso foi assinado hoje pela manhã, na Universidade Federal Fluminense (UFF). A capacitação dos profissionais continua nessa terça-feira, dia 9.
A planificação é um instrumento de gestão e organização da Atenção Primária à Saúde e da Atenção Ambulatorial Especializada nas Redes de Atenção à Saúde proposto pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e é executado pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein.
O projeto piloto na Região do Médio Paraíba, que terá como cidade polo Volta Redonda, tem a finalidade de fazer um desenho da rede de atenção a saúde, que visa melhorar o acesso da população aos serviços e assim trabalhar para alcançar melhores indicadores de saúde da população, além de fortalecer a articulação com todos os municípios.
A implantação do projeto é a oportunidade que o Estado do Rio e a Região do Médio Paraíba têm de envolver todos os municípios, por meio do gestor e profissionais, para o fortalecimento da Rede de Atenção as doenças crônicas, com ênfase principalmente a Hipertensão e Diabetes, que são as principais doenças crônicas que mais impactam a mortalidade da população.
O prefeito Samuca Silva enfatizou a importância do projeto para a Saúde da cidade e Região do Médio Paraíba. “É muito bom começar a semana buscando melhorias da saúde para a população. Nossa cidade vem passando por uma transformação profunda. Nós investimos 37% em saúde, lembrando que a constituição diz que a obrigação do município é 15%. Não podemos esquecer também do investimento na valorização dos profissionais, onde estamos substituindo os RPAs por cargos comissionados. Esse era um problema crônico que durava mais de vinte anos. E agora vamos implantar o PlanificaSUS, essa ferramenta que irá contribuir, ainda mais, para alcançarmos a excelência em saúde no nosso município”, disse o prefeito Samuca Silva.
O secretário municipal de Saúde Alfredo Peixoto destacou que essa é uma excelente oportunidade de aprimoramento e gestão em Saúde. “É uma satisfação para Volta Redonda sediar a abertura do lançamento do PlanificaSUS. Aqui temos cem por cento de cobertura na Atenção Básica, 46 unidades de saúde, cinco Núcleos de Apoio à Saúde da Família, entre outros. Somos um município que investe em saúde. Abrimos outro hospital e vamos iniciar as atividades de mais um até o final do ano. Além disso, já inauguramos três Unidades Básicas de Saúde. Fazemos um investimento na Atenção Básica, mas também nos preocupamos com a Média e Alta Complexidade. Hoje já disponibilizamos uma ótima rede de saúde para a nossa população, mas queremos atingir a excelência. Com a implantação do PlanificaSUS temos certeza que isso será alcançado”, disse o secretário.
O PlanificaSUS prevê toda a reestruturação do modelo de atenção, trabalhando a hierarquização do SUS, a regionalização. É um novo modelo de gestão de forma que melhore o cuidado do paciente, o acesso dele as diversas unidades, com a entrada pela atenção primária e todo desenho de rede, como a atenção especializada já feita para que ele tenha um melhor cuidado a saúde e com isso melhoramos nossos indicadores.

 

You may also like

2 comments

Ricardo Malesch 9 de julho de 2019, 14:31h - 14:31

Assim é que se trabalha

Parabéns secretário e Prefeito Samuca Silva

Avançando sempre, com diálogo

VAI VENDO 9 de julho de 2019, 17:46h - 17:46

Não acredite em tudo que o seu prefeito diz.

O Hospital Sta Margarida foi promessa para inaugurar em dezembro de 2018. Essa só os samukets acreditaram.

Outra: agora ele diz que “Nós investimos 37% em saúde…” Imagino que esse investimento todo foi no ano de 2018. Vamos aguardar o TCE em julho de 2020.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996