quarta-feira, 21 de novembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Adolescentes de Quatis já podem fazer inscrições para curso da Fundação CSN

Adolescentes de Quatis já podem fazer inscrições para curso da Fundação CSN

Matéria publicada em 22 de outubro de 2018, 10:35 horas

 


Jovens de Quatis já podem se inscrever em curso de qualificação da CSN. (crédito Divulgação)

Quatis – Adolescentes e jovens moradores de Quatis interessados em participar do curso de qualificação profissional sobre hotelaria e serviços poderão fazer as suas inscrições até o dia 14 de novembro. As matrículas podem ser feitas em uma das duas unidades do CRAS do Município (Centro de Referência de Assistência Social).

As inscrições voltadas ao processo que vai selecionar os alunos das duas turmas do curso se destinam aos adolescentes e jovens de 16 a 29 anos. Ao todo, o curso vai atender 88 estudantes das cidades de Quatis, Volta Redonda, Barra Mansa, Resende, Barra do Piraí, Pinheiral e Porto Real. Deste total de vagas, cinco foram reservadas para Quatis. O curso está sendo oferecido pela Fundação CSN em parceria com as prefeituras da região.

Entre os critérios que garantem as inscrições no processo seletivo está a participação dos adolescentes e jovens em alguns dos programas sociais disponibilizados pela Prefeitura de Quatis, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Município. Além disso, o candidato precisa ter concluído o ensino fundamental em alguma escola da rede pública de ensino. As inscrições poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, de 8h30m às 17 horas. As unidades do CRAS da cidade se localizam nos bairros Jardim Independência (Rua Capitão Aprígio Barbosa Lima 176) e Centro (Avenida Euclides Guimarães Cotia 78, ao lado da Loja Arte Móveis).

Uma vez aprovados no processo seletivo, cuja prova será realizada no dia 24 de novembro, na Escola Técnica Pandiá Calógeras, no bairro Sessenta, em Volta Redonda, os alunos vão iniciar os estudos em fevereiro do próximo ano. Além da participação gratuita nas aulas, eles vão receber transporte, lanche e uniforme. O curso vai ser dividido nos seguintes módulos: reserva e recepção, cozinha, eventos, governança, garçom, manutenção, atendimento ao cliente, higiene e manipulação de alimentos, direitos e devedores do trabalhador, empreendedorismo e trabalho seguro.

Para a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura de Quatis, Rosana de Almeida, o curso de hotelaria e serviços disponibilizado anualmente pela Fundação CSN para jovens e adolescentes de Quatis e das outras cidades do sul fluminense “se constitui numa ferramenta de fundamental importância à capacitação destes dois segmentos da população, principalmente no caso daqueles que estão em busca do primeiro emprego”. Ela frisou que “a qualificação representa atualmente uma das credenciais mais solicitadas na hora do preenchimento das vagas no mercado de trabalho”.

– Ao mesmo tempo em que garante um espaço voltado à capacitação profissional, a realização destes cursos amplia ainda mais as alternativas voltadas à inclusão social dos nossos jovens e adolescentes. A inclusão social e a preparação para o mercado de trabalho são dois caminhos primordiais na formação de cidadãos de bem, motivo pelo qual fazemos este chamado aos que participam de algum programa social da Prefeitura de Quatis no sentido de que não deixem de tentar uma vaga nestes cursos oferecidos pela Fundação CSN – disse a secretária.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document