Asilos da região se preparam para iniciar a vacinação contra Covid-19

by Diário do Vale

Asilo em Valença vacinará um total de 105 pessoas, sendo 72 idosos, 29 funcionários e três irmãs da Casa São Vicente – Foto: Divulgação.

Valença, Volta Redonda e Barra Mansa- Com a chegada das vacinas no sul do estado, a direção e os funcionários dos asilos da região já estão se preparando para receberem as doses das vacinas destinadas aos seus funcionários e idosos atendidos.

De acordo com a Irmã Ruth Inês Giusti, vice-presidente, enfermeira e responsável pelos idosos do asilo Casa São Vicente de Paulo, em Valença, a vacinação só ocorrerá na manhã da próxima segunda feira, dia 25.

Segundo a Irmã Ruth, estão previstos para serem vacinados um total de 105 pessoas do asilo, sendo 72 idosos, 29 funcionários e três irmãs da Casa São Vicente.

A irmã Ruth afirmou que do total de 78 idosos que foram confirmados com Covid-19 no asilo, seis vieram a óbito e três ainda permanecem hospitalizados, o restante estão todos bem e já saíram daquela crise”, destacou.

A responsável pelos idosos ressaltou que todos os funcionários, irmãs e idosos do asilo estão muito contentes, ansiosos e confiantes com a possibilidade de serem imunizados pela vacina.

– A listagem com a relação de todos os funcionários e idosos já foi encaminhada para a secretaria de saúde e agora só estamos aguardando a realização da vacinação na próxima segunda, dia 25 – concluiu.

Volta Redonda

No asilo Lar dos Velhinhos de Volta Redonda, localizado no bairro Monte Castelo, a funcionária Raquel Tavares, enfermeira responsável pela instituição, explicou que a vacinação estava confirmada para hoje, mas a secretaria de saúde entrou em contato ontem com o asilo e cancelou, ficando de agendar uma nova data.

Segundo a enfermeira, serão vacinados um total de 65 idosos e 50 funcionários do asilo, onde todos estão empenhados em tomar a vacina a quanto antes.

A enfermeira ressaltou que dois casos de covid-19 foram confirmados no asilo, sendo um hospitalizado e um já saiu do isolamento.

“O asilo não registrou nenhum óbito até o momento, e estamos seguindo todos os protocolos da secretaria de saúde desde o início”, disse.

No asilo Dom Bosco, localizado no bairro Dom Bosco, a secretária administrativa Viviane Floriano, confirmou que a vacinação ocorrerá na manhã desta quarta-feira, dia 20.

Segundo a funcionária do asilo, a previsão é de serem vacinados 18 idosos e 37 funcionários, entre auxiliar administrativo, enfermeiros, cuidadores, técnicos de enfermagem, cozinha, médico e fisioterapeuta.

“No ano passado tivemos 12 casos conformados por Covid-19 no asilo, onde um óbito foi registrado. Entre os funcionários, a metade deles testaram positivo para a doença”, confirmou.

A vacinação na instituição para idosos Lar Vovô Ziemer, no bairro Roma II, estava programada para esta quarta-feira, mas foi cancelada.

Segundo o enfermeiro Evandro Henrique Afonso, responsável técnico pelo asilo, um total de 30 idosos e 26 funcionários estão confirmados para serem vacinados assim que a secretaria de saúde definir uma nova data.

“No momento o asilo não registrou nenhum caso confirmado por Covid-19 entre os idosos, mas infelizmente alguns funcionários tiveram a testagem positiva para a doença, acredito que pelo fato de trabalharem em outras instituições, mas todos foram afastados e já retornaram as atividades”, lembrou.

Barra Mansa

Em Barra Mansa, o responsável pelo Lar dos Velhinhos São Vicente, no bairro Vista Alegre, confirmou que a vacinação ocorrerá nesta quarta-feira.

Segundo o presidente da instituição, Alexandre Brante, a secretaria de saúde de Barra Mansa realizará vacinação nos 30 idosos do asilo e nos 10 funcionários da área de saúde, como os técnicos de enfermagem, cuidadores e nutricionistas.

“Todos os idosos estão muitos ansiosos e estamos aguardando as vacinas para finalizarmos este problema. O asilo já teve 11 casos confirmados, mas todos assintomáticos, com exceção de um caso mais grave, mas nenhum óbito foi registrado. Entre os funcionários, foram seis casos confirmados no ano passado, mas todos já retornaram as atividades” ressaltou.

No asilo Sabedoria e Fraternidade Lígia de Moraes Sampaio, localizado na Rua Ari Fontinelli, em Barra Mansa, a vacinação está prevista para ocorrer às 13h desta quarta-feira, onde serão vacinados contra a Covid-19 um total de 57 idosos e 24 funcionários da área de saúde.

Segundo o presidente do asilo, que preferiu não se identificar, além dos 57 idosos, serão imunizados sete técnicos de enfermagem, um médico, uma nutricionista, uma fisioterapeuta, uma enfermeira e 13 cuidadoras.

– Infelizmente não foram incluídas as cozinheiras, os funcionários da limpeza e da lavanderia, além da assistente social, mas por uma determinação da justiça todos esses funcionários, totalizando 12 pessoas, terão que ser vacinados juntamente com o pessoal da saúde, pois como eles, também  tem contato com os idosos. No caso da assistente social, ela tem contato direto com os familiares dos idosos e também vai ser vacinada – destacou o presidente.

Segundo o presidente da instituição, o asilo chegou a criar uma casa de isolamento no bairro Siderlândia e emprestado pelo Vicentinos, onde os casos confirmados eram tratados. “Um total de 25 idosos foram encaminhados para o local, sendo que dois óbitos foram confirmados”, informou.

 

You may also like

3 comments

Leitor 20 de janeiro de 2021, 22:25h - 22:25

Solange couto foi vacinada com 64 anos por estar morando temporariamente na casa dos artistas.

Achei wue foi errado.

Muita gente com 80 não viu nem o cheiro.

Teve um prefeito que se vacinou com 46 anos e deu desculpa que era para estimular.

E assim tem outros muitos casos.

Lamentável

Luiz 20 de janeiro de 2021, 17:43h - 17:43

É muito estranho a secretária de saúde cancelar e ficar de marcar nova data. Se em todas as cidades estão com pressa de vacinar os idosos. Isso tá parecendo que tem treta. Sei não.

Ivone Custódio 20 de janeiro de 2021, 14:12h - 14:12

Boa tarde! E quando será a vacinação no Asilo em Santa Rita do Zarur?

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996