Barra do Piraí – Com 17 anos de experiência na Polícia Civil, o candidato a prefeito Delegado Antônio Furtado, afirmou nesta quinta-feira (29) que, se eleito, irá transformar a cidade de Barra do Piraí na mais segura do estado. Para isso, aponta como prioridade a criação da ‘Cidade da Segurança’, projeto que integra tecnologia e colaboração entre diversos órgãos de segurança. Além disso, será implantado o Projeto ‘Olho Vivo’, que utiliza inteligência artificial para monitoramento e identificação de criminosos.
O candidato destacou que a segurança pública se constrói através de dois pilares: a integração entre todos os órgãos de segurança e o uso de tecnologia. “Criamos um projeto pioneiro que marcará a história do nosso estado: a ‘Cidade da Segurança’, diz ele. Essa iniciativa será implantada no Bairro Matadouro, em um terreno municipal próximo à 88ª Delegacia de Polícia.
O espaço, de acordo com Furtado, abrigará uma moderna sede da Guarda Municipal e contará com postos avançados do ICCE e do IML para perícias. “Assim, os barrenses que sofrerem agressões não precisarão mais se deslocar até Volta Redonda, evitando despesas, gasto de tempo e usufruindo de maior agilidade no trabalho policial,” ressaltou.
A Cidade da Segurança também incluirá uma sede da Defesa Civil, postos avançados da PM e do Corpo de Bombeiros, além da nova sede do Conselho Tutelar. “Todos os órgãos de segurança pública estarão integrados,” destaca. Também haverá refeitório, academia e auditório para cursos, palestras e coletivas de imprensa. A ideia do candidato é cuidar de quem cuida da segurança da população, pois os serviços ganharão muito em qualidade.
Atendimento à Mulher
“Queremos trazer para a nossa ‘Cidade da Segurança’ uma DEAM, Delegacia Especial de Atendimento à Mulher. Vou conversar pessoalmente sobre isto com o secretário da Polícia Civil, delegado Marcus Amin, logo após as eleições. Com a DEAM instalada, poderemos implantar na 88ª DP um NUAI, Núcleo de Atendimento ao Idoso, como eu fiz em 2012 na 93ª DP, em Volta Redonda. Com uma nova delegacia, protegeremos muito mais as crianças, adolescentes, mulheres e a melhor idade”, explicou o delegado.
Olho Vivo
Furtado ainda planeja lançar o Projeto ‘Olho Vivo’. “Enquanto muitos falam em instalar câmeras nas entradas e saídas da cidade, nós vamos além,” afirma. As câmeras terão tecnologia de inteligência artificial para reconhecimento facial e de placas. “Isso é o que a população deseja e o pesadelo dos criminosos,” explica. Se alguém entrar na cidade e tiver contra si um mandado de prisão em aberto no sistema, a polícia será acionada e o criminoso preso imediatamente. Da mesma forma, se um veículo for reconhecido nas câmeras como produto de furto ou roubo, a polícia vai capturar o ladrão ou receptador, sendo o veículo recuperado e devolvido em tempo recorde ao proprietário.
“Na minha casa, que é a Segurança Pública, jamais aceitei crimes, desordem, bagunça ou arruaça. Trabalho para que todas as pessoas tenham paz e por esse motivo fui promovido como delegado em Barra do Piraí e a Câmara Municipal me diplomou como cidadão barrense”, ressaltou Furtado.
Sobre a população em situação de rua, com atitudes incômodas, agressivas ou dependência química, ele garante: “não deixaremos pessoas desocupadas e de má índole nas ruas. Aqueles que praticarem crimes serão presos. Para quem busca uma oportunidade, ofereceremos qualificação, trabalho e até tratamento para se livrar do vício, mas é preciso retirar da rua aqueles que causam transtornos e agem como delinquentes. Faremos isso e devolveremos a todos a tranquilidade,” finalizou.
Barra do Piraí: Delegado Antônio Furtado propõe ‘Cidade da Segurança’
Candidato à prefeitura também apresenta medidas para resolver o problema das pessoas em situação de rua
previous post