quinta-feira, 6 de agosto de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Região / CDL e Sicomércio criticam termos de acordo que permite fechamento do comércio em meio à pandemia

CDL e Sicomércio criticam termos de acordo que permite fechamento do comércio em meio à pandemia

Matéria publicada em 4 de julho de 2020, 21:33 horas

 


Volta Redonda- As direções da CDL (Câmara de Dirigentes Logistas de Volta Redonda) e do Sicomércio de Volta Redonda emitiram nota conjunta sobre a manutenção do fechamento do comércio no município, que vai perdurar por mais sete dias. A manutenção da restrição ao funcionamento de determinados setores foi mantida, após a ocupação de leitos UTI disponíveis para Covid-19, na rede pública terem excedido 50%. Essa medida está prevista em um acordo fechado entre a Prefeitura de Volta Redonda e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, com aval da Justiça. Os termos do acordo estão no foco principal das críticas das entidades comerciais

Em nota enviada pela assessoria de imprensa, as entidades afirmaram que “mais uma vez o comércio varejista em geral seja o principal sacrificado com as medidas adotadas desde o início da pandemia”. Em um trecho da nota diz: “Tanto a CDL-VR (Câmara de Dirigentes Logistas de Volta Redonda) quanto o Sicomércio reforçam que outras medidas já poderiam ter sido tomadas previamente por parte do Governo Municipal como a ampliação dos leitos de UTI, com a compra de mais respiradores; firmado convênios com redes particulares para ampliar o atendimento, entre outras, que possibilitassem evitar a superlotação da rede pública de saúde”.

Ainda em nota, as entidades disseram que “esse é o resultado de uma flexibilização que nunca foi tratada tecnicamente com os setores envolvidos, visando pensar de forma planejada os impactos econômicos, além de ações de prevenção mais amplas, com o objetivo de proteger vidas e empregos, conforme várias propostas apresentadas ao governo municipal desde o início. Enquanto o comércio continua fechado, é cada vez mais comum a aglomeração nos bairros, em festas particulares, praças e áreas públicas e quase sem nenhuma intervenção do poder público”, finalizaram as entidades em nota enviada à redação.

Confira a nota na íntegra:

“As entidades empresariais de Volta Redonda lamentam que mais uma vez o comércio varejista em geral seja o principal sacrificado com as medidas adotadas desde o início da pandemia.
Tanto a CDL quanto o Sicomércio de Volta Redonda reforçam que outras medidas já poderiam ter sido tomadas previamente por parte do Governo Municipal como a ampliação dos leitos de UTI, com a compra de mais respiradores; firmado convênios com redes particulares para ampliar o atendimento, entre outras, que possibilitassem evitar a superlotação da rede pública de saúde.
Para as entidades, infelizmente, esse é o resultado de uma flexibilização que nunca foi tratada tecnicamente com os setores envolvidos, visando pensar de forma planejada os impactos econômicos, além de ações de prevenção mais amplas, com o objetivo de proteger vidas e empregos, conforme várias propostas apresentadas ao governo municipal desde o início.
Enquanto o comércio continua fechado, é cada vez mais comum a aglomeração nos bairros, em festas particulares, praças e áreas públicas e quase sem nenhuma intervenção do poder público.”


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

26 comentários

  1. Avatar
    Silvana SAques evangelista roriz

    Não dá pra entender, o comércio todo fechado, mais pode gente no banco, mercado, e farmácia. Bairros de periferia fica uma muvuca de gente. Palhaçada né isso. Hospital público sempre foi cheio. Sem vagas pra pessoas. Agora por causa do COVID. Tem que fechar o comércio. Se fosse assim não abriram os nunca porque nunca tem vaga sempre foi cheio.palhacada. as pessoas vão morrer de infarte, fome, depressão. A esqueci, ninguém mais morre de outra doença. Só COVIDE. Acorda povo

  2. Avatar

    CDL, Sicomercio e afins querem que o povo pobre que pague!
    E não adianta ameaçar o emprego dos outros para dizer que os pobres perdem mais se tudo ficar fechado.

    Seria colocar os caras entre a cruz e a espada. Ou vai pra rua e fica à mercê de pegar COVID e ter de ser transferido pro Rio para tratamento (já viram que os pacientes de VR estão indo pro Rio?) ou será demitido.

    OS empresários estão cortando na carne? Cortando gastos próprios? Ou o importante é manter o lucro?

    Em tempo, aos pequenos empresários (grande maioria), vale cobrar é o governo federal por uma linha de crédito mais ampla. Não a prefeitura

  3. Avatar

    Tem que fechar mesmo. Nao era nem para ter reaberto, mas a ganancia do CDL em ganhar dinheiro, faturamento, lucro… Phoooda-se o povo, vidas… O importante é o bolso deles. Empresarios, tem curriculos diversos em suas gavetas, morrendo alguém, vai la, puxa outro e contrata.
    Empresários. CDL e outros, precisam entender que, um CPF cancelado, nao tem volta. Um CPF, tem muito mais valor do que um CNPJ

    • Avatar

      A verdade é que fechado ou aberto não está mudando nada .o numero de casos aumentou com o comercio fechado.O comercio e o trabalhador são culpados? todo trabalho é essencial.o setor que permanece aberto também é grupo de risco.Então vamos de demagogia.Todo trabalho é importante.

  4. Avatar

    Isso mesmo, cada um por si. Se algum parente precisar ser internado que não seja o meu. País estado e município não seguiram as recomendações de países sérios e agora esse vírus vai ficar por meses quiçá anos. Isso aqui não é sério. É um país que não se importa com seus cidadãos. Onde já se viu aumentar número de leitos. O importante agora é achatar a curva de crescimento. O governo federal deveria aumentar os gastos sociais com os trabalhadores afetados, ajudar as pequenas e medias empresas. Mas não, temos um presidente que apoia a abertura precoce e ainda veta medidas de combate ao vírus. Somos motivos de preocupação mundial e nosso presidente, um governante a não ser seguido.

  5. Avatar

    Já disse várias vezes e volto a repetir. O plano de metas é bom, mas falho. Precisa de adequações, precisa ter maior interação entre os eixos, para que um quebrado não prejudique os demais. Os eixos não podem agir isoladamente!!… Não podem duas internações provocar o fechamento de milhares de estabelecimentos por sete dias!! O prefeito foi arbitrário ao fechar desde segunda última, desrespeitando a meta que ele próprio elaborou, baseado em argumentos hipotéticos e subjetivos, e agora vai renovar o período de fechamento!… A lógica diz que ele só poderia decretar novas restrições APÓS O PERÍODO DE SETE DIAS. Mas não, no quinto dia, sem saber como estaria a situação no sexto e no sétimo, ele já disse que manteria fechado por outros sete dias. Uma arbitrariedade que me causa muita estranheza…
    Se não tiver leito na cidade, é muito simples! Faça como as outras, mande para a regulação estadual!! Quantas cidades não tem um único leito de UTI e estão funcionando? Pinheiral é um exemplo!!… Para que puxar para si um problema que não é seu? Quantos outros municípios estão amarrados a algum tipo plano de metas inflexível como esse, que só atende aos interesses do Ministério Público, pois com ou sem ele as pessoas seguem se contagiando e morrendo? Eu não vejo, só Volta Redonda que tem essa palhaçada!!… O Rio de Janeiro, a capital, está com 84% de ocupação mas vai flexibilizando tudo. E aí? Lá não tem essa coleira de plano de metas e os casos estão crescendo proporcionalmente menos que aqui…

  6. Avatar

    Uma coisa é fato. Não é o comércio aberto que provoca o alastramento do vírus, nem mesmo a aglomeração de pessoas nas ruas, desde que usando máscaras e tomando os cuidados necessários… O que provoca esse aumento são as visitas, as reuniões, os churrascos, as festinhas, onde as pessoas agem como se fosse tudo natural, sem precauções. As visitas a parentes e amigos voltaram ao normal… Os períodos após o Dia das Mães e Dia dos Namorados foram os de maior aumento no número de casos, e não foi coincidência nem foram as lojas abertas que provocaram isso…

    • Avatar

      A partir do momento que o comercio reabre, as pessoas vao para as ruas mesmo… Fechado, todos ficam em casa. E eu concordo que deve mesmo ficar tudo fechado. Nem deveria ter sido aberto em tempo algum. Phooda-se os CNPJs… Meu CPF, vale muito mais. O meu e o de minha familia. Se vai falir empresas??? PHOOOODAAA-se….empresario é ganancioso, só pensa em si. As empresas que se acabem, a minha vida é mais valiosa do que o bolso dos empresarios

    • Avatar

      E me diz se o povo está respeitando as regras. E que os comércios estão fazendo o mesmo?

    • Avatar

      Concordo plenamente. Não adianta fechar o comércio sendo que mercado e bancos estão abertos. Muitos idosos nos mercado e nas filas dos bancos e não tem distância nenhuma entre eles. Comércio fechado gera desemprego. Muitas lojas fechando. Festinhas de niver, churrasco em vários bairros. Falar que comércio fechado é pra poupar idosos e pobres é mentira pois muitos idosos não temem o risco saindo sem necessidade.
      Imagina no mercado que tem circulação de pessoas toda hora. Se realmente tivesse tanto perigo de contágio muito mais mortos teríamos. Cada um tem que ter a consciência de sair apenas por necessidade e tomar os devidos cuidados.Desemprego gera tristeza, depressão, fome e tudo isto pode matar também.

  7. Avatar

    Realmente prefeitura está deixando a desejar.

    O desemprego está grande já e medidas simples como a fiscalização poderiam estar sendo feitas.

    No retiro e vila mury está uma bagunça…
    Muita gente sem Máscara mas tem GM com rabo preso com comerciantes.
    Os mesmos guardas que ficam na padaria tomando café de graça e batendo papo, poderiam estar multando o povo sem Máscara.

    Está demais mesmo…..
    Prefeitura faz o mais fácil…. Fecha comércio.

  8. Avatar

    Empresários sonegadores de impostos, tratem de respeitar a saúde de quem trabalha para vocês, recebendo salário se fome. Usem suas reservas pessoais de dinheiro, conseguidas através de maracutaias e mantenham o emprego dos seus servos.

  9. Avatar

    Até que enfim resolveram partir para o enfrentamento, este prefeito será uns dos piores da história de vr.

  10. Avatar

    Isso mesmo. O mais importante é o dinheiro rolar. Morrer alguns não tem problema. Na hora que os leitos de UTI chegarem a 100% passe a colocar a população nas ruas debaixo de marquises não é assim que vocês acham certo.

    • Avatar

      Há muito tempo morre muita gente e nunca se fechou o comércio por causa disso . Não é só covid que mata idiota , tráfico de drogas mata muito mais mas cimo vc gosta você não se importa com isso né.

  11. Avatar

    Todos devem ceder e o comércio é um dos principais setores, pois geram grande aglomerações. Se acham que são “injustiçados”, olhem pra educação e pensem em prol de todos!

  12. Avatar

    Querem que morram todos né.
    Bando de EGOISTas…

  13. Avatar

    Fecha tudo e agora quer parcelar o pagamentos dos servidores. como se esses não tivessem contas a pagar. LAMENTÁVEL!

  14. Avatar

    É verdade, vamos comprar quantos respiradores a CDL quiser, ai a gente deixa 100 mil pessoas entubadas aqui na cidade e ta tudo bem, o comércio pode seguir funcionando normalmente… UFA!

    • Avatar

      Perfeita sua colocação. Numa analogia, seria como construir um prédio do topo para a base. Vivemos num país que toma medidas totalmente contrárias do mundo civilizado. Vira chacota mundial. Sempre.

  15. Avatar

    A verdade é que colocaram um “brinquedo” futurista na mão de uma “criança” do século 19. Ou seja, a “criança” é o Prefake Pinóquio SuaMula, o “brinquedo” é a prefeitura de Volta Redonda, e quem se sofre com a falta de conhecimento da “criança” com o “brinquedo” são os munícipes e os comerciantes da cidade.

    Incompetência.

    • Avatar

      Parabéns Samuca,,,, Não votei em vc por acreditar que Paulo Baltazar ser o melhor para cidade. ++++++ A turma do comercial estão retirando minhoca no asfalto .

  16. Avatar

    VAMOS MANDAR AS CONTAS PARA ESSE MERDA PAGAR…

    • Avatar
      Debora de Faria Reis

      Lamentável está situação. Tenho preocupação com os comerciantes Da região e principalmente com os funcionário. Não tem milagre o desemprego irá aumentar. VR que era referência está se saindo a pior cidade da região a gerir esta Pandemia. E o Hospital de Campanha feito no Raulino de Oliveira não era referência? Não ouço falar nada sobre, e os 114 leitos deste lugar? Enfim comunicação ruim, gestão ruim e todos que paguem por está má gestão !!

  17. Avatar

    ESTA CERTO A CDL, ELES TEM PAGO DESDE O COMEÇO DESTE PROCESSO O PREÇO DA DESORGANIZAÇÃO DE UM PREFAKE , QUE VENDO O DESASTRE DA SUA ADMINISTRAÇÃO CAÓTICA DESISTIU DE DA REELEIÇÃO… MATA O COMERCIO E OS COMERCIANTES SEU EDERSON… A SUA COVARDIA COM O COMERCIO , VOCE VAI PAGAR UM DIA PELO SEU MAU.

  18. Avatar
    Michael Sancler Teixeira

    E quem paga o paga o preço mais uma vez é o trabalhador!!! com isso aumento do desemprego na cidade, abre o olho meu povo!!

Untitled Document