sexta-feira, 15 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Clínica de Hemodiálise está pronta para atender 84 pacientes por mês

Clínica de Hemodiálise está pronta para atender 84 pacientes por mês

Matéria publicada em 14 de junho de 2019, 17:36 horas

 


Unidade funciona na Santa Casa e tem expectativa de ampliar em 50% o atendimento para os próximos seis meses

Pacientes são atendidos em clínica de Barra Mansa e não precisam se deslocar para outras cidades e fazer tratamento (Foto: Chico de Assis)

Barra Mansa – A prefeitura inaugurou oficialmente na sexta-feira (14) uma Clínica de Hemodiálise. O local, instalado na Santa Casa, atenderá inicialmente 84 pacientes renais fixos por mês, mas a expectativa é que amplie em 50% o acolhimento para os próximos seis meses. Atualmente o município atende 60 pacientes. Com a nova estrutura, 100% dos moradores que usam esse serviço serão atendidos, abrindo vagas para novos casos.

As obras foram realizadas entre novembro de 2018 a junho deste ano, graças a uma parceria entre a prefeitura e a Santa Casa, com verba estadual e equipamentos adquiridos pelo hospital.

Antes da inauguração, os pacientes que precisavam fazer hemodiálise eram levados a uma clínica particular que prestava serviços para a prefeitura, mas que estava com previsão para encerrar as atividades, o que tornaria inevitável o transporte desses pacientes para outras cidades.

Segundo o prefeito Rodrigo Drable, esse é o resultado de um trabalho em conjunto entre prefeitura, Santa Casa e o governo estadual.

– Talvez as pessoas não deem o valor e a importância que o centro de hemodiálise tem. Mas para aquelas famílias que estamos atendendo, para aquelas pessoas que sentam naquelas cadeiras da clínica, vão ter uma transformação na vida delas. Estamos salvando vidas. Isso é motivo de orgulho e é difícil de descrever, lembrou o prefeito.

Presenças

Participaram ainda da inauguração o secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, os deputados federais, Alexandre Serfiotis e Márcio Labre, os deputados estaduais Marcelo Borges e Gustavo Tutuca, o secretário municipal de Saúde, Sérgio Gomes, o provedor da Santa Casa, Getúlio Pereira, o diretor da clínica de doenças renais, Thiago Nunes, além da vice-prefeita Fátima Lima, do prefeito de Quatis, Bruno de Souza, vereadores de Barra Mansa, Volta Redonda e Quatis, representantes de outras prefeituras e entidades locais.

Os pacientes

A clínica está em funcionamento desde o dia 31 de maio e tem feito a diferença na vida de quem passa por esse momento delicado. “Agradeço muito a essa iniciativa, porque senão eu teria que ir para longe. O espaço está ótimo e o atendimento é exemplar”, explica Marilza Martins da Silva, moradora do km 4, perto do bairro Cotiara. Dona de casa e mãe de duas meninas, a moradora conta que a doença foi herança genética de sua mãe.

– Ela tinha problemas renais, mas foi transplantada e está bem. Foi a hemodiálise que a manteve viva todos esses anos – disse.

Visita

Após a cerimônia de entrega da Clínica de Hemodiálise, o secretário municipal de Saúde, Sérgio Gomes, apresentou ao secretário estadual Edmar Santos e aos deputados estaduais e federais as estruturas das unidades de oncoterapia e diálise que funcionam dentro da Santa Casa de Barra Mansa.

Durante a visita, Sérgio mostrou as estruturas, maquinários, profissionais e equipes que trabalham nas mais diversas áreas desses setores, como consultórios, sala de teleterapia e braquiterapia.

– Queremos trazer o melhor para o nosso munícipe, oferecer um atendimento perto da sua casa, com qualidade. Também queremos resgatar aqueles que fazem o tratamento fora de Barra Mansa. Eles também voltarão para receber o nosso atendimento. Esse é um momento onde um sonho de Barra Mansa é realizado – comemorou Sérgio Gomes.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar

    Pacientes renais crônicos de Volta Redonda já podem se tratar. É só ir para Barra Mansa.

Untitled Document