Volta Redonda – Um convênio entre o Saae de Volta Redonda e a Agevap (Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul) foi assinado na manhã desta quarta-feira, dia 29, no auditório da autarquia. A cerimônia de assinatura teve a presença do prefeito Samuca Silva (Podemos), do diretor da Agevap, André Luiz de Paula Marques, e do diretor executivo do Saae, José Geraldo dos Santos, o Zeca. A obra deve durar cerca de 10 a 14 meses e vai custar de 2,4 milhões para a construção para a rede de tratamento de esgoto e uma elevatória, no bairro Santa Rita do Zarur.
O Córrego do Peixe,que corta o bairro, acabou virando um depósito de esgoto . O objetivo da obra é remover todo o esgoto lançado no córrego e recolher o material antes que atinja o leito do curso da água. Em seguida, o material será encaminhando para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Santa Cruz. A nova obra pretende aumentar cerca de 5% o tratamento de esgoto da cidade.
O prefeito afirmou que assumiu a prefeitura com pouco mais de 20% do esgoto tratado e que pretende chegar aos 40% em breve. Ele lembrou também que o tratamento do córrego trará orgulho aos moradores e que,embora tratar o esgoto seja uma medida que a população não vê, é muito importante para o meio ambiente e para a sustentabilidade.
– Se todos os municípios fizessem a sua parte nós teríamos o rio em condições melhores e resultaria em menos custo para tratar a água para a própria população – afirmou o prefeito.
O vereador e Conselheiro do Saae, Edson Quinto (PR), que também estava presente na cerimônia, contou que a meta é despoluir o rio e que a obra possibilita captar o esgoto e levar para uma elevatória.
– Todo o esgoto do bairro é jogado no Rio do Peixe. A obra deve durar de 10 a 14 meses, mais o tempo do rio se recompor. A expectativa é que após a canalização do esgoto o rio volte a sua condição normal – adicionou o vereador.
Ele ressaltou ainda que o esgoto a céu aberto traz doenças e problemas com animais de todos os tipos. O vereador afirmou que a vida da população vai melhorar com a água limpa.
O engenheiro André Luiz de Paula Marques, diretor da Agevap, explicou que o projeto apresentado por Volta Redonda estava entre os sete selecionados para receber verbas. André pretende que todo ano aconteça investimento na bacia em relação a tratamento de esgoto e recursos hídricos. Ele disse ainda que o Saae de Volta Redonda se destaca e que agora é o momento de melhorar a qualidade dos recursos hídricos, melhorar a qualidade do Rio Paraíba.
Zeca acredita que a equipe técnica do Saae junto com a Agevap fizeram um trabalho fundamental buscando mais recursos em tratamento de esgoto. Ele ressaltou ainda que essa é uma das metas principais do governo do Samuca, melhorias de tratamento de esgoto para o município.
– A assinatura do convênio é o pontapé inicial para tratar todo o Córrego dos Peixes. A obra é muito importante, tem muito esgoto jogado ali e o tratamento vai beneficiar toda a comunidade – completou ele.
O prefeito Samuca ressaltou que Volta Redonda tem diversos projetos e que por isso está conseguindo verbas num momento de crise. Ele declarou também que falar em privatização é um “crime”, ressaltando que não há possibilidade de privatizar o serviço em seu governo.
7 comments
Empresa lixo por onde passa com suas ” obras” deixa um rastro de destruição e a prefeitura é conivente,basta uma volta na periferia para ver a quantidade de buracos isso sem contar a cratera que a empresa de gás deixou na avenida principal do bairro Roma e está a Deus dará e assim segue a carruagem…
Depois pagamos não gente. Estão trocando os hidromêtros é o valor da água está triplicando. Temos é que nos unir e MP neles…. Isso é um roubo descarado gente… Vamos montar uma comissão para cobrar os nossos direitos…. Boa noite! Bjs.
Depois Pagaremos as contas da obra
Está não é a primeira vez que leio no “DV” matéria a respeito destas melhorias.
Todos ganharão com estas obras.
Alô DV, corrige o título da matéria não é ir construir e sim irá construir.
Abraços.
O erro foi corrigido.Obrigada pelo alerta.
Comments are closed.