quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Região / CSN firma TAC com o Inea

CSN firma TAC com o Inea

Matéria publicada em 21 de setembro de 2018, 15:24 horas

 


Acordo garante a Autorização Ambiental de Funcionamento e a continuidade da plena operação na Usina Presidente Vargas

Licença de operação da CSN garante continuidade da operação da Usina Presidente Vargas (Foto: Arquivo)

A CSN assinou um TAC com o Estado do Rio de Janeiro – por meio da Secretaria de Estado do Ambiente (“SEA”), o Instituto Estadual do Ambiente (“INEA”) e a Comissão Estadual de Controle Ambiental (“CECA”) que prevê R$ 300 milhões de investimento no meio ambiente. Um dos itens definidos diz respeito a melhorias nas Sinterizações, e deve resolver o problema da emissão do material particulado conhecido como “pó preto”.  A quantidade de ações previstas no acordo é maior do que trinta.

O acordo também concederá, findo esse período de investimentos, a Licença de Operação (LO) definitiva para o funcionamento da UPV.

“Em um momento de crise econômica não é fácil para a empresa promover um investimento dessa envergadura na área ambiental. Mas será feito e entre outras ações, permitirá a modernização das unidades de Sinterização da Companhia. O TAC é um avanço e abre uma nova fase de relacionamento entre a equipe ambiental da Usina Presidente Vargas e o INEA. Esse avanço foi possível a partir de uma visão construtiva do Governador Pezão que possibilitou o diálogo e o entendimento entre as partes”, disse o gerente de meio ambiente da CSN, Cláudio Graffunder.

Com o acordo, a Companhia garante a Autorização Ambiental de Funcionamento (AAF) e a consequente continuidade da plena operação na Usina Presidente Vargas (UPV), localizada em Volta Redonda/RJ.

 

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

33 comentários

  1. Entrou Pezão na negociação é sinal de prejuízos e decadências para o ERJ. Depois de um TAC não cumprido, MAIS um com período maior. O próximo governo não poderá fazer nada contra, ou seja, mais 4 anos os eleitores se alimentarão do pó preto. E muitos desses eleitores votarão no Pezão sem saber.

    VAI VENDO aí o que dá votar em candidatos que NÃO CONHECEM a Administração Pública e NÃO ENTENDEM de Gestão Pública. Eles fazem acordos sem se preocuparem com a sustentabilidade.

    Cadê os defensores da privatização? Estão sumidos iguais os ELEITORES DE BANDIDOS do PMDB e os samukets de VR (a maior parte são de fora e do PV)?

    Digam algo! Todos sabemos que ficam só espiando.

  2. Mais um TAC que será descumprido e um prazo pra lá de generoso…. Cadê o Ministério Público Federal que não vê isso. Tem que apurar em que termos foram feitos esse TAC… pois de TAC em TAC a cidade tá um lixo…

  3. Pelo jeito, a direção da CSN está mais preocupada com a poluição em Sampa, sede da empresa, do que com da Unidade de VR…

  4. tem mesmo e que fechar as portas nunca vi uma empresa do tamanho da csn ser tão EXPLORADORA da sua mão de obra. paga um salário de fome.

  5. EM ÉPOCAS DE ELEIÇÃO E ASSIM MESMO, ESCUTO ISTO A 40 ANOS, FALTA MORAL e ETICA PARA OS DOIS LADOS, NÃO EXISTE CUMPLICIDADE E COMPROMISSO COM BEM ESTAR DOS SERES VIVOS QUE AQUI RESIDEM

  6. EM ÉPOCAS DE ELEIÇÃO E ASSIM MESMO, ESCUTO ISTO A 40 ANOS, FALTA MORAL e ETICA PARA OS DOIS LADOS, NÃO EXISTE CUMPLICIDADE E COMPROMISSO COM BEM ESTAR DOS SERES VIVOS QUE AQUI RESIDEM

  7. Temos que investir mais em projetos em aço, para alavancar a economia, se preciso busquemos por exemplo, engenheiros Chineses ou japoneses, Indianos, só não pode trazer engenheiro de Cuba , Venezuela, aí vai ser fdaaa !

  8. No Brasil tá precisando de mais engenheiros capacitados em estrutura metálicas, temos que trazer engenheiros da China para alavancar as nossas obras, com novas idéias, a nossa economia tem tudo para crescer, desde que se invista em novos projetos criativos no uso do aço, infelizmente a nossa educação em engenharia está muita atrasada em um universo tão grande e pouco explorado.

    • Ora, ora, parece que temos um gênio das instâncias acadêmicas aqui. A Unicamp e a Coppe estão perdendo…

    • A EEIMVR, da UFF, sempre foi um centro de excelência na formação de engenheiros metalúrgicos… Não é à toa que engenheiros “made in VR” são bem conceituados e recrutados por qualquer empresa brasileira. Eles representam o capital intelectual operacional da CSN, juntamente com os técnicos formados pela ETPC…

  9. A Cidade precisa da empresa e a empresa não vai se mudar da cidade (o custo pra isso é imenso). O que precisa acontecer é os órgãos fiscalizadores (onde trabalham servidores públicos mantidos com os nosso impostos) atuarem e cumprirem o seu papel. E quanto à população, essa tem que pressionar mesmo e exigir mais qualidade do ar. E também fazer a sua parte. Pois muitos, enquanto reclamam da poluição gerada pela CSN, continuam jogando lixo e entulhos de obras pelas ruas da cidade. Ainda estamos muito longo do mínimo aceitável.

  10. Reclamam do pó na atmosfera, porém não pensam no pó que a cidade se transformará, se essa empresa fechar, melhor um pouco de pó na atmosfera do que viver em uma cidade fantasma, parem com o mínimo, quando todos vcs chegaram aqui, a empresa já estava, não tá satisfeito? Se muda, e deixa o povo trabalhar, não há 100% de harmonia entre desenvolvimento e sustentabilidade, povo chato demais…

    • *Leia-se, mimimi onde escrevi, mínimo*

    • A cidade não fechará caso a CSN feche, assim como Três Rios não acabou com o fim da Santa Matilde… A área ocupada pela CSN pode ser aproveitada para muitas outras atividades geradoras de empregos, e VR terá o espaço vital necessário para reafirmar sua condição de centro regional de primeira ordem…

    • É isso aí, Dona Empresa. Cidade-operária cheia de doenças respiratórias e outras derivadas da poluição, mas bem nutrida pelo vale-alimentação.

    • Capitalismo selvagem

      Deve estar de brincadeira com esse comentário de pelego…No mínimo deve ser um chefete Capacho da empresa gananciosa….Essa conversa de a cidade acaba sem a maldita CSN é balela…. Coisa de imbecil desinformado…..Essa empresa massacra a população e seus respectivos colaboradores…… Cumpra se a lei e ponto.

    • No final ele desqualifica quem pensa o contrário. Quem faz isso geralmente é um autoritário e sem argumentos preferindo defenestrar o oponente para valer a sua verdade de manezão.

  11. Quantos TAC já foram assinados ao longo dos anos, sem que no entanto tenham sido respeitados? Quem deveria fiscalizar sua implementação e principalmente sua manutenção, não o faz (INEA), chegando ao cúmulo de permitir que o próprio agente poluidor faça a divulgação da qualidade do ar, o que em Portugal deve ser “piada de brasileiro”. Será que o INEA mandou peritos dentro da usina para verificar a origem dos problemas?… O que nos garante que agora será diferente?…

  12. ESSA E A MELHOR DIRECAO DO DESENVOLVIMENTO. INVESTIR NA MODERNIZACAO !
    Vamos aos números ! 73 Milhoes de dolares !
    A CSN ( Dr Benjamim o empresário que a cidade crítica como se fosse o cão na terra , gera 12 mil empregos na cidade , paga milhões de reais ano de imposto para PMVR, dependemos da CSN coo o bezerro depende da vaca pra mamar ! vai investir 73 MILHÕES DE DÓLARES NA FÁBRICA para amenizar a poluição e nos ainda crucificamos o cara ? Tem algo errado aí !
    UMA USINA LIMPA , MODERNA E NECESSARIO e URGENTE PARA COMPETIR NO MERCADO INTERNACIONAL .
    FALTA MUITO AINDA, EU SEI ! MAS JA E UM PASSO IMPORTANTE ! DA PRA FAZER MELHOR E ACABAR COM PO PRETO que cai na cidade !
    TEM QUE HAVER BOM SENSO, ENTENDIMENTO E DIALOGO ! Isso Vai dar certo e e bom para Volta Redonda .
    A cidade deveria agradecer ao trabalho do gerente de meio ambiente da CSN, Cláudio Graffunder, e ao INEA . Julio Ferreira

  13. Vamos colher o pó e vamos devolver à CSN, afinal o pó é dela. Vamos “devolver” o pó na entrada da CSN.
    Toma Benja que o pó é seu.

  14. E eita enganação que ninguém acredita! Quanto será que a CSN “investiu” para fechar esse novo TAC embromação? !! Ultimamente esse pó tem sido despejado em nossas cabeças com mais intensidade ainda. Da janela do meu quarto vejo o pó preto se derramando pela cidade. A Cia nunca cumpriu nenhum TAC e não foi penalizada em razão. Malditos sejam esses CEO da CSN, irresponsáveis, pois visam somente lucrar mais e mais sem se importam em envenenar a população. Malditos sejam esses pseudos representantes do povo, ÓRGÃOS AMBIENTAIS, que não cumprem o papel para o qual foram nomeados.

  15. sem a mao operaria o que seria do universo ? segundo anunakis

  16. Infelizmente a CSN esta nesta situação que a levaŕá a ter que para sua área de metalurgia de redução e do aço em pouco tempo. Os investimentos de capital para restabelecimento dos requisitos minimos ambientais sao grandes .
    Conhecemos a disposição da administração em não investir e de outros TACs não realizados.

  17. TACa poluição na galera…

  18. Ta bom, o TAC anterior foi concebido a mais de 5 anos e não foi terminado ou concluído na sua totalidade. Fazem um novo “acordo” com este novo TAC para ser cumprido em até 6 anos, alguém ainda acredita que esta empresa executará tudo que está incluso neste novo documento?

    Eu não apesar de torcer pra ser verdade, é empurrar com a barriga mais uma vez os problemas, enrolar com problemas ambientais até complexos e encher linguiça com conversa fiada!

  19. Titio agradece a todos os moradores…. Mais 6 anos jogando poluição em vcs….. Beijinhos no ombro….

  20. Absurdo… outro TAC, e ainda pior, 6 anos !!!!!! Não pode ser verdade isso.

  21. Hahahahahaha. Mais um?!?! Que piada!

  22. CSN descumprindo o TAC e não acontecendo nada em 3,2,1…

  23. TAC na prática quer dizer “Termo de Ausência de Compromisso” e não “Termo de Ajustamento de Conduta”. Ferramenta forense brasileira para empresas que atentam a algo ou alguma coisa nesse país.

Untitled Document