segunda-feira, 17 de junho de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Região / CSN firma TAC com o Inea

CSN firma TAC com o Inea

Matéria publicada em 21 de setembro de 2018, 15:24 horas

 


Acordo garante a Autorização Ambiental de Funcionamento e a continuidade da plena operação na Usina Presidente Vargas

Licença de operação da CSN garante continuidade da operação da Usina Presidente Vargas (Foto: Arquivo)

A CSN assinou um TAC com o Estado do Rio de Janeiro – por meio da Secretaria de Estado do Ambiente (“SEA”), o Instituto Estadual do Ambiente (“INEA”) e a Comissão Estadual de Controle Ambiental (“CECA”) que prevê R$ 300 milhões de investimento no meio ambiente. Um dos itens definidos diz respeito a melhorias nas Sinterizações, e deve resolver o problema da emissão do material particulado conhecido como “pó preto”.  A quantidade de ações previstas no acordo é maior do que trinta.

O acordo também concederá, findo esse período de investimentos, a Licença de Operação (LO) definitiva para o funcionamento da UPV.

“Em um momento de crise econômica não é fácil para a empresa promover um investimento dessa envergadura na área ambiental. Mas será feito e entre outras ações, permitirá a modernização das unidades de Sinterização da Companhia. O TAC é um avanço e abre uma nova fase de relacionamento entre a equipe ambiental da Usina Presidente Vargas e o INEA. Esse avanço foi possível a partir de uma visão construtiva do Governador Pezão que possibilitou o diálogo e o entendimento entre as partes”, disse o gerente de meio ambiente da CSN, Cláudio Graffunder.

Com o acordo, a Companhia garante a Autorização Ambiental de Funcionamento (AAF) e a consequente continuidade da plena operação na Usina Presidente Vargas (UPV), localizada em Volta Redonda/RJ.

 

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

33 comentários

  1. Avatar

    Entrou Pezão na negociação é sinal de prejuízos e decadências para o ERJ. Depois de um TAC não cumprido, MAIS um com período maior. O próximo governo não poderá fazer nada contra, ou seja, mais 4 anos os eleitores se alimentarão do pó preto. E muitos desses eleitores votarão no Pezão sem saber.

    VAI VENDO aí o que dá votar em candidatos que NÃO CONHECEM a Administração Pública e NÃO ENTENDEM de Gestão Pública. Eles fazem acordos sem se preocuparem com a sustentabilidade.

    Cadê os defensores da privatização? Estão sumidos iguais os ELEITORES DE BANDIDOS do PMDB e os samukets de VR (a maior parte são de fora e do PV)?

    Digam algo! Todos sabemos que ficam só espiando.

  2. Avatar

    Mais um TAC que será descumprido e um prazo pra lá de generoso…. Cadê o Ministério Público Federal que não vê isso. Tem que apurar em que termos foram feitos esse TAC… pois de TAC em TAC a cidade tá um lixo…

  3. Avatar

    Pelo jeito, a direção da CSN está mais preocupada com a poluição em Sampa, sede da empresa, do que com da Unidade de VR…

  4. Avatar

    tem mesmo e que fechar as portas nunca vi uma empresa do tamanho da csn ser tão EXPLORADORA da sua mão de obra. paga um salário de fome.

  5. Avatar

    EM ÉPOCAS DE ELEIÇÃO E ASSIM MESMO, ESCUTO ISTO A 40 ANOS, FALTA MORAL e ETICA PARA OS DOIS LADOS, NÃO EXISTE CUMPLICIDADE E COMPROMISSO COM BEM ESTAR DOS SERES VIVOS QUE AQUI RESIDEM

  6. Avatar

    EM ÉPOCAS DE ELEIÇÃO E ASSIM MESMO, ESCUTO ISTO A 40 ANOS, FALTA MORAL e ETICA PARA OS DOIS LADOS, NÃO EXISTE CUMPLICIDADE E COMPROMISSO COM BEM ESTAR DOS SERES VIVOS QUE AQUI RESIDEM

  7. Avatar

    Temos que investir mais em projetos em aço, para alavancar a economia, se preciso busquemos por exemplo, engenheiros Chineses ou japoneses, Indianos, só não pode trazer engenheiro de Cuba , Venezuela, aí vai ser fdaaa !

  8. Avatar

    No Brasil tá precisando de mais engenheiros capacitados em estrutura metálicas, temos que trazer engenheiros da China para alavancar as nossas obras, com novas idéias, a nossa economia tem tudo para crescer, desde que se invista em novos projetos criativos no uso do aço, infelizmente a nossa educação em engenharia está muita atrasada em um universo tão grande e pouco explorado.

    • Avatar

      Ora, ora, parece que temos um gênio das instâncias acadêmicas aqui. A Unicamp e a Coppe estão perdendo…

    • Avatar

      A EEIMVR, da UFF, sempre foi um centro de excelência na formação de engenheiros metalúrgicos… Não é à toa que engenheiros “made in VR” são bem conceituados e recrutados por qualquer empresa brasileira. Eles representam o capital intelectual operacional da CSN, juntamente com os técnicos formados pela ETPC…

  9. Avatar

    A Cidade precisa da empresa e a empresa não vai se mudar da cidade (o custo pra isso é imenso). O que precisa acontecer é os órgãos fiscalizadores (onde trabalham servidores públicos mantidos com os nosso impostos) atuarem e cumprirem o seu papel. E quanto à população, essa tem que pressionar mesmo e exigir mais qualidade do ar. E também fazer a sua parte. Pois muitos, enquanto reclamam da poluição gerada pela CSN, continuam jogando lixo e entulhos de obras pelas ruas da cidade. Ainda estamos muito longo do mínimo aceitável.

  10. Avatar

    Reclamam do pó na atmosfera, porém não pensam no pó que a cidade se transformará, se essa empresa fechar, melhor um pouco de pó na atmosfera do que viver em uma cidade fantasma, parem com o mínimo, quando todos vcs chegaram aqui, a empresa já estava, não tá satisfeito? Se muda, e deixa o povo trabalhar, não há 100% de harmonia entre desenvolvimento e sustentabilidade, povo chato demais…

    • Avatar

      *Leia-se, mimimi onde escrevi, mínimo*

    • Avatar

      A cidade não fechará caso a CSN feche, assim como Três Rios não acabou com o fim da Santa Matilde… A área ocupada pela CSN pode ser aproveitada para muitas outras atividades geradoras de empregos, e VR terá o espaço vital necessário para reafirmar sua condição de centro regional de primeira ordem…

    • Avatar

      É isso aí, Dona Empresa. Cidade-operária cheia de doenças respiratórias e outras derivadas da poluição, mas bem nutrida pelo vale-alimentação.

    • Avatar
      Capitalismo selvagem

      Deve estar de brincadeira com esse comentário de pelego…No mínimo deve ser um chefete Capacho da empresa gananciosa….Essa conversa de a cidade acaba sem a maldita CSN é balela…. Coisa de imbecil desinformado…..Essa empresa massacra a população e seus respectivos colaboradores…… Cumpra se a lei e ponto.

    • Avatar

      No final ele desqualifica quem pensa o contrário. Quem faz isso geralmente é um autoritário e sem argumentos preferindo defenestrar o oponente para valer a sua verdade de manezão.

  11. Avatar

    Quantos TAC já foram assinados ao longo dos anos, sem que no entanto tenham sido respeitados? Quem deveria fiscalizar sua implementação e principalmente sua manutenção, não o faz (INEA), chegando ao cúmulo de permitir que o próprio agente poluidor faça a divulgação da qualidade do ar, o que em Portugal deve ser “piada de brasileiro”. Será que o INEA mandou peritos dentro da usina para verificar a origem dos problemas?… O que nos garante que agora será diferente?…

  12. Avatar

    ESSA E A MELHOR DIRECAO DO DESENVOLVIMENTO. INVESTIR NA MODERNIZACAO !
    Vamos aos números ! 73 Milhoes de dolares !
    A CSN ( Dr Benjamim o empresário que a cidade crítica como se fosse o cão na terra , gera 12 mil empregos na cidade , paga milhões de reais ano de imposto para PMVR, dependemos da CSN coo o bezerro depende da vaca pra mamar ! vai investir 73 MILHÕES DE DÓLARES NA FÁBRICA para amenizar a poluição e nos ainda crucificamos o cara ? Tem algo errado aí !
    UMA USINA LIMPA , MODERNA E NECESSARIO e URGENTE PARA COMPETIR NO MERCADO INTERNACIONAL .
    FALTA MUITO AINDA, EU SEI ! MAS JA E UM PASSO IMPORTANTE ! DA PRA FAZER MELHOR E ACABAR COM PO PRETO que cai na cidade !
    TEM QUE HAVER BOM SENSO, ENTENDIMENTO E DIALOGO ! Isso Vai dar certo e e bom para Volta Redonda .
    A cidade deveria agradecer ao trabalho do gerente de meio ambiente da CSN, Cláudio Graffunder, e ao INEA . Julio Ferreira

  13. Avatar

    Vamos colher o pó e vamos devolver à CSN, afinal o pó é dela. Vamos “devolver” o pó na entrada da CSN.
    Toma Benja que o pó é seu.

  14. Avatar

    E eita enganação que ninguém acredita! Quanto será que a CSN “investiu” para fechar esse novo TAC embromação? !! Ultimamente esse pó tem sido despejado em nossas cabeças com mais intensidade ainda. Da janela do meu quarto vejo o pó preto se derramando pela cidade. A Cia nunca cumpriu nenhum TAC e não foi penalizada em razão. Malditos sejam esses CEO da CSN, irresponsáveis, pois visam somente lucrar mais e mais sem se importam em envenenar a população. Malditos sejam esses pseudos representantes do povo, ÓRGÃOS AMBIENTAIS, que não cumprem o papel para o qual foram nomeados.

  15. Avatar

    sem a mao operaria o que seria do universo ? segundo anunakis

  16. Avatar

    Infelizmente a CSN esta nesta situação que a levaŕá a ter que para sua área de metalurgia de redução e do aço em pouco tempo. Os investimentos de capital para restabelecimento dos requisitos minimos ambientais sao grandes .
    Conhecemos a disposição da administração em não investir e de outros TACs não realizados.

  17. Avatar

    TACa poluição na galera…

  18. Avatar

    Ta bom, o TAC anterior foi concebido a mais de 5 anos e não foi terminado ou concluído na sua totalidade. Fazem um novo “acordo” com este novo TAC para ser cumprido em até 6 anos, alguém ainda acredita que esta empresa executará tudo que está incluso neste novo documento?

    Eu não apesar de torcer pra ser verdade, é empurrar com a barriga mais uma vez os problemas, enrolar com problemas ambientais até complexos e encher linguiça com conversa fiada!

  19. Avatar

    Titio agradece a todos os moradores…. Mais 6 anos jogando poluição em vcs….. Beijinhos no ombro….

  20. Avatar

    Absurdo… outro TAC, e ainda pior, 6 anos !!!!!! Não pode ser verdade isso.

  21. Avatar

    Hahahahahaha. Mais um?!?! Que piada!

  22. Avatar

    CSN descumprindo o TAC e não acontecendo nada em 3,2,1…

  23. Avatar

    TAC na prática quer dizer “Termo de Ausência de Compromisso” e não “Termo de Ajustamento de Conduta”. Ferramenta forense brasileira para empresas que atentam a algo ou alguma coisa nesse país.

Untitled Document