;
quarta-feira, 2 de dezembro de 2020 - 18:44 h

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Desfile Cívico comemora os 187 anos de Barra Mansa

Desfile Cívico comemora os 187 anos de Barra Mansa

Matéria publicada em 3 de outubro de 2019, 16:38 horas

 


Comemoração contou a história da cidade através de 3,5 mil participantes
(Foto: Paulo Dimas- Secom PMBM)

Barra Mansa- Com o tema “Nossa Barra Mansa”, o Desfile Cívico em comemoração aos 187 anos do município atraiu aproximadamente seis mil pessoas, que acompanharam na manhã desta quinta-feira (03) a história do município, contada de forma rica, criativa e com muito carinho pelos 3,5 mil participantes que passaram pela Avenida Joaquim Leite, no Centro.

O prefeito Rodrigo Drable vê a data como um momento de mudança. “Vejo Barra Mansa em seus 187 anos com muitas expectativas para a realização de grandes obras, como o Pátio de Manobras, que enfim está se resolvendo e a obra está a todo o vapor”, comemorou Drable.

Com sete setores e 76 alas, o evento teve início com a Banda Sinfônica do Projeto Musica nas Escolas, executando os hinos nacional e municipal. O primeiro setor trouxe para a avenida as forças de segurança. Desfilaram a Guarda Mirim, a Guarda Municipal, o Tiro de Guerra, o 28º Batalhão da Polícia Militar, o 6º Grupamento de Bombeiro Militar e a Defesa Civil.

O Segundo Setor teve destaque e apresentou o poder da educação e do conhecimento, representado pelas escolas e instituições do município. A Banda Marcial veio à frente, acompanhada de seu corpo coreográfico, pelotão de bandeiras e balizas.

Em seguida vieram a Associação de Apoio a Pessoas com Leucemia da Região Sul Fluminense & Casa de Acolhimento a Pessoas Com Câncer (AAPL), Grupo Feliz da Vida, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cemae), as artesãs do município, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Barra Mansa (APAE) e as escolas municipais.

Diretores, professores e alunos do 3º ano desfilaram a história do município pela avenida, de forma alegre e criativa. Os participantes criaram maquetes, fizeram performances e encenaram personalidades municipais, personagens famosos, animais da fauna e o emblemático trem que atravessa a cidade. Entre os temas estavam os pontos históricos, natureza, distritos, economia e símbolos. Encerrando o setor, as escolas particulares desfilaram suas fanfarras.

O terceiro setor mostrou a importância de desenvolver o bem estar de crianças e jovens, através das artes e do escotismo. Estiveram presentes o Instituto Universo Acreditar, Projeto Dança & Magia, Clube dos Aventureiros e Desbravadores.

O quarto setor apresentou o esporte do município, com o Clube dos Corredores de Barra Mansa (Corbama), Grupo Pra Correr, Las Ticas Futsal Feminino e os alunos das aulas da Subsecretaria de Juventude, Esporte e Lazer, com os grupos de Pilates, Exercício Funcional, Futsal Infantil, Grupo de Dança e Taekwondo.

O quinto setor trouxe para avenida a estrutura do Serviço Autônomo de Água Esgoto (Saae). Já o sexto setor apresentou a tradicional Cooperativa Barra Mansa. 50 cavaleiros do município encerram o desfile.

Para o prefeito Rodrigo Drable o desfile faz parte de Barra Mansa: “O desfile é uma manifestação da cultura de Barra Mansa, que é uma cidade de tradições, conservadora e de um povo maravilhoso. Nós temos neste evento o encontro da sociedade com a celebração. Fico muito feliz em ter feito mais um desfile e ter tido o sucesso que tivemos. Parabéns a todos que desfilaram”, comentou.

O destaque do desfile deste ano foi a organização temática das escolas, conforme explicou o presidente da Fundação Cultura de Barra Mansa, Marcelo Bravo.

– Esse ano nos empenhamos, através do projeto Descobrindo Barra Mansa, realizado pela Gerência de Patrimônio Cultural da Fundação, para orientar cada escola em seu tema. Destacamos alguns grupos temáticos específicos. O que vimos na avenida foi o resultado da dedicação de cada escola para contar a história da cidade. Isso foi muito bacana e bonito – disse.

Já sobre a estrutura, Bravo explica: “Os anos anteriores nos ensinaram sobre a importância dos pontos de sombra na Avenida Domingos Mariano, onde acontece a concentração, como também os banheiros químicos e, acima de tudo, os pontos de hidratação. Instalamos quatro pontos de hidratação, que disponibilizou água fresca à vontade para quem estava pela avenida. O calor foi um obstáculo superado, através dessas ações e do adiantamento no horário do desfile. Isso trouxe conforto para quem participou do evento”, disse.

O Desfile Cívico é uma iniciativa da prefeitura, através da Fundação Cultura Barra Mansa, com o apoio da Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), da Guarda Municipal e das secretarias de Manutenção Urbana, Ordem Pública, Saúde e Educação.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

6 comentários

  1. Avatar

    Único serviço público que a cidade tem pra comemorar é a 90⁰ DP, na titularidade do Dr Ronaldo, e o 28⁰BPM. Rodrigo Drable e seus amigos na Câmara estão aqui a passeio. Lamentável.

  2. Avatar

    Deus proteja os moradores e perdoe a inveja dos vizinhos.

  3. Avatar
    Barramansense cansado

    Como se tivesse algo a comemorar em Barra Mansa, não tem lazer, não tem emprego, não tem industriais fortes, não tem ruas recapeadas, resumindo: falta tudo. Por outro lado sobram estacionamentos, farmácias e supermercados, terrenos que poderiam ser utilizados para unidades habitacionais são desperdiçados com estacionamentos e supermercados novos. Onde estão os vereadores que não se juntam com prefeito e decreta que para novos empreendimentos acima mencionados somente será liberado em contra partida de soluções habitacionais.

    • Avatar
      Barramansense cansado

      Realmente, tinha me esquecido que a única coisa que nos dá orgulho é o trabalho do delegado e sua equipe da 90° DP.

  4. Avatar

    Parabéns Barra Mansa, Deus te abençoe

Untitled Document