Entrevista exclusiva: Samuca Silva fala sobre a reabertura do comércio varejista em Volta Redonda

by Paulo Moreira

Volta Redonda – Desde que o prefeito Samuca Silva decretou medidas de isolamento social para enfrentar a pandemia da Covid-19, em 23 de março, um dos pontos que mais atraíram a atenção da população foi o fechamento do comércio varejista de itens não essenciais. Nesta segunda-feira (11) essas lojas vão poder reabrir, com uma série de medidas de segurança. Nesta entrevista exclusiva ao DIÁRIO DO VALE, Samuca fala desse momento.

DIÁRIO DO VALE  – O comércio varejista de rua voltará a funcionar em Volta Redonda nesta segunda-feira, de 14 às 22 horas. Isso significa, de alguma forma, que a população pode reduzir suas precauções com a Covid-19?

Samuca Silva: De forma alguma. Esse é um momento que ainda devemos ser mais vigilantes. E essa reabertura gradual do comércio só está sendo possível porque tomamos as medidas necessárias de proteção a Covid-19 logo no início da pandemia. Foram medidas como a suspensão das aulas, o fechamento da cidade para a entrada de carros de outros municípios, ter tornado obrigatório o uso de máscaras, proibição de aglomerações, entre outros, que permitiram esse retorno do comércio.

Mas vale destacar que o retorno do comércio está condicionado ao avanço do vírus. Então vamos acompanhar diariamente esse avanço dos casos suspeitos e a ocupação dos leitos nas unidades de saúde. Por isso, para que o comércio permaneça aberto, é importante todos fazerem sua parte. E o grupo de risco permanecer em casa.

As pessoas só devem ir ao comércio se for extremamente necessário e, ao sair de casa, devem usar máscara e sempre higienizar as mãos.

DV – Quais as medidas que as lojas e outros estabelecimentos deverão adotar para tornar esse retorno o mais seguro possível?

Samuca: Conforme estabelecido no artigo 5º do decreto 16.146, todos os estabelecimentos devem intensificar as ações de limpeza, disponibilizar lavatório para as mãos ou álcool em gel para os clientes, divulgar informações sobre as medidas de prevenção acerca da COVID-19, estabelecer o horário exclusivo de 14 às 15h para idosos a partir de 60 (sessenta) anos de idade, controlar a entrada de clientes no interior dos estabelecimentos, limitando o número de consumidores a um consumidor para cada dez metros quadrados de loja, entre várias outras medidas. Enfim, estamos fazendo todo o possível para evitar a contaminação nas ruas e estamos exigindo que os comerciantes façam o mesmo da porta pra dentro das lojas.

DV – E as pessoas físicas? Que atitudes devem tomar para evitar a contaminação?

Samuca: Primeiramente, quem puder deve ficar em casa. O isolamento social é primordial para que possamos vencer essa batalha. Lavar sempre as mãos e higienizar com álcool em gel também é importantíssimo. Precisamos manter isolados principalmente o grupo de risco. Portanto, por mais difícil que seja, devemos evitar o contato com nossas mães, pais, avôs e avós. Os mais idosos são mais vulneráveis a esse vírus e, em Volta Redonda, estamos conseguindo fazer com que a infecção do grupo de risco seja baixa. Precisamos manter assim.

DV – As entidades empresariais da cidade vêm insistindo há algum tempo no retorno às atividades, e a prefeitura negociou esse retorno com o Ministério Público do Estado do Rio e a Justiça. O senhor se sente seguro de que a cidade pode ter esse retorno, nos termos acertados?

Samuca: Só com rigor podemos voltar com o comércio, monitorando junto a capacidade de leitos. Se não for assim, não há segurança para a reabertura. Entendo que milhares de famílias vivem dessa fonte de renda. Mas em Volta Redonda havia uma decisão judicial que ordenava o fechamento de todas as atividades. Mas, sabendo da importância do comércio, e pelas medidas que tomamos de proteção a Covid-19, nós criamos seis eixos de monitoramento da evolução do vírus em nossa cidade, para que possamos reabrir o comércio de forma responsável e gradativa, sempre embasado em critérios técnicos. Para termos segurança de que o vírus está evoluindo dentro de um controle, é muito importante que:

1- O número de casos suspeitos não aumentar em 5% por dia;

2- O número de leitos ocupados no CTI não ultrapassar 50%;

3- O número de leitos ocupados no Hospital de Campanha não ultrapassar 70%;

4- Grupos de risco em isolamento social;

5- Uso de máscaras obrigatório;

6- Proibição de aglomerações.

Esses são os seis eixos de monitoramento que permitem reabrir o comércio com segurança. Mas, caso esses índices sejam extrapolados, não teremos alternativa a não ser fechar novamente o comércio.

DV – Sobre o horário do comércio, que gerou reclamações de algumas pessoas, na época das vendas de Natal e em outras datas, como o Dia das Mães, não é comum o funcionamento até 22 horas?

Samuca: Exatamente. A intenção é evitar aglomeração e a tarde o fluxo  de pessoas é menor. Lembro que estamos vivendo tempos difíceis. Esse vírus que está em nossa cidade já matou mais de 270 mil pessoas ao redor do mundo e deixou a maior potencia econômica mundial em colapso. Sair de casa para ir ao comércio tem que ser feito em momentos de extrema necessidade. Os comerciantes estão autorizados a funcionar das 14h até as 22h, sendo que as lojas que quiserem, podem fechar antes sem problemas. Esse horário é uma medida inicial, que será avaliada e, se necessário, poderá ser alterado. Mas no início precisamos evitar que muitas pessoas vão à rua no mesmo horário, por isso a abertura no período da tarde. Toda e qualquer medida será feita de forma técnica e sempre com a avaliação dos resultados.

DV – A prefeitura pediu apoio à PM para mais segurança à noite nas áreas comerciais?

Samuca: Sim. Na verdade o 28º BPM já vem apoiando as ações de bloqueio da cidade e tem intensificado o patrulhamento. Os policiais que atuam na nossa cidade, assim como os trabalhadores da saúde e de tantas outras áreas estão de parabéns, pois estão trabalhado incansavelmente. Vamos ter o apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar nos centros comerciais, garantindo assim uma maior seguança.

DV – Se os números continuarem favoráveis, os shoppings retornam a funcionar dia 18? Quais são as restrições?

Samuca: Sim, a princípio os shoppings retomam o funcionamento a partir do dia 18, das 12h às 20h. Por se tratar de locais com grande circulação de pessoas, existem regras específicas para esse tipo de atividade. Para que sigam as determinações, os shoppings devem:

Ter apenas 1 pessoa para cada 10m2 por área comum; o tempo de permanência de no máximo 1 hora e 30 min no estacionamento para cada veículo; proibição de acesso a menores de 05 anos e maiores de 60 anos; a praça de alimentação deve funcionar com a utilização das mesas pelos consumidores de forma intercalada “mesa sim, mesa não”, observando a ocupação máxima de 30% (trinta por cento); e fica proibido o funcionamento dos seguintes espaços comuns que gerem aglomerações: cinemas e espaços de brinquedos.

DV – O senhor fechou as entradas da cidade para veículos de fora, assim como outros municípios. A diferença foi que mandou instalar barreiras físicas em pontos estratégicos. Elas ajudaram a garantir que esse fechamento funcionasse?

Samuca: Com toda certeza. Esse fechamento é fundamental para evitar que o vírus seja importado de outras cidades para Volta Redonda. O momento é de cada pessoa ficar na sua cidade, sem fazer turismo seja ele de qual natureza for. As pessoas que tem familiares em outras cidades, o que desejam vir a Volta Redonda para visitar algum parente, a minha recomendação é que não o façam. Muitas pessoas estão com o vírus mas não apresentam os sintomas. Sem querer você pode acabar contaminando a sua mãe, sua avó, ou algum outro parente que você ama. Então, nesse momento, o isolamento social é muito importante.

DV –Na situação atual e no que é possível projetar para os próximos dias, Volta Redonda dispõe dos leitos de média e alta complexidade necessários ao tratamento da Covid-19?

Samuca: Nossa cidade vem se preparando ao longo das últimas semanas. Montamos um hospital de campanha com 114 leitos, estamos reformulando o modo de uso do Hospital do Idoso e também estamos com o antigo Santa Margarida pronto. Tudo isso para garantir que o número de leitos seja o maior possível para os pacientes da nossa cidade. Atualmente as nossas taxas de ocupação de leitos estão baixas, bem abaixo do limite dos seis eixos de monitoramento, apesar de termos mais de 550 casos confirmados. Isso acontece devido a característica da contaminação da nossa cidade, pois estamos conseguindo fazer com que o grupo de risco não tenha contato com o vírus. Mas ainda não vencemos esse vírus, e controlar  contágio é essencal

DV – Além das questões biológicas e econômicas, o isolamento social afeta psicologicamente as pessoas. Como o senhor avalia a atuação da equipe da prefeitura que tem dado suporte nesses casos?

Samuca: Sabemos que esse período de quarentena é ruim para todos e o impacto do isolamento social na saúde mental das pessoas pode gerar ansiedade, depressão. Por isso criamos uma medida inovadora, implantando uma central de apoio com atendimento psicológico, via telefone, as pessoas impactadas pelo isolamento social devido a Covid-19, o novo Coronavírus. A central de apoio funcionará com profissionais no atendimento psicológico, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, através dos números: 3339-9154, 3339-9674 e 3339-9158.

DV – Como o senhor mesmo disse, a pandemia e a crise que ela provoca não são eternas. O que o senhor considera que será mais urgente após a fase mais aguda da pandemia da Covid-19 ser superada?

Samuca: Nesse momento nosso foco total é no combate a Covid-19 e salvar vidas. Mas depois teremos muitos desafios, principalmente de ordem econômica, já que a arrecadação municipal será bastante afetada por essa crise. Mas teremos muitos desafios pela frente. Mas isso não nos assusta: vamos encarar e vencer, com planejamento e gestão eficiente. Acredito que a fase mais aguda da pandemia será a segunda quinzena de maio e a primeira de junho.

You may also like

57 comments

Anônimo 10 de maio de 2020, 18:15h - 18:15

Boa atitude seu prefeito. Você é sensacional. Quando a galera começar a morrer, abre a porta da sua casa e faz de UTI e de hospital de campanha. Entra pra que fiscalizar as entradas da cidade? Tá liberal mesmo, libera tudo. O maneiro é que quando tinha 2 casos você se posicionou para fechar e agora vem querer abrir com 600 casos( isso é que vc sabe ). Mas vem o Lockdown aí pra acabar com a palhaçada. Respeita as vidas. Faz o seguinte, quando for funcionar lá , fica lá na Amaral Peixoto pra pegar na mão do povo lá , tá chegando às eleições. Aproveita pra pagar o salário de quem perdeu o emprego por fechar o comércio na hora errada.

Pronto, falei 9 de maio de 2020, 15:14h - 15:14

Queria ver os donos das lojas lá, trabalhando até as 22h, na linha de frente, junto com seus funcionários, correndo o mesmo risco de se contaminar. Mas isso será impossível. O proprietário pensa “antes eles do que eu”, o importante é o dinheiro no bolso.

Me Engana que Eu gosto 9 de maio de 2020, 11:31h - 11:31

SANTA MARGARIDA PRONTO????? AONDE??? REPORTAGEM DO DIÁRIO DO VALE, VÁ LÁ AGORA, OLHEM COMO ESTÁ.

Edna 10 de maio de 2020, 18:48h - 18:48

Pontos de higienização deveria ter sempre não só em pandemias. E parar de ter preferências e vista grossa. Bar aberto aqui e lotado! Vai me dizer que não viram? Bar não precisa funcionar, quem quer beber que beba em casa. Mais um monte de coisas que a gente vê errado. Vai abrir o comércio e fecha passagens em bairros? E numa cidade violenta como a nossa comércio aberto a noite? Total despreparo!

Maria 9 de maio de 2020, 09:53h - 09:53

Pessoal não entendem a jogada dessa elite que quer dominar.

Mr.Magoo 2 9 de maio de 2020, 09:17h - 09:17

Mais uma vez aqui pra pedir que libere os cartões dos idosos, é inaceitável um senhor(a) com mais de 65 anos ter que tirar desinterar do pouco que ganha pra pagar a passagem. Então de novo pergunto:
– Quem paga a passagem está imune ao covid-19?
ATENÇÃO PREFEITO O QUE MAIS TEM EM VR É IDOSO, VOCÊS VÃO PRECISAR DELES.

Emir Cicutiano 9 de maio de 2020, 13:06h - 13:06

Vc não entendeu ou não quer entender. Samuca tirou a gratuidade para que o IDOSO FIQUE EM CASA!!! Grande parte do sucesso de uma cidade com tantos contaminados estar com baixas internações e letalidades vem de ações como essa, aí vem um tapado de visão míope (como a maioria das pessoas, diga-se) que não consegue enxergar o real alcance das medidas… Mas que povo difícil, meu Deus!…

vilma marins de Castro 11 de maio de 2020, 17:33h - 17:33

O pior é contar com o hospital do estado.Antes mesmo da covid o prefeito sabia o que todo da cidade sabia,Hospital bonito equipado e sem profissionais.O maluco do governador tb sabia mas manda para ca em ambulãncia sem uti doentes graves para morrer aqui..Houveram mais der 20 mortos em apenas um dia .Tudo ocultado.Enquanto enfermeiros capacitados que vieram para ca pediram demissão após 3 plantões alegando que não é um hospital e sim a sucursal do inferno.O prefeito acha que ele vai se livrar disso.Deixou pessoas inocentes vir para cá ficou bem com o governador psicopata e coloca em risco toda cidade.Quem sustenta este comércio é o dinheiro dos aposentados Maluco.Aproveito a nova posição do governador e tranca tudo.Sua atitude com o isolamento até agora foi correta,muita gente de fora trabalha aqui e os bares fechado nos livraram da circulação do covid.Este fim de semana teve churrasco e festas na São Joâo Acorrrrdeeee

Sincero 9 de maio de 2020, 09:03h - 09:03

E viva FOSSA REDONDA!!

Beto 9 de maio de 2020, 08:54h - 08:54

Cheio de especialista aqui e a maioria o dinheiro ta na conta no fim do mês, bando de hipócritas. Ha e no CTI nao é medico que intuba nao ta é fisioterapeuta nao sabe nem o que fala querem dar opinião. So pra lembrar se a economia quebra nao tem dinheiro nem para pagar seus salários, aí quero ver esse discursinho , hipocrisia do cacete.

Edna 10 de maio de 2020, 18:51h - 18:51

São os doidos da #fiqueemcasa mas querem receber tudo pelo delivery. O entregador não precisa ficar em casa né? Cansada dessa hipocrisia tbm.

Emir Cicutiano 9 de maio de 2020, 08:32h - 08:32

As primeiras perguntas foram de um nível sofrível. Todos estão carecas de saber de tudo isso, já foi exaustivamente explicado em tudo quando é meio de comunicação. Foram mais interessantes na parte final, quando passaram a ser mais específicas… Quem ainda não entendeu não adianta tentar forçar a barra, é tempo perdido. É igual aquele povo na live do prefeito pedindo para ele abrir o fórum, o Detran e outros órgãos que não são da alçada dele. Pessoas sem o mínimo conhecimento das competências de cada ente público, verdadeiros analfabetos funcionais…

Brasileiro reclama da falta de coisas que, dada a sua falta de interesse em aprender, inaptidão para a vida comunitária e desrespeito hierárquico, sequer deveria postular, porque simplesmente não merece ter. Não fossem as pessoas inteligentes, diligentes, esforçadas e perseverantes, este país seria uma Angola ou Moçambique. Sorte que o Brasil é um país que sempre dá bons frutos a quem sabe plantar…

Taffa 9 de maio de 2020, 08:03h - 08:03

Imaginando o pobre coitado do trabalhador saindo do trabalho as 22:00 ficando no ponto de ônibus mais uma hora exposto ao frio que está chegando e a mercê dos marginais,Imaginando aqui o sofrido trabalhador chegando em casa quase meia noite e jantar uma comida requentada,ter que entrar nas pontas dos pés para não acordar seus filhos,me pergunto se esse prefeito é burro assim mesmo ou sua acessoria é tão inútil para não se colocar na situação do trabalhador,porque esse prefeito oportunista não faz um teste e vai no ponto do ônibus as 22;00 horas para sentir na pele antes de propor uma aberração dessas,chega de aparecer nas redes sociais como bom moço e salvador da pátria pq vc não é,suas medidas insanas vao de encontro com o desejo da população seja mais inteligente nas suas ações e comece a pensar mais na população do que na sua improvável reeleição!

guto 9 de maio de 2020, 13:31h - 13:31

Imaginando o pobre coitado do trabalhador ficando em casa as 22:00 mais uma hora exposto ao frio olhar de fome de seus filhos a mercê da fome. Imaginando aqui o sofrido trabalhador ficando em casa quase meia noite sem jantar e nem comida requentada!!!

Pronto, falei 9 de maio de 2020, 15:11h - 15:11

O “importante” é o comércio abrir,a vida voltar ao normal. F**** as pessoas…

Jesse pires 9 de maio de 2020, 07:26h - 07:26

Queria v se demorace mais fexar ai ia demorar muito mais tempo para abrir.
Infelizmente nen Jesus agradou a todos

José Carlos Gomes 9 de maio de 2020, 05:33h - 05:33

Samuca está brincando de ser prefeito, essa de até 22 horas é estender carga horária e fazer com que pessoas se exponham ainda mais, ninguém pensa no indivíduo que vai parar as 22 e pegar ônibus lotado pra casa, ainda mais com o frio, e janelas de ônibus fechada, isso acontece porque ele nunca precisou de ônibus, já diminuíram os carros nas linhas, verdade é que estamos sem políticos pra tratar a pandemia com seriedade, porque não abrir as lojas em dias alternados de acordo com o segmento, e dentro do horário de 8:00 as 18?

Piamã 9 de maio de 2020, 09:46h - 09:46

Não estendeu a carga horária , são 8 horas trabalhadas.

Arev 9 de maio de 2020, 10:04h - 10:04

Como dizia meu pai: Pimenta nos olhos dos outros é refresco.
Esse horário é pra aumentar a circulação de pessoas . Ou será que nesse horário o vírus está descansando em sua caminha quentinha enquanto o povo faz compras?

Emir Cicutiano 9 de maio de 2020, 13:07h - 13:07

É o prefeito que melhor está gerindo seu município durante a pandemia. Nenhuma outra cidade com a quantidade de infectados que tem VR está com índices de internação e letalidades tão baixos, e nenhuma das que tenho conhecimento tem um plano estratégico igual o implementado por Samuca, onde a manutenção da abertura do comércio depende do avanço do vírus e da capacidade de atendimento da rede hospitalar, tudo conforme planilha a ser diariamente seguida… Samuca está dando um banho de gestão durante essa pandemia, queira vc ou não…

Cvv 9 de maio de 2020, 03:55h - 03:55

“BOSTA”…….só pode ser o que ele tem na cabeça!!…..

Lus 9 de maio de 2020, 00:37h - 00:37

Não adianta o comércio fechado e os funcionários da CSN circulando normalmente, fazendo ponte São Paulo X Volta Redonda!
Todo final de semana eles vem de São Paulo, o cinturão de segurança é só Durante o dia.
Tem muita circulação clandestina a noite.

Sensato 9 de maio de 2020, 10:29h - 10:29

Amigo, a CSN proibiu viagens a serviço, se informe,,,,,o horario de comercio defasado do horario de bancos é interessante mas deveria ser mais restrito com horarios alternados portipo de estabelecimento, o cara tem que sair pra um fim especifico enáo sair para “compras”,,,Samuca fazendo a parte dele enquanto o capitáo somente trazendo o caos,,,,,,,,

Eduardo 9 de maio de 2020, 00:33h - 00:33

Enquanto isso witzel gasta 2500000(vinte cinco milhões) com revitalização do hospital de campanha montado no Maracanã……

Rossi 9 de maio de 2020, 09:43h - 09:43

Eduardo
Voce escreveu. Dois milhões e quientos mil.

Piamã 9 de maio de 2020, 09:51h - 09:51

Certíssimo , ter saúde é melhor que futebol, em estádios usados para desvio de verbas.

Ssndra 8 de maio de 2020, 23:55h - 23:55

Eu não concordo com isso. Até pq acredito que não estamos no pico ainda de contaminação. Veremos o que vai acontecer. Infelizmente a maioria não tomará as precauções necessárias. Depois eu quero ver o que vai acontecer. Eu falo pelo que ando observando por aí. Depois que começar espalhar, quero ver como vai ser. Os comerciantes querem abrir o comércio,mas tomara que eles por causa de dinheiro não peguem o vírus, aliás os funcionários,pq eles sim vão ter contato com o público. Duvido que os donos vão pra frente das vendas. Deus ajude a todos. Eu que não vou sair de casa.

Cristina 9 de maio de 2020, 10:08h - 10:08

Os comerciantes estarão na segurança de seus lares, blindados com máscaras, luvas e álcool 70° borrifado no ambiente a cada minuto. Os pobres funcionários estarão enfrentando ônibus lotados para chegar ao trabalho. Falta de respeito com a população. Votei neste preceito e já me arrependo.

Elydio Padovani 8 de maio de 2020, 23:47h - 23:47

Minha gente querida ! Se atentem !
Se o auge da pandemia está por vir ,
qual o motivo de pessoas lindas, como todos nós somos , sensatas, equilibradas ,e obviamente inteligentes ; mesmo com problemas muito críticos , matrimonial , profissional , financeiros , psicológicos, e tantos outros ; é oportuno frisar que ir as ruas neste período poderá ter desfecho infeliz !
Por favor , pensem com critérios, é a sua vida que está em pauta ! Nesse jogo da vida só há um resultado que interessa : a Vitória !
Que a Graça e a Paz do Senhor Jesus Cristo esteja conosco .

Kkk 9 de maio de 2020, 07:38h - 07:38

Só não vejo a fiscalização de pessoas sem mascaras pela cidade….

guto 8 de maio de 2020, 22:52h - 22:52

Excelente administração na cidade de Volta Redonda da Maior Crise de Saúde Pública que o Brasil já enfrentou! Samuca pode dizer : “Vim, vi e venci!”…
Parabéns Samuca pela gestão eficaz e democrática que está agradando à população, mas deixando os comunistas preocupados, pois eles são da turma do “quanto pior melhor!”.
Quanto à abertura do comércio é uma decisão certa, pois em Minas Gerais o governador permitiu que cada cidade decida se vai abrir ou continuar fechada, em São Paulo era para ser assim também, no entanto, os 3 mil respiradores que o governo de São Paulo já tinha garantido pelo Contrato com o governo chines não foi honrado pelos comunistas, ou seja, o governador teve que continuar com a quarentena forçada, que ninguém quer mais por causa dos comunistas chineses que não honram contratos!!!
O que dizer daqueles vereadores que pediram o impeachment do prefeito Samuca sabendo que eles defendem o comunismo e o socialismo?!
Como diria o jornalista Boris Casoy: “Isso é uma vergonha!”

Debochada 9 de maio de 2020, 09:35h - 09:35

Kkkk, Vc pensa isso mesmo do prefeito? Vim,vi e venci.kkkkk, só pode estar brincando!

Alessandra gomes 8 de maio de 2020, 22:39h - 22:39

Cadê a pagina do obituário Volta Redonda? Funcionou até por volta das 15 hs, e agora sumiu. Não consigo ter acesso. Temos direito a informação. CADÊ?????

De saco cheio 9 de maio de 2020, 07:52h - 07:52

Sai pra lá urubuuuuu t querendo carniça…

Gilmar Osiris 8 de maio de 2020, 22:28h - 22:28

Acho bom os empresários começarem a fazer carreata pedindo pra se cuidarem , porque desse jeito não dou 7 dias pra explodirem os casos e o prefeito mandar fechar tudo

E olha, foi avisado umas 500 vezes hein

Azen 8 de maio de 2020, 21:53h - 21:53

Boa noite isso não é tão simples assim, são nessessari medidas de seguranças rígida o povo não está treinado a lidar com uma pandemia infelizmente, logo logo lock down ser a inevitável o Sr sabe disso seja transparente.

Luciano 8 de maio de 2020, 21:37h - 21:37

Nunca vi tanta gente na rua igual estou vendo no Retiro,povo sem noção!

Alfredo Pontes 9 de maio de 2020, 08:13h - 08:13

Na Santa Cruz, em todos fins de semana, em frente ao depósito de bebidas “zero hora” aglomeram-se cerca de 20 pessoas, bebendo e com som alto, aglomeração constante, só que não existe patrulhpatrulhamentoamento aqui infelizmente.

edi 8 de maio de 2020, 21:19h - 21:19

Os governantes estao fazendo a parte deles cabe ao povo ficar em casa e a quem tem q trabalhar se previnir e que Deus nos ajude pois so esta começando

Nimue 8 de maio de 2020, 20:04h - 20:04

Acho que uma medida bacana, seria as empresas e comercio fazer teste de covid19, quem estiver sem covid19 ou curados voltariam , assim daria um passaporte para aqueles que estão sem covid19, quem der positivo,ir para casa e tratar. OMS afirma que Suécia, que não fez lockdown, é “modelo a ser seguido”.

Dom bruxo 8 de maio de 2020, 23:43h - 23:43

Tudo balela continua morrendo gente e ainda querem reabrir o comércio. Conclusão estamos querendo ver mais CPF dando baixa triste.

Mel 9 de maio de 2020, 00:24h - 00:24

Suécia é modelo onde ? Só se for modelo de fracasso total. Olhe os números na escandinávia: Noruega (população 5.3 milhões)= 218 mortos, Finlândia (5.5 milhões de habitantes)= 260 mortos. Suécia (10 milhões de habitantes) = 3175 mortos. Ou seja a Suécia tem 6 vezes mais mortos que seus vizinhos Noruega e Finlândia juntos. Para efeito de comparação, a Suécia tem praticamente população do município de São Paulo que tem 11.7 milhões de habitantes e 3416 mortos. Morre mais na Suécia que em uma cidade do terceiro mundo.

MORADOR DO AÇUDE 9 de maio de 2020, 10:35h - 10:35

Samuca, diante de tantas opiniões diversas, sugiro que faça um plesbicito ou uma pesquisa verdadeira para que a sociedade defina o que quer. Sugiro tb que os nomes de quem é a favor ou contra a abertura apresente seu nome e se comprometa a não usar serviço médico público, caso se contamine!

Sensato 9 de maio de 2020, 10:36h - 10:36

Muita besteira sem analisar o contexto, o modelo sueco se aplica (se der certo, parece que náo) porque la o governo pediu para as pessoas ficarem em casa e o uso do transporte publico caiu 70% sem fiscalizaçao, as pessoas já náo saiam normalmente e literalmente pararam e mais, a populaçáo do pais é menor que a do grande RJ, precisamos desenhar??????

Verdade 8 de maio de 2020, 19:14h - 19:14

As ruas estão cheias de gente batendo perna. As filas nos bancos estavam enorme. Hoje na vila e aterrado estava difícil achar vaga. O resultado disso tudo ficará evidenciado daqui a 12 dias. Se hoje está assim imagina como ficará com o comércio varejista aberto. Nem é preciso pensar muito pra ver o desastre que será no aumento de número de contaminados. Daqui a 12 dias teremos a confirmação.

Ale Amorim 8 de maio de 2020, 21:17h - 21:17

Cade a pagina de obituario Volta Redonda? Retiraram hoje a tarde. Porque???? Temos direito ao acesso as informações.

Claudio 9 de maio de 2020, 02:39h - 02:39

Inclusive você estava passeando porque viu essa turma toda vale lembrar que é semana de pagamento o povo tem que comer .

Heavy metal 9 de maio de 2020, 06:57h - 06:57

Eu acho melhor e fecha a CSN, porque, o virus gosta de frio e poluição, se continuar assim o virus nunca vai acabar aqui, nem no mundo todo

Complicado abrir tudo 8 de maio de 2020, 18:29h - 18:29

Corrigindo “comércio”.

Carlos 8 de maio de 2020, 18:21h - 18:21

O problema maior de abrir o comércio é a falta de disciplina do brasileiro,muitos não levam a Pandemia a sério,é só ver o que está acontecendo no Rio.Pode preparar pra fechar de novo,Samuca.Os números vão disparar.

Eduardo 8 de maio de 2020, 20:54h - 20:54

Tomara que seja feita uma auditoria rigirosa nos gastos com a verba para o controle da pandemia, com certeza se for feita cabeças rolam o interessante é que até os vereadores estão caladinhos…. lembrem se do atuau gestão estadual e municipal nas próximas eleições, o povo precisa acordar pois estamos sendo muito mal representados pelos políticos que elegemos através do nosso voto.

FECHA TUDO ! TÁ MORRENDO GENTE, CACETE ! 8 de maio de 2020, 18:16h - 18:16

Tinha que manter tudo fechado

Os casos estão explodindo na cidade

PREFEITO IRRESPONSÁVEL…!!!!!!!!!!!!

Complicado abrir tudo 8 de maio de 2020, 18:28h - 18:28

Junta tudo isso com a falta de profissionais especializados nas UTIs, pois não são todos os médicos que são extremamente capacitados para procedimentos de intubação. E ainda tem a questão do uso da cloroquina e azitromicina que fazem muito mal ao coração. O povo tem que pensar bem antes de ficar frequentando o comérico.

MORADOR VR 8 de maio de 2020, 19:20h - 19:20

O Pior e mais atrapalhado prefeito de Volta Redonda em toda a história!!!

1 – Fechou tudo quando não precisava fechar!
2 – Vai abrir quando não pode abrir!!!

Alguém pode me.explicar o que esse prefeito tem na cabeça?

Magoo 9 de maio de 2020, 00:25h - 00:25

Cala a boca, babaca!!!

Claudio 9 de maio de 2020, 02:40h - 02:40

Voce deve ser aposentado seu dinheiro cai todo mês na sua conta ta pensando só em você.

Piamã 9 de maio de 2020, 09:56h - 09:56

Esse aí quer todos em casa, inclusive aquele que lhe entrega comida na sua porta ?.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996