sábado, 31 de julho de 2021 - 23:05 h

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Equipe realiza tratamento bucal em pessoas internadas na UTI com Covid-19

Equipe realiza tratamento bucal em pessoas internadas na UTI com Covid-19

Matéria publicada em 8 de maio de 2021, 10:12 horas

 


Trabalho visa evitar agravamentos no quadro de saúde

Volta Redonda – Dentistas habilitados em Odontologia Hospitalar, que atuam na rede pública de Saúde de Volta Redonda, têm contribuído na recuperação de pacientes internados por causa da Covid-19 na cidade. O serviço odontológico nas UTIs (Unidade de Tratamento Intensivo) visa prevenir, diagnosticar e tratar condições infecciosas e lesões na boca, contribuindo com a redução do risco de pneumonia, que pode agravar ainda mais o estado de saúde do paciente.

De acordo com a coordenadora do serviço de Odontologia do Hospital Munir Rafful (HMMR), o Hospital do Retiro, a dentista Claudia Ruela, quanto maior o tempo de intubação, mais lesões e infecções na boca do paciente podem aparecer, aumentando os riscos de complicações.

“Na UTI Covid-19, atuamos, basicamente, para prevenir que uma pneumonia bacteriana se sobreponha a uma pneumonia viral, o que agrava ainda mais o quadro do paciente. Fazemos a remoção dos focos infecciosos bucais, cuidamos das lesões traumáticas na boca provocadas pela intubação, além de manter um procedimento de higiene oral específico para esses pacientes críticos”, explicou.

A dentista ainda comentou que a maioria dos hospitais do país não conta com esse serviço e que ainda são poucos os profissionais habilitados para essa função, mas que a presença do dentista, inserido na equipe multidisciplinar das UTIs, tem impactado de forma direta na redução dos dias de intubação do paciente e a média de permanência nos leitos, contribuindo também com a diminuição dos custos hospitalares.

“Nossa experiência na UTI do Hospital do Retiro mostra que a redução de pneumonia associada a ventilação mecânica foi significativa, houve maior adesão da equipe aos cuidados bucais, o que eleva a qualidade assistencial e atividades de humanização”, destacou a dentista.

Atendimentos

O número de procedimentos realizados pela equipe de Odontologia Hospitalar do Hospital do Retiro dobrou no mês de abril. Em março foram registrados 205, enquanto abril os atendimentos subiram para 428.

Seguindo o Hospital do Retiro, este ano o Hospital São João Batista (HSJB) também implementou o serviço de odontologia. A estimativa é que com os protocolos de higiene oral, haja uma diminuição da quantidade de pneumonias em até 70%.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Trabalho de suma importância na recuperação da saúde dos pacientes. Volta Redonda a frente com um serviço público de excelência com profissionais habilitados e comprometidos. Parabéns aos dentistas envolvidos

Untitled Document