Equipes da prefeitura desobstruíram mais de cinquenta ruas em menos de 24h

Por Diário do Vale

Equipes tiveram forte trabalho para retirar o grosso da sujeira e das árvores caídas
(Foto: Evandro Freitas/Secom)

Volta Redonda- Mais de 380 servidores públicos estão nas ruas desde a noite de quarta-feira para conseguir dar conta da limpeza e desobstrução de ruas, afetadas pelo temporal que caiu na cidade. A medida foi decidida após reunião com um grupo de secretários, ainda na tarde de quarta, logo após o vendaval. Na ocasião, o prefeito Samuca Silva determinou que toda a estrutura da prefeitura fosse destinada para apoiar na limpeza da cidade.

– Tive a informação do Toninho Oreste, nosso Secretário de infraestrutura, no fim da manhã de hoje (quinta feira), de que até então, já tinham sido desobstruídas 53 ruas e avenidas na cidade, dando mais fluidez ao tráfego. Também fui informado pelo Leandro, coordenador da Defesa civil, que não houve vítimas, nem desalojados e nem desabrigados, o que era, até então, a nossa maior preocupação. Os trabalhos agora são destinados à limpeza da cidade”, disse Samuca Silva.

Ainda segundo dados da Defesa Covil, em pouco mais de 20 minutos e por volta das 17h de ontem, o vento atingiu quase 90 km/h, e foi canalizado geograficamente através do ‘Vale do Paraíba’ que corta cidades como Resende, Barra Mansa e Volta Redonda.

“Já havia anos que a região não sofria com uma corrente tão forte de vento como essa que ocorreu na tarde desta quarta feira. Nem choveu tanto. Forma 9mm de chuva, muito baixo na questão de chuva, mas a concentração na velocidade e na força do vento, foi surpreendente, derrubado cerca de 50 árvores entre os bairros Ponte Alta e Jardim Amália, incluindo Conforto, Vila Santa Cecília e Centro, foram os mais atingidos”, explicou Leandro.

O secretário de Infraestrutura, Toninho Oreste, informou que 350 funcionários, com ajuda de retroescavadeiras, caminhões e motosserras, estão atuando na limpeza das ruas desde a madrugada de a de quarta feira.

“As equipes de poda, capina e roçada estão trabalhando juntas para que a cidade retome a normalidade e não vamos parar de trabalhar, principalmente essa época do ano, quando esses temporais são mais frequentes”, disse, informando ainda que até os profissionais de varrição da empresa Pioneira, foram deslocados para os bairros mais atingidos pelo vendaval como Vila Santa Cecília, Conforto, Centro, Eucaliptal e Jardim Amália.

O funcionário da equipe de poda de árvores da Secretaria de Infraestrutura, Merin do Nascimento, foi um dos que trabalhou durante a madrugada, e estava durante a manhã com uma equipe no bairro Jardim Paraíba.

“Atuamos durante à noite e madrugada para desobstruir as vias e agora estamos cortando as árvores e removendo todo material verde”, explicou, lembrando que também esteve na Vila Santa Cecília e Conforto.

A moradora do Jardim Paraíba e funcionária de uma clínica veterinária que fica no mesmo bairro, Tatiana Gomes Rodrigues, ficou impressionada com a rapidez na liberação da rua. “As árvores caíram no final da tarde e interromperam a passagem dos ônibus pela Rua 537. Porém, por volta das 19h, a equipe da prefeitura já atuava para restabelecer a passagem”, afirmou, acrescentando que a equipe voltou logo no início da manhã para retirar o restante das árvores do local.

SAAE VR

Segundo diretor-presidente do Saae, José Geraldo Santos, o Zeca, em decorrência do forte temporal, houve falta de energia elétrica, de responsabilidade da Light, em vários pontos da cidade. O funcionamento de várias bombas de fornecimento de água, que foram religadas ao longo da madrugada, estão voltando ao normal aos poucos.

“O único sistema de bombeamento que ainda não possuía energia elétrica até o início da tarde desta quinta feira, para funcionar, fica no bairro Laranjal, onde houve queda de árvores e postes. Por esta razão, os bairros Laranjal, Colina, São Geraldo, Monte Castelo, Siderópolis, Jardim Esperança e Sessenta estão com o abastecimento comprometido”, disse Zeca, informando que um ger ador foi ligado no local para que o fornecimento seja restabelecido.

O Saae VR pede a compreensão da população e a colaboração para que as pessoas façam consumo consciente de água. A autarquia está suprindo a necessidade através de caminhões pipa, enquanto o serviço não é totalmente normalizado.

Zoológico e Parque Aquático

O Zoológico Municipal também foi afetado pela forte chuva e pelo vendaval, tendo que fechar ao público para manutenção. Árvores e galhos caíram, inclusive em fios de alta tensão. O local ainda se encontra sem fornecimento de energia elétrica, prejudicando o comércio que opera dentro do zoológico. Muita lama ficou acumulada no deck que dá acesso ao pedalinho, impossibilitando o uso do brinquedo.

“Não temos nenhuma excursão agendada para esta quinta-feira e decidimos fechar o zoológico para conseguirmos limpar e arrumar tudo. Na sexta já reabrimos normalmente”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Maurício Ruiz.

O Parque Aquático Municipal também ficará fechado nesta quinta-feira, dia 17, para limpeza das piscinas, que normalmente acontece no período da noite e foi interrompida por conta da falta de energia. Também será feito o recolhimento de galhos e árvores caídos. O parque será reaberto nesta sexta-feira, dia 18.

VOCÊ PODE GOSTAR

9 Comentários

fernando 18 de janeiro de 2019, 12:47h - 12:47

Desobstruir as ruas por quedas de árvores isso é rotina. Só a prefeitura não sabe disse, pois os moradores costumam desobstruir sem chamar a prefeitura. Pois é mais rápido. Oque a prefeitura de deveria fazer e não faz, e cortar as árvores podres aos longo de vias, fazer uma inspeção juntamente com a ligth das fiações entrelaçadas nas árvores e fazer as podas. Nada mais que isso. Isso é redução de custos, cidade limpa e atendimento de qualidade. Mas como a prefeitura não produz para gerar recursos financeiros, o dinheiro sai do contribuinte, então, vamos gastar sem planejar

Pagador de impostos 18 de janeiro de 2019, 10:40h - 10:40

Contra o vento forte estamos indefesos. Mas, limpeza de bueiros e poda correta de árvores (não essa que fazem, principalmente as equipes da Light) podem evitar muitos desses problemas. Na minha rua, muitos bueiros estão entupidos. Lá liguei e abri ocorrência na PMVR há algum tempo e nada….nada… nada…. Pra concluir, o muro do Clube Umuarama, de frente para o estacionamento da Cúria, está inclinado na direção da rua. Podemos ter um grave acidente por ali. Alô Defesa civil e PMVR.

Apocalipse 17 de janeiro de 2019, 22:58h - 22:58

todos os transtornos e prejuízo, poderiam ter sido evitados se os orgãos competentes trabalhassem na PREVENÇÃO, mas infelizmente é preciso ser “muito inteligente”, para pensar nisso.
Aí está a administração e mudança que a maioria preferiu, mas tudo bem. Ano que vem acaba.

VAI VENDO 17 de janeiro de 2019, 23:42h - 23:42

Não existe um ambientalista para acompanhar a equipe, pelo menos nas equipes que eu converso. Eu já tenho os nomes do coordenador dessas equipes, tanto quem saiu e quem foi nomeado recentemente para substituir. Vou descobrir a escolaridade deles e colocar aqui.

VAI VENDO Aí o que dá votar em candidatos que NÃO CONHECEM a Administração Pública e NÃO ENTENDEM de Gestão Pública. Como eles não entendem minimamente de Meio Ambiente tbm não colocam um ambientalista para acompanhar esses serviços.

VAI VENDO 17 de janeiro de 2019, 20:06h - 20:06

Eles estão treinados.

Já derrubaram talvez milhares de árvores nos últimos 2 anos e alguns dias. N Rua 60 após a APAE em 2 horas de cada 2 dias, ou seja, em 4 horas eles fizeram poda mau feita em mais de 300 metros da via, semana passada.

Árvores que estão atravessando a rua e tocando na fiação elétrica do outro lado da rua e árvores completamente secas, prestes a cair, ficaram de fora. Outras que faziam sombra, segundo caminhantes do local, foram destruídas (cortaram apenas um lado da árvore como faz a LIGHT).

Espero que não venha plantar arbustos como a SMMA fez próximo ao portão do cemitério Portal da Saudade. Conforme o mesmo arbusto cuidado pelo meu vizinho, toma toda a calçada e não faz sombra nenhuma, muito menos absorve as águas das chuvas.

Bernardo Meningitt 17 de janeiro de 2019, 23:27h - 23:27

Vai se tratar. Você é um derrotado na vida.

VAI VENDO 18 de janeiro de 2019, 11:28h - 11:28

Bernardo Meningitt

Derrubam inúmeras árvores, plantam arbustos, e se reclamar é ser derrotado na vida? E quem vê destruírem as árvores? Por acaso é gente de sucesso ou estão felizes da vida?

Só para lembrar: a CMVR ainda não devolveu o saldo das contas legislativas e o Samuca ainda não apresentou o Orçamento para 2019. Ele que diz ser transparente.

FranciscoJFLacerda 17 de janeiro de 2019, 20:01h - 20:01

Mais uma vez eu desafio eles comprovarem que choveu apenas 9 milímetros em toda a cidade..Eles não possuem pluviômetro em pontos estratégicos( norte, sul, leste, oeste e outros) Acredito que existam apenas uns 3, um na ilha São João, outro no Aterrado(próximo) e em algum outro lugar…Precisa-se modernizar estas previsões e monitoramento de chuvas e ventos além de medir a poluição nesta cidade até a pouco tempo eram obsoletos e ultrapassados além de não serem integrados em uma rede nacional própria para isto.

Cidadao 17 de janeiro de 2019, 19:28h - 19:28

Engracado ninguem pra elogiar a resposta rapida

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996