domingo, 8 de dezembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Guarda dá recomendações para quem quer curtir o Carnaval em segurança

Guarda dá recomendações para quem quer curtir o Carnaval em segurança

Matéria publicada em 27 de fevereiro de 2019, 15:52 horas

 


Volta Redonda- O comandante da Guarda Municipal de Volta Redonda, Paulo Henrique Dalboni, deu dicas para que os foliões se sintam mais seguros na hora de brincar o Carnaval. É que durante o período de folia, costuma crescer o número de furtos, sendo que carteiras e celulares são sempre muito visados pelos bandidos. Por isso, é bom pular sem levar prejuízo desnecessário.

O comandante informou que o ideal é carregar o celular em um bolso na parte interna da roupa ou na parte da frente de calças, shorts e saias. Além disso, usar o aparelho somente em caso de necessidade, em pontos que permitam ao folião se sentir em segurança. O guarda recomenda também que as pessoas evitem grandes aglomerações e que busquem sempre que possível ter uma visão ampla do local onde se encontra. Em relação ao uso de uma mochila ou bolsa para transportar objetos pessoais e documentos, o comandante Dalboni não recomenda.

– Em eventos com grandes aglomerações de pessoas têm que levar o mínimo de objetos. Dinheiro, documentos e celular sempre no bolso da frente da calça ou bermuda e se possível no bolso ou bolsa interna – recomenda.

Para o caso de pais que gostam de levar crianças em blocos de Carnaval a GM sugere algumas recomendações. Primeiro, verificar a faixa etária do evento e colocar uma identificação na criança. Outra: sempre combinar um local de encontro se houver o afastamento.

– O mais importante de todas as medidas de prevenção é a criança deve estar sempre ao lado dos pais – recomenda.

No caso de ser abordado por um bandido, o comandante orienta que a pessoa nunca deve tentar reagir e não deve fazer nenhum movimento brusco. Outra recomendação é que procure as forças de segurança o mais rápido possível para que seja identificado o suspeito e feito um registro oficial.

O comandante Dalboni informou que uma das prioridades da GM neste Carnaval é coibir motoristas embriagados e menores consumindo bebidas.

– E para que essas ações surtem mais efeitos a GM pretende fazer campanhas educativas em conjunto com o conselho tutelar, secretarias de Fazenda, Meio Ambiente e Polícia Militar com mais frequência para com isso conscientizar os motoristas e vendedores, lembrando que vender bebida para menor de idade e crime – alerta.

O assistente de entregas Renato Rodrigues afirma que sempre se previne quando está se divertindo no Carnaval.

– Procuro ficar mais atento com tudo ao redor. Sempre ando nestes locais com pouco dinheiro e apenas um documento. Fico mais alerta com as pessoas em minha volta e quando levo o celular eu o guardo no bolso da frente. Nunca vou sozinho por causas das brigas e sempre estou acompanhado da namorada e de amigos. Mesmo em blocos de Carnaval eu procuro ficar em locais mais tranquilos. Nunca fui assaltado na folia, mas conheço pessoas e amigos que já passaram por esta experiência – lamentou Rodrigo.

Estudante do primeiro período de engenharia no Centro Universitário de Volta Redonda (Unifoa), Pedro Henrique também se preocupa com a sua segurança no Carnaval. Folião de carteirinha, ele afirma que sempre toma alguns cuidados quando vai se divertir no Carnaval. “Procuro sempre evitar levar o celular, mas quando eu levo deixo no bolso e não fico expondo ele para tirar self. Também ando com pouco dinheiro ou com cartão, mas isso vai depender no local que estou, pois alguns bairros são mais perigosos”, comenta.

Já a moradora de Volta Redonda, Weida Virote diz que no Carnaval sempre vai à praia com a família. “Gosto de passar o Carnaval no litoral e de preferência nas praias do Espírito Santo, um lugar mais tranquilo e com pouca violência. Mesmo assim evito sair de bolsa e com pouco dinheiro. Também evito quando possível grande aglomeração de gente. Deve ser por isso que ainda não fui roubada neste período”, explica.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

8 comentários

  1. Avatar

    Carnaval e só problema bebedeiras e mortes isso tem que acabar 8gual em país de primeiro mundo isso não existe

  2. Avatar

    Carnaval é em pinheiral, começa hoje.

  3. Avatar

    Carnaval bom seria na vila Santa Cecília , O resto é porcaria e fivisao da população e transferência dos fulioes para Pinheiral .

    • Avatar

      E quem mora na Vila que se foda né? Porquê não faz no seu bairro, bonitão? Todo mundo mijando na porta da tua casa, que tal?

  4. Avatar

    nao tem carnaval em vr

  5. Avatar

    Carnaval é nojento

Untitled Document