quarta-feira, 23 de outubro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Itatiaia prepara alunos para avaliação no Ideb

Itatiaia prepara alunos para avaliação no Ideb

Matéria publicada em 22 de setembro de 2019, 06:45 horas

 


 

Escolas de Itatiaia se preparam para mais uma edição da Prova Brasil- Foto: PMI

Itatiaia- A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Itatiaia tem realizado um acompanhamento sistematizado em todas as Unidades Escolares da rede municipal. A pasta estimula projetos e ações, realiza simulados bimestrais e oferece formação continuada constante aos educadores. Segundo a secretaria, no ano de 2017, Itatiaia ficou acima da meta, ao obter a nota 5,7, quando a meta era 5,2.

Na avaliação de 2017, dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, apenas 23 bateram a meta do Ideb dos anos iniciais. Desses apenas, cinco apresentaram crescimento em todos os anos avaliados, sendo que o município de Itatiaia foi o único do Sul Fluminense dentre essas cinco cidades. Além de bater a meta, este resultado obtido por Itatiaia aproximou-se do estadual nível (5,8) e superou o nacional (5,5).

De acordo com o supervisor escolar e coordenador dos anos iniciais, Anderson Rocha, um total de 669 alunos participarão do IDEB este ano em Itatiaia, com 407 alunos do 5º ano e 262 alunos do 9º ano. Ele ressaltou que atualmente todas as escolas possuem projetos e atividades pedagógicas significativas, voltadas para melhorias das habilidades de leitura e lógica-matemática, que são as habilidades avaliadas na Prova Brasil.

E para estimular esses alunos para as provas, o coordenador dos anos iniciais ressaltou a Secretaria Municipal de Educação organiza “Simulado Bimestral”, que é aplicado em todas as turmas do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

– Nestes simulados é possível detectar os avanços pedagógicos das turmas, além de detectar as habilidades que os alunos necessitam aprimorar – disse.

Visando aprimorar o conhecimento dos alunos, os professores de todas as escolas de primeiro segmento apresentaram projetos voltados para a leitura e escrita. Essas ações, segundo Anderson, contribuem para desenvolver a oralidade dos alunos, o que também tem reflexos na escrita.

O coordenador lembrou que os resultados apresentados nos três bimestres deste ano foram de índices acima de 60% de aproveitamento. Segundo Anderson, de acordo com esses números e com o trabalho que vem sendo feito, a expectativa é de alcançar em 2019 resultados acima daqueles que já foram atingidos em anos anteriores.

O coordenador ressaltou que os professores dos anos iniciais também passam por capacitações para se prepararem melhor para o Ideb.

– São oferecidas formações continuadas, de forma sistemática para os professores. Além da discussão e estudo da temática ser constante dentro das escolas, nos momentos de planejamento semanal e hora-atividade – lembrou.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

2 comentários

  1. Avatar

    Enquanto VR e BM estão preparando mossos estudantes para o esporte. Serão os futuros esportistas de sofá tendo como consequência os futuros noveleiros. ( seguidor de novelas).

Untitled Document