domingo, 20 de junho de 2021 - 21:38 h

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Juíza manda presidente em exercício da Câmara Municipal assumir em Itatiaia

Juíza manda presidente em exercício da Câmara Municipal assumir em Itatiaia

Matéria publicada em 9 de junho de 2021, 19:13 horas

 


Agentes do grupo de apoio ao MP (Gaeco) quando chegavam nesta terça à Prefeitura de Itatiaia
(foto: Paulo Moreira)

Itatiaia – A juíza da Vara Única do município, Carolina Dubois Fava de Almeida, determinou que sejam enviados ofícios à Câmara Municipal, ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio (TJ-RJ) e à Justiça Eleitoral, comunicando o afastamento do prefeito interino Imberê Alves, que é o presidente da Câmara Municipal. A juíza mandou ainda que Câmara Municipal cumpra o que estabelece a Lei Orgânica de Itatiaia e dê posse ao primeiro vice-presidente Legislativio como novo prefeito interino, já que ele atualmente preside a Câmara. Ela rejeitou a proposta do MPRJ de que um juiz eleitoral assumisse a prefeitura.

Caso o primeiro vice-presidente, que atualmente exerce a presidência da Câmara, não possa assumir, a sequência é segundo vice-presidente, primeiro secretário, segundo secretário, procurador-geral do município e secretário municipal de Administração. No entanto, este último também foi afastado pela mesma decisão que tirou o prefeito interino do cargo. Até o momento em que esta reportagem foi publicada, não havia informação sobre a decisão da Câmara Municipal.

A Prefeitura de Itatiaia emitiu nota informando que ainda não foi definido o nome do prefeito interino que deverá ocupar o cargo, após o afastamento do então prefeito Imberê Moreira Alves, que deixou o comando do Executivo Municipal durante ação do Ministério Público, na tarde dessa terça-feira, 8, em Itatiaia. Além de Imberê, agentes do MP, afastaram das funções o chefe de gabinete, Fábio Alves Ramos, e os secretários municipais de Saúde, Raphael Figueiredo Pereira, de Educação, Kézia Macedo dos Santos Aleixo, e de Administração, Gustavo Ramos da Silva, por “gravíssimos atos de improbidade administrativa”, segundo processo do MP.

Na nota, a assessoria de imprensa da prefeitura de Itatiaia informa que a Administração Municipal irá se manifestar, após ter acesso aos autos do processo, que corre em segredo de Justiça, por meio da Procuradoria Geral do Município. O afastamento do prefeito e demais agentes públicos foi expedido pela Vara Única de Itatiaia, que também expediu mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao prefeito e nos gabinetes dos demais agentes públicos, bem como ordem de bloqueio de bens dos investigados.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document