Mais de 20 mil alunos devem voltar às aulas presenciais em Volta Redonda na próxima segunda-feira

by Diário do Vale

Volta Redonda – A Secretaria Municipal de Educação (SME) se prepara para receber na próxima segunda-feira (13), mais de 20 mil alunos na volta às aulas presenciais em 104 unidades da Rede Municipal de Ensino – inclusive creches. O retorno ocorrerá em sistema híbrido – online e presencial – após profissionais da Educação terem recebido a aplicação da segunda dose da vacina contra Covid-19. A volta será para todos que optarem pelo ensino híbrido, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio – incluindo EJA (Educação de Jovens e Adultos). Estão previstas atividades remotas para o complemento da carga horária diária.

Neste momento, será respeitado o limite de até 50% de alunos em sala de aula, previsto em protocolos sanitários. Além do quantitativo, será levado em conta o tamanho de cada sala. Se o número de estudantes for maior que os 50%, a turma terá um rodízio: um grupo por semana. Quem não estiver na sala de aula, estará acompanhando pela plataforma online.

A SME também se organizou para receber alunos que queiram fazer refeições no colégio. Todo estudante terá direito, conforme o horário pré-estabelecido pela escola. Para saber mais, é preciso ligar para a unidade escolar.

A presença do aluno em sala de aula será decidida pelos pais ou responsáveis. No caso dos maiores de idade e do EJA, eles poderão optar pelo espaço físico ou virtual de ensino. Os que decidirem retomar as aulas presenciais assinarão um termo de compromisso com as orientações e normas de segurança. As aulas remotas continuarão sendo ofertadas somente àqueles que não aderirem ao modelo presencial. No caso dos estudantes que não têm acesso à internet, a Secretaria de Educação seguirá providenciando o material impresso.

“Estamos preparados para receber os estudantes. Todas as nossas escolas estão devidamente preparadas para o retorno e os profissionais orientados sobre os protocolos de segurança. As equipes diretivas, pedagógicas, professores e demais funcionários participaram de formações específicas para aprenderem juntos a lidar com quaisquer eventualidades. Máscaras foram adquiridas para servirem de estoque nas escolas, caso algum aluno chegue à unidade sem a proteção facial. Todos também terão a temperatura corporal aferida, além de uma escala de horários ter sido montada para entrada, alimentação e saída de pessoas, tudo para evitar aglomerações”, garantiu a secretária de Educação, Therezinha Gonçalves, a Tetê.

Para receber os alunos, as escolas passaram por melhorias estruturais. Também foram colocados tapetes sanitizantes, dispensers de sabão líquido e lixeiras com pedal. Papel toalha, frascos com álcool em gel 70% foram distribuídos por todas as unidades, em salas de aula e demais ambientes escolares. Equipe de limpeza foi treinada e está preparada para os cuidados contra a disseminação da Covid-19.

Carga horária na volta às aulas

Educação Infantil – As turmas terão carga presencial diária de duas horas e espera-se que em outubro, ela seja ampliada para três horas. O restante da carga horária será computada no ensino remoto, com atividades pela plataforma, e com uma aula semanal ao vivo. As turmas estão escalonadas para entrada de acordo com a necessidade de cada unidade que atende à Educação Infantil.

Anos Iniciais do Ensino Fundamental – As turmas terão carga presencial diária de duas horas e trinta minutos, e espera-se que em outubro, essa carga seja ampliada para três horas. Não haverá intervalo. O restante da carga horária será computada no ensino remoto e nas atividades pela plataforma.

Anos Finais do Ensino Fundamental – As turmas terão aulas de 50 minutos; os alunos permanecerão na escola por três horas diárias; entre as aulas não haverá intervalo. Terão 10 minutos na entrada e 5 minutos entre uma aula e outra para os protocolos de higienização. O restante da carga horária será cumprido por meio das atividades remotas ou impressas oferecidas diariamente aos alunos.

Ensino Médio – Turmas do noturno terão todas as aulas presenciais; turmas do diurno terão de quatro a cinco aulas presenciais diárias, com intervalo após a segunda aula.

Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Nos anos iniciais, as turmas terão aulas presenciais diariamente das 18h às 20h, e o restante da carga horária será computada no ensino remoto e nas atividades pela plataforma. Nos anos finais, as turmas terão aulas presenciais diariamente das 18h20 às 20h20, e o restante da carga horária será computada no ensino remoto e nas atividades pela plataforma.

You may also like

13 comments

Paulo gato 13 de setembro de 2021, 15:04h - 15:04

Quero saber se com a volta das aulas os ônibus voltarão ao seus horários normais, por que horrível este atendimento. Cadê o prefeito? Cadê os vereadores? Volta Samuca!

Mandrake 11 de setembro de 2021, 09:01h - 09:01

Até que enfim né? As escolas particulares já retornaram faz tempo. Como sempre os alunos das redes Municipais e Estaduais, sempre na segunda fila.

Cada um com seu cada um 10 de setembro de 2021, 23:14h - 23:14

Meus filhos não estáo em shoppings, pracinha, ruas ou sequer casa de parentes, então continuam em casa onde é mais seguro para eles e para mim.
E seguem estudando. Minhas noites são destinadas a ajudar e cobrar os estudos.

Muito revoltada 10 de setembro de 2021, 22:15h - 22:15

Meu marido comprou casa aqui no parque do contorno, sendo que só temos 1 carro. E eu terei que levar minha filha de ônibus. Fazer uma viagem todo dia! Que raiva!

Renato Barcelos 10 de setembro de 2021, 19:29h - 19:29

Nem todos . O Colegio João Pio no Retiro um dos mais recentes construidos pela prefeitura está sem condições de uso. Embolso caindo pelo colegio.

Revoltada 10 de setembro de 2021, 17:55h - 17:55

Só de lembrar que terei que fazer uma viagem de ônibus para levar minha filha na escola, me dá mais raiva ainda do meu esposo que comprou casa aqui no parque do contorno, e só temos 1 carro!!!

Alguém 10 de setembro de 2021, 17:42h - 17:42

Particular voltou desde o início do ano e não mandei, crianças e adolescentes não estão vacinados.

Criança pega covid, transmite covid, a vacina diminui os riscos dos adultos, mas também pega e transmite covid.

E a convidaria nas escolas tá correndo solta.

Só que quem morre é a vovó e o vovô.

A verdade está lá fora.... 10 de setembro de 2021, 17:32h - 17:32

Não mandarei meus filhos !

Delta a vista!

Se cuidem !

Só não vem chorar depois !

Adultos pelas ruas não cumprem protocolos, o que dirá crianças…

Alguém 10 de setembro de 2021, 17:29h - 17:29

Criança pega covid e transmite covid .

É cada um por si e salvem se quem puder!!!!!!

Leitor 10 de setembro de 2021, 17:27h - 17:27

Os meus estão em casa guardadinhos!

Me cuido e cuido dos meus , não vou mandar meus filhos, as crianças estão pelas ruas sem máscaras com seus pais sem máscaras, final de semana é só aglomeração, churrascaria e festinha.

Se cuidem ! 10 de setembro de 2021, 17:23h - 17:23

A pediatra Christina Propst relata sua experiência no tratamento de crianças com covid-19 e a situação no Texas Medical Center, o maior complexo médico do mundo.

“O que vejo nas crianças com covid me assusta. Alguns dos meus pacientes têm precisado de cuidados intensivos e, nas últimas semanas, houve óbitos infantis no Texas Medical Center.

Essas mortes são devastadoras, principalmente quando você vê o sofrimento pelo qual uma criança intubada teve que passar por um longo período de tempo.

O problema é que a Delta está afetando mais crianças do que outras variantes. Na verdade, no Hospital Pediátrico do Texas, um terço das crianças que chegam com covid necessitam de cuidados intensivos.

Isso geralmente significa que eles precisam de suporte respiratório. É realmente doloroso ver crianças intubadas por covid.

Não teria dito isso há um ano, quando tínhamos a variante Alfa, mas aquilo não era nada comparado ao que estamos vivendo agora.

Um terço das crianças admitidas com covid no Hospital Pediátrico do Texas necessitam de cuidados intensivos

Os casos de covid em crianças em todo o país quadruplicaram no último mês, e um dos motivos é que a variante Delta é transmitida muito mais facilmente.

Uma segunda razão é que as crianças não estão sendo vacinadas. Por um lado, os menores de 12 anos não se qualificam para a imunização; por outro, muitos adolescentes não foram vacinados. Isso é um grande problema.

A terceira razão é o fato de que muitos adultos não usam máscara. Andam por aí como se não houvesse nada de errado, sem saber que podem ser assintomáticos e, portanto, infectar seus filhos ou outras crianças.

Alexandre 10 de setembro de 2021, 15:28h - 15:28

Sério isso? Eu achei que nem voltariam mais, pois TODAS as outras escolas do sul do estado já voltaram e VR nada…mas voltaram no caô também né, pois deve ser que estavam com vergonha já, pois essa carga horária aí e nada é a mesma coisa. Infelizmente, os alunos de escolas municipais de VR estão em maus lençóis, visto que as particulares já estão com aula faz tempo e as demais cidades com bem menos estrutura, também.

Liane 11 de setembro de 2021, 07:17h - 07:17

E quando vão pagar a recisao dia professores Reda da Fevre ???

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996