Moradores de Barra Mansa relatam tentativas de golpe do falso sequestro

by Diário do Vale

Muitas vezes as ligações que resultam em golpes partem de dentro de presídios
(Foto: Tânia Rego/Agência Brasil)

Barra Mansa- Moradores de diferentes áreas de Barra Mansa passaram momentos de desespero, nos últimos dias, por conta de tentativas de golpe do falso sequestro. Trata-se de uma extorsão praticada a partir de telefonemas simulando sequestro e exigindo depósitos bancários. Conforme muitos vêm alertando nas redes sociais, a prática dos criminosos consiste em intimidar as vítimas que, ao atenderem um telefonema, são informadas de que algum familiar próximo está sequestrado, como forma de exigirem dinheiro ou algum benefício em troca de uma suposta libertação do refém.
– Esses bandidos ligaram para a minha casa duas vezes, no mesmo dia. Do outro lado da ligação tinha uma pessoa, parecia uma moça, chorando muito e dizendo: ‘mãe, eu fui sequestrada, eles vão me matar se você não pagar’. Eu só tenho dois filhos e sabia que um deles estava trabalhando e o outro em casa, mais ainda assim fiquei muito nervosa, porque eles realmente fazem um terror psicológico muito grande – recordou a dona de casa Maria Aparecida de Souza Cruz, de 58 anos, que recebeu a ligação na última terça-feira.
A advogada Daniele Arantes, de 38 anos, também relatou a tentativa do golpe do sequestro, praticado na semana passada contra os pais dela. Conforme ela recorda, pouco antes dos bandidos ligarem para o telefone fixo da casa dos pais, ela e a mãe estavam conversando pelo celular.
– Coincidentemente a ligação caiu e, no mesmo momento, o telefone fixo deles tocou. Meu pai atendeu e um cara disse que havia acabado de me sequestrar, que ia levar o meu carro e me matar. Ele ficou muito assustado e logo contou pra minha mãe, que se desesperou justamente porque a ligação havia caído. Meu pai pediu a minha cunhada para me ligar e, nesse tempo, os bandidos xingando e gritando com meu pai, dizendo que ele não podia ligar para ninguém e que iriam me matar. Foi quando a minha cunhada conseguiu falar comigo e eles se acalmaram – relatou a advogada, ao acrescentar que, em 2016, a mãe também teria sido vítima da mesma tentativa de gole.
A manicure Renata Duque, de 40 anos, tem duas filhas adolescentes e também recebeu uma ligação, nesta quarta-feira, informando que uma delas havia sido sequestrada. Para o resgate, ela teria que fazer um depósito de R$ 35 mil reais. No momento da ligação, uma das meninas estava em casa, com a manicure, mas a outra ainda não havia chegado da escola. O que foi motivo de muita angústia.
– Isso foi a gota d´água para eu acreditar que a minha filha mais velha estava mesmo sequestrada. Eles colocavam uma menina para chorar, pedir socorro e isso me deixou desesperada, porque já estava acreditando que era ela. Foram minutos desesperadores, porque eu nunca conseguiria aquele valor para resgatar a minha filha, até que uma cliente que eu estava atendendo conseguiu falar com ela pelo celular. É uma situação ruim, porque os bandidos colocam um terror muito grande – disse a manicure.

Sem registros na delegacia

Questionado sobre os recentes casos das tentativas de golpe do falso sequestro, o delegado titular da 90ª Delegacia Policial de Barra Mansa, Ronaldo Aparecido, disse que a orientação da polícia é para que as pessoas que tenham sido lesadas financeiramente registrem um boletim de ocorrência.
– Até o momento não tivemos nenhum caso registrado. Mas, se alguma pessoa chegar a fazer o depósito de algum valor ou até mesmo conseguir pegar o número da conta bancária passada pelos bandidos, ela deve registrar a ocorrência para que, a partir desses dados, possamos traçar uma linha de investigação. No mais, pouco coisa pode ser feita por parte da polícia, uma vez que não há elementos suficientes – explicou o delegado.
Outra dica dada pelo policial é para que a pessoa que tenha recebido a ligação tente manter calma, buscando sempre localizar a suposta vítima indicada pelos criminosos. Segundo ele, embora muitas pessoas sejam informadas e estejam atentas a esse tipo de golpe, o importante é não dar atenção aos bandidos, caso recebam uma ligação.
“Recebeu a ligação, nãos e precipite, tente localizar a pessoa que seria a vítima e depois bloqueia o número. Temos o conhecimento de que muitas dessas ações ocorrem de dentro de presídios, elas ocorrem a todo o momento, mas as pessoas precisam ficar alertas de que são golpes”, finalizou o delegado.

You may also like

3 comments

Olho Vivo 29 de abril de 2019, 07:45h - 07:45

FAZER “BO” NA POLÍCIA É UM PARTO, MUITO DESCASO. JÁ FUI VÍTIMA E SEI COMO É. NÓS CIDADÃOS NÃO SOMOS RESPEITADOS, FAZEM ATÉ CHACOTA.. JÁ OUVI NA DELEGACIA: “LIGA NÃO, ISSO É PRESIDIÁRIO, DESLIGA E PRONTO.” O CASO É DE EXTREMA SERIEDADE. TEM QUE ACABAR COM A CONSESSAO DE NÚMEROS RESTRITOS, ISSO É UM DOS ABSURDOS PERMITIDOS POR LEI, A EXEMPLO DOS INSULFILMS NOS CARROS, QUE BANDIDOS SE CAMUFLAM NA PORTA DA NOSSA CASA E NÃO OS IDENTIFICAMOS. HOJE VIVEMOS UM FAZ DE CONTA E OS BANDIDOS AGEM DELIBERADAMENTE, SEM QUE NINGUÉM FAÇA ABSOLUTAMENTE NADA! ATÉ QUANDO SENHOR JUÍZ?!

Mira 28 de abril de 2019, 16:29h - 16:29

Isso já aconteceu com minha irmã e com uma amiga só que ninguém faz o b.o as pessoas ficam despertadas foi um sofrimento para a minha irmã

Gomes 28 de abril de 2019, 14:30h - 14:30

Independente se houve dando ou não é trabalho da polícia investigar. Hj pra fazer um BO tem que implorar. Alô governador Wilson Witzel sua promessa de campanha foi melhorar a segurança até agora não vimos nada de novo.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996