Municípios da região e Costa Verde se preparam para receber turistas na Semana Santa

by Diário do Vale

Itatiaia é um destino conhecido pelas suas belezas naturais – Foto: Felipe Vieira.

Sul Fluminense e Costa Verde- Com o objetivo de receberem bem os turistas que optarem por visitar a região do sul do estado e da costa verde, algumas cidades se prepararam com diversas ações para acolherem esses turistas na Semana Santa.

De acordo com o secretário de turismo, de Itatiaia, Denilson Sampaio, os principais desafios dizem respeito ao ordenamento, já que o município é muito procurado em feriados prolongados, como a Páscoa. “Trabalhamos em parceria com a ordem pública e outros órgãos a fim de evitar gargalos no trânsito e outras ocorrências que um aumento de fluxo traz. No mais, o município está pronto para receber o turista”, destacou o secretário.

O secretário de turismo ressaltou que conforme último levantamento da secretaria, o município de Itatiaia abriga cerca de 160 hotéis e pousadas e 120 equipamentos de alimentação (restaurantes, bares, lanchonetes), sendo suficiente para atender com comodidade todo o fluxo turístico previsto.

Segundo Denilson Sampaio, Itatiaia é um destino conhecido pelas suas belezas naturais, cultura europeia, em especial a finlandesa, e pela excelente rede de hotéis, além da gastronomia variada e qualificada. O município abriga o Parque Nacional do Itatiaia, as vilas de Maringá, Maromba, Vales do Pavão e das Cruzes e Penedo, o que faz de Itatiaia um dos principais destinos turísticos do estado do Rio.

O secretário de turismo lembrou que a Semana Santa será o primeiro feriado prolongado sem medidas restritivas desde o início da pandemia, que durou 2 anos. “Espera-se o retorno do fluxo normal para o período, que é da ordem de 5.000 a 8.000 turistas”, disse o secretário.

Barra do Piraí

Em Barra do Piraí, a secretaria de turismo informou que nesse final de semana específico, não haverá eventos realizados pela prefeitura. Porém destacou que através da Secretaria de Ordem Pública irá trabalhar para que os locais de maior fluxo turístico não tenham problemas de trânsito ou de ordenamento.

Segundo a prefeitura de Barra do Piraí, atualmente o município conta com o total de 23 meios de hospedagens entre Hotéis e Pousadas totalizando um total de 1.570 leitos.

A secretaria de turismo informou que a expectativa de público para este feriado é que a taxa de ocupação hoteleira fique em torno de 80% e quanto ao faturamento espera-se um bom movimento nos bares e restaurantes do munícipio.

Já entre as atrações turísticas do município se destacam a Igreja de Sant’Anna; o Beco da Carioca; a Igreja de São Benedito; Fazenda da Taquara; Fazenda Ponte Alta; Fazenda São João da Prosperidade; Fazenda Alliança; Aldeia das Águas; Mirante de Ipiabas; Casarão de Ipiabas; Pedra do Gavião e Cachoeira de Ipiabas.

A Ilha Grande e Ilha da Gipóia são destinos turísticos bem procurados em Angra dos Reis – Foto: divulgação.

Angra dos Reis

Para este feriado da Semana Santa, o município de Angra dos Reis através da TurisAngra(Fundação de Turismo de Angra dos Reis), já está se preparando para receber os turistas.

De acordo com o presidente da TurisAngra, Marc Olichon, para este feriado, a prefeitura irá promover diversas ações de ordenamento em todo o município, onde fará o controle de embarque nas estações e controlará o acesso de veículos turísticos no município.

Segundo o presidente Marc Olichon, a expectativa de público do município para o feriado da Páscoa no momento é de uma previsão de ocupação de 70%.

Em relação a capacidade hoteleira do município para este feriado, o presidente da TurisAngra disse que são 262 meios de hospedagem, 1.048 UHs (quartos) e 10.355 leitos.

O representante da autarquia disse que entre os locais turísticos mais visitados neste feriado se destacam a Ilha Grande e Ilha da Gipóia, corredores turísticos em geral e o Centro Histórico da cidade.

O Distrito de Conservatória está se preparando para receber os turistas com a tradicional seresta – Foto: Divulgação PMV.

Valença

No município de Valença, a prefeitura através da secretaria de turismo está com uma expectativa de público em torno de 80% para este feriado.

Segundo a secretaria de turismo, só o Distrito de Conservatória está se preparando para receber os turistas com a tradicional seresta.

E entre os atrativos turísticos de Valença se destacam a Catedral de Nossa Senhora da Glória; O Museu da Catedral de Nossa Senhora da Glória; O Parque Municipal do Açude da Concórdia; Mirante do Cruzeiro Monsenhor Natanael de Veras Alcântara(800m); Museu da Santa Casa de Misericórdia; Casa Léa Pentagna; Capela de N. Senhora das Mercês; Igreja Nossa Senhora do Rosário; Memorial Afro-valenciano Padre João José da Rocha; Museu Ferroviário Rodoviária Princesa da Serra; Praça XV de Novembro (Jardim de Baixo); Praça Visconde do Rio Preto (Jardim de Cima); Mirante da Serra dos Mascates e Rampa de Parapente do Mirante da Serra dos Mascates.

Já no distrito de Conservatória, as principais atrações turísticas são a Igreja Matriz de Santo Antônio Praça Getúlio Vargas; Museu Sacro da Matriz de Santo Antônio; Museu da Seresta e da Serenata; Museu Sílvio Caldas; Casa de Cultura Rua Monsenhor Paschoal Librelloto; Museu Vicente Celestino; Túnel que chora / Túnel Maria Komaid Nossar no Centro; Ponte dos Arcos RJ 137 (Conservatória / Santa Isabel do Rio preto); Cachoeira da Índia (Balneário Municipal João Raposo de Melo).

Resende

Em Resende, o secretário de turismo Tiago Diniz, ressaltou que a secretaria de turismo está com uma expectativa de 90% de ocupação na rede hoteleira.

A secretaria de turismo informou que a própria secretaria vai estar com a equipe nos destinos turísticos orientando e divulgando os atrativos da nossa região, como Visconde de Mauá e Serrinha.

O representante do turismo em Resende disse que a capacidade hoteleira de Resende está em aproximadamente 1.800 leitos distribuídos em 51 meios de hospedagem.

Em relação as atrações turísticas de Resende, o secretário Tiago Diniz destacou que os atrativos naturais das vilas de Visconde de Mauá, a APA da Serrinha do Alambari e a parte alta do Parque Nacional do Itatiaia são os destinos mais procurados pelos turistas que buscam descanso em meio à natureza.

Quanto ao valor que o setor turístico pretende arrecadar neste feriado, o secretário de turismo informou que é difícil precisar o valor. “Mas mais que uma boa arrecadação, esperamos que seja um momento que marque a retomada da volta dos turistas a nossa região”, declarou o secretário.

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996