Oferta de vagas no comércio para o Natal é de dois mil empregos temporários em VR

Por Diário do Vale

Loja de utilidades no Aterrado dará início às contratações para o período natalino
(Foto: Paulo Dimas)

Volta Redonda- A partir do final de outubro e início de novembro, começa a contratação de pessoas para vagas de empregos temporários no comércio de todo o Brasil. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) espera contratar cerca de 91 mil trabalhadores temporários para atender ao aumento da demanda do varejo, no período natalino, ou seja, 4% maior do que em 2018, sendo a maior oferta dos últimos seis anos. Em Volta Redonda, a expectativa também é positiva. De acordo com o presidente do Sicomércio-VR, Jerônimo dos Santos, pelo menos dois mil empregos poderão ser gerados no município dando um novo fôlego a economia local.
– A expectativa é que sejam gerados pelo menos dois mil empregos temporários para atender o movimento no comércio no final do ano. Todos os setores reforçam a equipe. Até quem tem uma loja pequena, de bairro, acaba contratando pelo menos mais um funcionário – comentou, acrescentando que 60% das contratações começam a ser realizadas no final de outubro.
– A maioria das grandes empresas já começa a seleção agora em outubro para dar tempo de capacitar o funcionário para um melhor atendimento, entre novembro e dezembro – disse.
No âmbito nacional estima-se que o Natal movimente R$ 35,9 bilhões no comércio varejista de todo o país, neste ano, segundo a CNC. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR), Gilson de Castro, destacou que a entidade oferece serviço de recrutamento por meio da Central de Empregos – atendimento especializado, com um valor abaixo do mercado para as empresas contratantes. As vagas são divulgadas através das redes sociais da CDL.
– O objetivo é dar suporte, fazendo a seleção de candidatos, de forma profissional, com uma psicóloga especializada em RH, que avalia o candidato de acordo com o perfil desejado de cada empresa, que disponibiliza a vaga. O processo é bem simples e moderno: o associado entra em contato com a entidade, diz o perfil da vaga e do profissional que deseja, e o candidato faz o cadastro de graça no site para a vaga de seu interesse. Todas as vagas são divulgas nas redes sociais da entidade, alcançando um grande número de pessoas, aumentando o banco de currículos cadastrados, com um vasto perfil de profissionais disponíveis no mercado. Ao final do processo, os candidatos que passam na seleção são encaminhados para a empresa contratante finalizar com a avaliação dela – explicou.

Cenário positivo

O cenário econômico de Volta Redonda, segundo o presidente da entidade, Gilson de Castro, é favorável para o fomento de novas contratações devido aos dados recém apresentados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o município se manteve em destaque neste ano.
– Nossa expectativa é a melhor possível para este ano. Volta Redonda vive um momento econômico positivo, com geração de empregos, e está entre as cidades que mantiveram o saldo positivo de emprego, principalmente, com a inauguração do novo shopping e a abertura de várias empresas em outros e na cidade em geral. Com certeza, boa parte das lojas vai contratar – frisou Gilson de Castro.
Para Jerônimo dos Santos a efetivação dos funcionários contratados para o período pode ocorrer, entretanto isso vai depender do desempenho dos profissionais e a demanda do mercado.
– É difícil estimar, mas pelo que temos observado em outros anos, pelo menos 30% dos temporários são efetivados, porque muitas empresas também apostam em descobrir novos talentos em vendas, porque esta área precisa de dom, e substituir os que já não atendem mais a demanda apresentada pelo estabelecimento – enfatizou.

Vendas natalinas podem
aumentar em torno de 8%

Em relação às vendas no período Natalino há expectativa é o aumento entre 5% a 8% a mais em comparação ao mesmo período do ano passado, acredita Gilson de Castro. Em Volta Redonda existem oito mil lojas que atendem o público local e regional, sendo o maior comércio da região Sul Fluminense. O presidente da CDL-VR ainda destacou a campanha anual “Natal Família” que premia consumidores dos estabelecimentos conveniados à entidade comercial.
– A nossa expectativa é vender a mais do que no Natal do ano passado, por vários fatores. Além de termos o maior comércio da região, são mais de oito mil estabelecimentos comerciais, atraindo consumidores de todo o Sul do Estado, a campanha Natal Família deste ano será apenas para quem comprar nas lojas associadas da cidade que aderirem a essa iniciativa. Serão 50 prêmios, entre vales-compras, e um carro zero quilômetro, com uma novidade, que é iniciar a campanha na semana da Black Friday, com sorteio de 10 vales-compras de R$ 1 mil cada, no dia 30 de novembro. Esse vale vai retornar para as lojas da cidade, uma vez, que o ganhador terá que utilizá-lo nas lojas que participam da campanha. Então, criamos uma ação que beneficia o consumidor e o comércio. Estimula o morador de outra cidade a vir a Volta Redonda comprar e tentar a sorte – enfatizou.
Já para o presidente do Sicomércio, Jerônimo dos Santos, o volume de aumento nas vendas tem tudo para atingir os 8% dentro do previsto, no comparativo a 2018.
– Com certeza, as vendas serão melhores do que no ano passado. Já estamos vendo as lojas se preparem, planejando promoções, ampliação do prazo de pagamento. Acreditamos que o volume de negócios supere o do ano passado em pelo menos 8%. Temos visto uma crescente nas vendas desde o ano passado, quando observamos que as pessoas compraram lembranças e presentes. E não é só o Natal que movimenta esta época do ano. Tem o amigo oculto, as confraternizações. São diversas atividades que levam um giro maior de pessoas no comércio – comentou.

Gerentes de lojas otimistas
com as vendas no setor

Em uma loja popular de utilidades em geral situada no bairro Aterrado, as contratações vão começar no fim deste mês para o Natal. A gerente Renata Lima do Nascimento disse que talvez a quantidade de recrutamento seja menor, mas permanece otimista com as vendas, que pode gerar mais contratações.
– Vamos recrutar no final de outubro, porém acredito que poucas pessoas vão ser contratadas, isso pode mudar, devido ao movimento. Se as vendas começarem a alavancar tende a aumentar o número de contratados para o período natalino – disse, acrescentando que o estabelecimento comercial faz a contratação de free lance para os finais de semana.
– Contratamos free lancers para trabalharem sábado e domingo, sendo assim, damos folga aos funcionários que trabalham durante a semana – falou.
Ela comentou que a loja vende durante o ano utilidades de cozinha em geral, além disso, material escolar e brinquedos são vendidos diariamente. A loja funciona de segunda a domingo, de 8h às 20h, na Avenida Paulo de Frontin.
Ainda no comércio do Aterrado em uma loja do ramo de móveis, eletrodomésticos e utilidades para o lar, no final de agosto houve a contratação de dois funcionários. De acordo com o gerente José Fábio, pode ser que haja mais contrações para o Natal no setor de vendas diretas.
– Os dois contratados foram efetivados porque havia demanda para preencher. Temos expectativa de contratar sim temporários, porém, vamos aguardar o início da movimentação do público à loja. Acredito que com a liberação do FGTS para os trabalhadores e com o pagamento do 13ª salário o público vai dar início as compras, mesmo que de forma parcelada – comentou o gerente, finalizando que os itens mais vendidos na loja são fogão, televisão, geladeira e tanquinhos para lavar roupa, que tem um preço mais acessível do que uma lavadora.

Por Franciele Bueno

VOCÊ PODE GOSTAR

2 Comentários

VAI VENDO 20 de outubro de 2019, 22:04h - 22:04

Semana da Black Friday? Essa é boa! Black Friday significa sexta-feira negra, dia especial de descontos nas mercadorias no original ame rica no. Realizar a SEMANA DA SEXTA-FEIRA, realmente é algo bem interessante. Como o brasileiro é criativo, né? kkkk kkk

VAI VENDO 20 de outubro de 2019, 21:47h - 21:47

Eu estou vendo otimismo e promessas demais. A economia não está como estão falando. Esse otimismo todo precisa ser com os pés no chão para não gerar decepções. Há os empregos gerados na cidade, concordo. Há a liberação do FGTS e 13º salário, tbm concordo. Mas temos de considerar que tbm muitos consumidores e os que conseguiram emprego recente, saldarão dívidas para se verem livres dos altos juros cobrados pelos bancos. Juros que não voltam mais para a cidade e nem para o comércio, diga-se de passagem.

Campanha na semana da Black Friday, ninguém mais acredita nisso, depois de descobrirem que os empresários AUMENTAM OS PREÇOS para darem descontos fazendo os preços ficarem mais elevados do que praticavam dias antes.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996