quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Economia / Ônibus gratuito começa a circular em Volta Redonda

Ônibus gratuito começa a circular em Volta Redonda

Matéria publicada em 17 de julho de 2018, 17:16 horas

 


‘Tarifa comercial zero’ inicia operação definitiva interligando centros comerciais da cidade a partir desta quarta

Em definitivo: Ônibus elétrico começa a rodar em Volta Redonda

Volta Redonda – Promessa de campanha do prefeito Samuca Silva, o ‘Tarifa Comercial Zero’ começa a operar às 8 horas da manhã desta quarta-feira (16), a partir do ponto localizado na Rua Campos, no Retiro. O ônibus elétrico vai circular pelos quatro maiores centros comerciais de Volta Redonda, levando consumidores praticamente à porta dos estabelecimentos comerciais da Vila Santa Cecília, Aterrado, Amaral Peixoto e Retiro. O ônibus é gratuito, e faz paradas apenas em pontos exclusivos, diferentes daqueles dos ônibus convencionais.

O horário de operação também é diferenciado: das oito da manhã às seis e meia da tarde, cobrindo o funcionamento da maioria dos estabelecimentos comerciais.

O prefeito Samuca Silva afirmou que a operação definitiva do ônibus confirma avaliações que ele fez ainda antes de ser eleito:

– Eu dizia que as soluções para os problemas de Volta Redonda não estavam nas grandes obras, mas em ações de gestão e no diálogo. Esta iniciativa é um exemplo disso. Planejamento, diálogo e transparência tornaram o projeto uma realidade – declarou.

O projeto sai do papel e entra em fase operacional depois de um período de testes de pouco mais de um mês, entre outubro e novembro do ano passado.

Na ocasião, a prefeitura aplicou uma pesquisa junto aos usuários do Tarifa Comercial Zero para saber, entre outras coisas, o destino e o motivo de utilizarem o ônibus elétrico. O destino preferido dos usuários foi a Vila Santa Cecília (37% dos passageiros), seguido de Aterrado (29,7%); Avenida Amaral Peixoto (21,2%) e Retiro (12%). Já 94,7% dos usuários, responderam que se sentem incentivados a ir ao comércio fazer compras utilizando o ônibus elétrico do Tarifa Comercial Zero.

Com a efetivação do projeto, Volta Redonda se torna a primeira cidade do estado a ter um ônibus 100% elétrico circulando por suas vias. Por isso, 51,2% dos passageiros utilizaram o programa para ir às compras e conhecer o veículo.

Outro dado da pesquisa mostra que 94,9% dos passageiros se disseram incentivados a usar o programa porque o veículo era elétrico. Entre os principais bairros de origem das pessoas que utilizaram o ônibus estão: Retiro, Vila Mury, Santa Cruz, São Geraldo, Ponte Alta e Aterrado.

A promessa

Em agosto de 2016,  o então candidato Samuca Silva dizia que pretendia criar linhas circulares para atender a população, gratuitamente, nos quatro principais centros comerciais, inicialmente: Retiro, Vila Santa Cecília, Aterrado e Amaral Peixoto.

– Quero deixar claro que o projeto não vai alterar as atuais linhas de ônibus da cidade, que serão fiscalizadas através da reforma administrativa da Suser. Será mais uma opção aos moradores de Volta Redonda que interligará os centros, com conforto e rapidez. Desta forma, vamos criar uma cultura na população de deixar os carros em casa e ir aos centros comerciais de transporte coletivo. Assim, diminuiríamos problemas como engarrafamentos, falta de estacionamento e a poluição atmosférica – explicava o hoje prefeito.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

43 comentários

  1. Nada é de graça pode ter certeza! Eleições a vista povo besta que acredita que o Perfeito Samídia estaria fazendo algo em prol da população… Seus amigos estão a mamar nas tetas da vacatura de VR, demitindo 5 e contratando mais dez amigos e por ai vai… o pior cego é aquele que não quer ver… parabens pela tentativa mas a mim ele não engana!

  2. É como a fábula do porco que vive no chiqueiro. Estava acostumado com a sujeira, e a indiferença do dono. Mas quando o sítio foi vendido e o novo dono o levou para um lugar limpo, iluminado e com boa alimentação o porco fugiu, pois acostumado estava com maus tratos e não conhecia outra condição.. Essa é a cabeça desse pessoal pessimista. Ou são cupinchas do antigo governo ou se comportam como o porco. Que o arual governo continue trazendo inovação mudança e empreendedorismo a VR.

    • Quem nao tem dinheiro pra pagar passagem vai gastar o que no comercio? Com certeza tu é cupicha do atual governo hahahahaha!!

  3. 280mil habitantes e 3 onibus. que avanço nos transportes.

  4. Só compra no comércio local quem tem mobilidade urbana.
    Sem mobilidade é mais pratico e conveniente comprar pela internet (o que nao gera empregos e impostos na cidade).
    Qualquer iniciativa de promover a mobilidade urbana coletiva é valida. Quanto mais facilidade para sair e se deslocar mais gente nas ruas e menos poluicao. Entretanto até agora o Samuca nao construiu nem um palmo de ciclovia conforme ele prometeu no debate na TV.

  5. Sergio Araujo de Castro

    Não existe nada grátis, o custo sairá da prefeitura, portanto nosso imposto é que pagará as despesas desse serviço. Se é bom ou ruim não sei , mas de graça não é com certeza.

  6. Gente basta agradecer. Boa idéia. Grato.

  7. Interessante out/ novembro
    Ai parou pesquisa de 7 meses .
    Volta em plena campanha de samuquinha
    E. Abrantes.
    Depiis da eleiçies outubro
    Novas.pesquisa
    Voltaremos eleiçoes de vereador.
    Parabens
    Samuca aprendeu com pouco tempo

    E o povo
    Se bobear agredita e vota nos dois.
    Pena
    Precisamos mudar , temos que sair das cadeiras para o palco. Chega de ver teatro meu povo, vamos fazer o teatro. Eles assistir.

  8. A substituição de toda a frota por elétricos seria um bom projeto para diminuir a poluicao em volta redonda. E não precisa ser gratuíto não, por favor.

    Será q o prefeito ainda acha q a população acredita em almoço grátis?

    • Já tá cobrando, está cobrando impostos em festas, fiscais indo em estabelecimentos comerciais e de serviços cobrar por alvarás que já existem, agora só falta aumentar o IPTU

  9. Toda e qqer novidade relacionada a implementação de algo para o interesse público em geral,causa expectativa ou desconfiança; é preciso tempo para se adequar,para se acostumar ….

    • Foi com essa passividade, q nos é peculiar, desde o descobrimento desta terra. é q estamos nesse buraco até hoje.

  10. Tem. Horários?

  11. pelos comentarios AQUI ja estão trabalhando para as eleições…..

  12. Não adiantou nada se fosse um ônibus que passase pela beira rio passando retiro aterrado Amaral Peixoto vila ponte alta e beira rio de novo onde nos não temos ainda ia agora esse

    • Não adiantou pra vc… Se passasse na Beira-Rio, outro gaiato pediria que fosse até o Belmonte, mais um reclamaria que não foi no Padre Josimo, na Ponte Alta e por aí vai…

  13. Mas não seriam três ônibus, ou o jornalista esqueceu de frisar esta questão?

  14. Mais um projeto popular, socialista ,falido.Acorda povo,chega de progamas socialista.

  15. mais um projeto popular socialista,falido! acorda povo, chega de progamas socialista pra ganhar voto,queremos transporte de qualidade .

  16. Impressionante como esse im-prefeito não assumiu nenhuma responsabilidade nas questões negativa na sua in-gestão. Isso é típico daqueles incompetentes que não sabe o que está fazendo. Se candidatou sabendo dos problemas da cidade e agora não quer assumi-los. VEEGONHA.
    Quanto ao transporte da tarifa zero ele não ouviu as reclamações dos munícipes na primeira faze de implantação assim como não faz com as outras áreas do governo.
    Neste caso é primordial que o ônibus faça paradas nas extremidades dos centro comerciais.

  17. FranciscoJFLacerda

    Que este ônibus, que custou muito caro….não seja mais uma sucata jogada pelas garagens e depósitos da prefeitura daqui a alguns anos…Manutenção em dia é o que a população deseja, tratar o dinheiro público com seriedade seja quem for o prefeito mais adiante!

  18. Pra mim não muda nada apenas a passagem do ônibus a diesel….

  19. Não esquece que ano que vêm a planilha das empresas de ônibus vai mudar significamente ou você acha que é de graça….ou você acredita em papai noel ou saci Pererê

    • Esse ônibus não tem nada a ver com qualquer empresa, é da PREFEITURA. Logo, em nada impacta a planilha… Vamos raciocinar, meu povo!!!

    • Realmente, este ônibus é da PREFEITURA, ou seja é pago com o dinheiro do povo. Como vc mesmo está cansado de dizer ” não existe almoço grátis “, nós estamos pagando para o Samuca fazer média com os comerciantes.

    • Este ônibus para agradar comerciantes é pago com o dinheiro dos nossos impostos, não precisa esperar planilha.

  20. Mais uma promessa cumprida, é só o povo ter paciência, ficamos vinte anos sendo enganados e agora as coisas começarão a surgir.

  21. Parabens VR !!!!! Parabens Samuca pela iniciativa!

  22. Uma das melhores ideias que um prefeito poderia dar a uma cidade, prefeito inovador e com isso quem ganha é a população e o comércio, pois ambos ganham. Parabéns pela iniciativa, pois outro prefeito ganhando é certo que acabará com isso, pois aqui se faz política.

    • FranciscoJFLacerda

      Se for projeto de lei, permanente seja quem for o prefeito no futuro.. com aval da câmara e não político, para se auto promoção e até de poder como ele até já acusou o Neto não acaba pelo menos tão facilmente assim!

  23. O projeto é bom, mas o ponto final na Rua Campos não contempla a maior parte do comércio do Retiro, sequer o setor principal da Sávio Gama, onde estão os bancos, grandes lojas, escritórios, consultórios, etc…. Uma sugestão é que o ponto final seja na Jaraguá, perto do HMR…

    • FranciscoJFLacerda

      Mas…logo voce All Fatah!…não percebeu que deve ter havido um acordo sofrido até com o todo poderoso do Sidipass?

    • Geeeente! Não creio ter lido esse comentário! Primeiramente parabéns.
      Não estou certo, mas sobre sua colocação, talvez para q os usuários percorram o comércio, ou para q os ônibus não interfiram no tráfego.

  24. Enquanto isso. As upas,pronto socorro e hospitais o Perfeito corta verbas,não tem medicamentos nos postos de saúde nem nas upas mas o importante e ter ônibus de graça pro povo ficar passeando pela cidade.

    • kkkkkkkkkkkkk nosssa ! que otimismo neh

    • Claudio, aprenda uma coisa básica: Comércio vendendo = imposto entrando = dinheiro em caixa.
      Dinheiro em caixa = cobrir despesas em educação, saúde etc.

      Ou seja, primeiro tem que investir em algo que traz benefícios.
      É o mesmo que uma pessoa investir em um curso de medicina, engenharia etc. Ele ganha depois.

    • Ônibus de graça não, nós estamos pagando esta conta, Samuca prefake do faz de conta.

    • Homeless, se o interessado n tem dinheiro pra pagar o mínimo da passagem, vai comprar oq no comércio?

    • Kkkkk…. me pergunto a mesma coisa.
      Se a pessoa não tem dinheiro para pagar passagem, ir de uber, táxi ou carro, vai comprar o que no comércio?

    • Tadeu, Arnaldo: Pior que é. O cara tá na maior pindaiba, não tem grana nem p consertar a bicicleta, vai aquecer comércio ? O cara ou tem complexo de Poliana ou tem uma boquinha básica no município……

Untitled Document