;
quinta-feira, 26 de novembro de 2020 - 03:53 h

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Prefeitura aguarda reposicionamento da linha férrea para instalar passarelas do pátio de manobras

Prefeitura aguarda reposicionamento da linha férrea para instalar passarelas do pátio de manobras

Matéria publicada em 21 de outubro de 2020, 15:35 horas

 


Estruturas metálicas das passarelas para pedestres já estão no município
(Foto: Paulo Dimas)

Barra Mansa- A Prefeitura de Barra Mansa informou que está aguardando o reposicionamento dos trilhos para a faixa central da linha férrea para novas etapas das obras, que integram o projeto de readequação ferroviária do município.

As concessionárias VLI e MRS Logística são as responsáveis pelo reposicionamento. Na manhã desta quarta-feira, dia 21, os secretários de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Vinícius Azevedo, se reuniram com engenheiros da Concremat, empresa contratada pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) para executar as obras de retirada do pátio de manobras do centro de Barra Mansa.

De acordo com os secretários, os recursos necessários para as obras já foram disponibilizados pelo Governo Federal e as estruturas metálicas para a construção de mais duas passarelas de pedestres também foram enviadas ao município.

– Para imprimir um ritmo mais acelerado às obras dependemos do ajuntamento das linhas. Com isso, nas áreas remanescentes será possível criar uma área de estacionamento com capacidade para quase duas mil vagas e instalar duas passarelas de pedestres, próximo a Prefeitura e ao Parque da Cidade. Vale lembrar que a passarela do Campo do Ferroviário está com 90% da obra concluída. O vão central que precisa ser executado necessita do puxamento das linhas férreas pelas concessionárias. Nossas expectativas são de que as concessionárias executem o puxamento dos trilhos o mais breve possível – relataram.

Oe engenheiros da Concremat, Paulo Café e Pedro Henrique Santa Rosa, destacaram que a conclusão da alça do viaduto próximo à Saint Gobain também depende do reposicionamento dos trilhos.

– A totalidade da obra exige a adequação de 4,8 quilômetros do corredor ferroviário localizado no perímetro urbano de Barra Mansa. Enquanto aguardamos o procedimento, o DNIT segue realizando outras importantes fases do projeto, como a desapropriação de áreas para a construção de 20 unidades habitacionais e duas unidades comerciais no Campo do Ferroviário, no bairro Estamparia. No total, foi necessário realocar 43 residências que ficavam no trecho onde será realizada a Adequação Geométrica da Linha Férrea – disse.

Mobilidade urbana 

As obras de readequação ferroviária vão ordenar o tráfego dos trens no Centro da cidade e melhorar a mobilidade urbana nos pontos de intersecção com a ferrovia. Uma nova via ligando o a Rua Eduardo Junqueira ao Centro será aberta. Haverá ainda a construção de uma nova ponte nas imediações da mesma via.

As interferências possibilitarão ainda novos empreendimentos no município, como a instalação de um shopping a céu aberto e a remodelagem do Centro da cidade, com o alargamento das calçadas nas Avenidas Domingos Mariano e Joaquim Leite, a partir da criação do estacionamento nas áreas remanescentes da linha férrea.

A transferência das manobras para Anisio Bráz deixará na localidade um galpão como legado para a Prefeitura. A meta é criar o galpão do produtor e realizar a feira da roça, desenvolvendo a economia, a gastronomia e eventos de lazer e cultura.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

12 comentários

  1. Avatar

    É mole fazer uma passarela ao lado de uma já existente e o cara diz que é administrador. Amigão faz isso não se a grana esta sobrando pra esta prefeitura tem muita gente passando fome nessa cidade. Mais duas passarelas com 100 metros uma da outra é de lascar.

  2. Avatar

    Isso só demonstra a falta de competência e planejamento dos “gestores” públicos… Para o eleitor povão, burraldo, é um papo que cola, esse do “quero fazer mas não me deixam”. Para o eleitor consciente é motivo de piada, afinal não se conta com o ovo na cloaca da galinha nem se começa a fazer casa pelo telhado. O certo era esperar a readequação da área para, aí sim, fazer o investimento na passarela…

    Mas tem gente em Barra Mansa que ainda defende e acha ruim quando falam. Essa cidade merece o atraso em que vive, pois é espelho de seu povo… Desde meados dos anos 90, viajando para Resende ou São Paulo, passando por Barra Mansa, essa cidade não mudou nada. Nem um novo edifício erguido, nem um novo loteamento, nada. A mesmíssima cara. Até Barra do Piraí, que é um pouco menor, tem várias obras de construção civil no centro e bairros próximos…

    • Avatar

      Toma conta da sua cidade !!!

    • Avatar

      Não tô falando! Esse tem vocação pra masoquista… kkkkkkkkk

    • Avatar

      A tua cidade é bem menor e agoniza também tio, como todo o estado.

    • Avatar

      A minha cidade tem o dobro do perímetro urbano de Barra Mansa, e não está estagnada não. Vem recebendo muitos empreendimentos e se consolida cada vez mais como centro regional em prestação de serviços… Aliás, pouquíssimas cidades no estado são tão esculachadas quando Barra Mansa. Talvez uma e outra da Baixada e do Norte e Noroeste Fluminense…

      Aprenda. Estado é um ente federativo, município é outro. Entes diferentes, vidas diferentes. É como uma família expandida, onde todos concorrem para a manutenção da casa, mas cada um mantém sua individualidade…

  3. Avatar

    Para quê vai fazer mais uma passarela na prefeitura , já q existe uma interligada com o viaduto já existente…
    É jogar o nosso dinheiro no lixo msm hein!!
    Ou então é pra agradar os funcionários da mamãe PMBM a troco de voto….
    O município precisando mudar pra ser feliz conforme o próprio governante falava a quatro anos atrás.
    Fora RD seu tempo acabou em barra mansa….

  4. Avatar

    Essa obra que nunca sai do papel..

    Barra Mansa agoniza de geração em geração!

  5. Avatar

    Ao invés de criar duas mil vagas para bando de atoa da prefeitura estacionar lá, pq não criam uma praça enorme e faz um parque onde toda população aproveite, pq barra mansa não tem ponto turístico, não tem praça não e msm? Coloca uma baita praça aí que der, para fazer showszinhos ao vivo e barzinhos mds, esse corona vai acabar isso não vai dura para sempre não acorda..

  6. Avatar

    E as concessionárias VLI e MRS? O que disseram sobre isso, sobre prazos para iniciar e concluir as modificações?

    • Avatar

      O problema que estas empresas não fazem obra apenas no período de campanha eleitoral tem de ser tudo planejado. É falta menos de 1 mês para as eleições.

Untitled Document