;
terça-feira, 1 de dezembro de 2020 - 18:11 h

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Prefeitura de Barra Mansa realiza ações para prevenção pelas chuvas

Prefeitura de Barra Mansa realiza ações para prevenção pelas chuvas

Matéria publicada em 16 de fevereiro de 2020, 09:59 horas

 


 

Prevenção ajuda a minimizar estragos das cheias e precisa ser contínua-Foto: Arquivo

Barra Mansa- A preocupação em dar mais segurança e tranquilidade à população dos bairros atingidos pelas chuvas tem sido uma das principais prioridades do governo de Barra Mansa. Apesar das ações deflagradas a partir das mais recentes cheias, a prefeitura tem também projetos que são realizados ao longo de todo ano para minimizar os impactos. Como é o caso do programa ‘Limpa Rio’, que realiza o desassoreamento das calhas dos rios e é desenvolvido em parceria com o Governo do Estado e promovido pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

De acordo com Sérgio Mendes, coordenador da Defesa Civil local, o órgão tem feito ações focando a segurança da população, como no caso do monitoramento intensivo, 24 horas por dia, em todos os rios e áreas de risco. Há ainda envio de mensagens via SMS para as pessoas que estão cadastradas no sistema disponibilizado pelo órgão. “Para cadastrar, o morador deve enviar o número do CEP para o 40199 ou entrar em contato com a Defesa Civil através do 199”, explicou.

Outra ação ressaltada por Sérgio é a reativação das sirenes nos bairros que possuem áreas de risco. Lembrando que o serviço alerta à população, que deve procurar locais mais seguros ou pontos de apoio estipulados pela Defesa Civil.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Carlos Roberto de Carvalho, a ajuda da população com atitudes e ações simples também podem ser muito úteis.

– Para evitar transtornos causados pelas chuvas, os moradores devem tomar atitudes simples e rotineiras. Por exemplo, descartar o lixo somente em locais definidos, nunca jogar lixo nos rios e córregos, combater o desmatamento de áreas ribeirinhas, não realizar obras ou remover terras de encostas e solos sem autorização e fiscalização dos órgãos competentes para não gerar processo erosivo no solo – explica Carlos.

O secretário lembrou ainda que os bairros que mais sofrem com as cheias dos rios são os que ficam nas bacias dos rios Barra Mansa e Bananal. “O rio Barra Mansa afeta os bairros Nova Esperança e Boa Sorte, já o rio Bananal atinge a Colônia Santo Antônio. A dificuldade em evitar o transbordamento destes rios acontece devido à ocupação irregular às margens dos rios”, diz.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

12 comentários

  1. Avatar

    Para quê essa ações se o responsável pela Defesa Civil de BM disse que a cidade não terá mais problemas com as enchentes? Ele disse isso pq ouviu dos técnicos de Furnas.

    Para quem não entende nada de Meio Ambiente e clima acredita em tudo o que ouve.

    • Avatar

      Aliás, é muito mais fácil ser engando quando dá ouvidos para outros. Nas redes sociais está cheio de especialistas, em vários assuntos, que são incapazes de ler além das manchetes dos jornais.

    • Avatar

      Neste ano de eleição, então aparecerá muitos especialistas em política que não sabem nem a quantidade de vereadores de sua cidade, o que dirá os nomes deles.

  2. Avatar

    Este córrego que corta a Avenida Presidente Kennedy, ao lado da HM Madeiras está completamente assoreado já faz um bom tempo. Estiveram aqui e só tiraram um pouco da terra que já estava tapando a tubulação da via.
    Serviço meio boca, só para falar que veio.
    Não vejo empenho nenhum desse Rodrigo em ajudar quem está longe do Centro.
    A verdade é que sempre tivemos que nos virar, mas nesse governo está demais. Esse mesmo córrego nem tem guarda-corpo. Que seria o mínimo, se preocupar com a segurança, para ninguém cair ali dentro.
    Se Rodrigo aparecer aqui pedindo voto esse ano, vai levar ovada dos moradores.

    • Avatar

      Não se engane, o centro da cidade está um lixo, abandonando, sujo, sem iluminação. Seria muita cara de pau do Rodrigo Drable tentar reeleição.

    • Avatar

      Os politiqueiros vão justamente nas favelas e bairros pobres pedirem votos por saberem que nestes lugares o povo não lê jornais. E quem não ler o Diário do Vale vai votar errado novamente.

      Quem tem preguiça de ler e gosta somente de ouvir é presa fácil para os politiqueiros.

  3. Avatar

    Que bom , falta passar na rua B do Siderlândia. O morro desceu pra rua esta cada dia pior um perigo. Sem contar as crateras..

    • Avatar

      Parabéns a PMBM, ao prefeito e aos vereadores que proporcionaram estas ações. Gostaria de solicitar que, devido a população das margens do rio Barra Mansa, ainda jogarem lixo no Rio, que a coleta fosse diária. Este esforço, com certeza trará melhores resultados

  4. Avatar

    Ao que me consta o Secretário de Meio Ambiente é o Engenheiro Vinicius Azevedo.
    Voces sõ conhecem gente de Volta Redonda ?

  5. Avatar

    E O ASFALTO DA RUA LEO M.DIAS QUANDO VAI SER CONCLUÍDO. OU VÃO DEIXAR PRA NÓS POEIRA E LAMA COMO ESTÁ ACONTECENDO.TOTAL FALTA DE RESPEITO,SE IAM DEIXAR PELA METADE PORQUE TIRARAM OS PARALELEPÍPEDOS E DEIXARAM ESSA PORQUEIRA.

    • Avatar

      Pobre não tem voz nesse governo.
      Tem que ser muito trouxa para reeleger esse playboy arrogante. Faz tudo para os amigos e a população que se lasque.
      Praticamente todas ruas que não são as principais estão abandonadas. Mesmo que paguemos impostos igual o Centro.
      Estou com a Edna, se vier aqui pedir voto, vai levar ovada também.
      Temos que nos mobilizar como população, vaiar cada discurso dele. Porque para os leigos ele passa a imagem de competente, gastando uma fortuna em propaganda.

Untitled Document