quarta-feira, 19 de janeiro de 2022 - 01:42 h

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Prefeituras da região ainda não sabem se anteciparão 13º salário

Prefeituras da região ainda não sabem se anteciparão 13º salário

Matéria publicada em 27 de junho de 2018, 13:10 horas

 


Sul Fluminense – Cidades da região do Médio Paraíba ainda não têm data para o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro dos servidores municipais. Apesar de ter se tornado um costume, as prefeituras não são obrigadas a antecipar uma parcela do 13º. O motivo: a crise financeira que assola os cofres dos municípios.

Fazendo esforços para manter o pagamento do funcionalismo em dia, os caixas das prefeituras não estariam com recursos suficientes para antecipar o pagamento do 13º. No início de junho, o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivela, foi o primeiro Chefe do Executivo a anunciar que não conseguiria pagar o 13º salário de forma antecipada pelo segundo ano consecutivo.

Em Barra Mansa a previsão é que o pagamento acontecerá apenas em dezembro, sem antecipação de parcelas. Já em Angra dos Reis e Pinheiral os esforços estão sendo feitos para que a antecipação seja feita em julho, mas ainda sem confirmação.

Em Volta Redonda, a situação se repete: a prefeitura está buscando alternativas para aumentar a arrecadação para conseguir antecipar a primeira parcela para julho.

Entenda:

A Legislação Federal, de número 4.060/62, garante que o pagamento do décimo terceiro salário (ou gratificação natalina) deve ser feito até 20 de dezembro. Em caso de antecipação ou parcelamento (4.749/65), a parcela deve ser paga entre fevereiro e novembro. Em Volta Redonda, o Estatuto do Funcionalismo Público, por exemplo, não obriga a antecipação do 13º, apenas ratifica que o pagamento deve ser feito até 20 de dezembro.

Pagamento 

No caso da Prefeitura de Quatis, a metade do décimo terceiro aos funcionários que solicitaram a antecipação será liberada até o próximo sábado, dia 30.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

19 comentários

  1. Infelizmente existe um empreguismo no serviço público , onde com a metade
    do efetivo trabalhavam normalmente.
    Tudo indicado por vereadores, deputados , etc….
    Os poucos que trabalham ganham pouco e faz o trabalho dos que comem e dormem.
    Isso vale para qualquer municipio do sul fluminenense.

    • E verdade! Cargos comissionados mamam nos cofres públicos! E servidores de carreira trabalha e não recebem,aumento, na data certa e não tem valor nenhum! Por culpa desses ladrões safados.

  2. sou funcionário publico e trabalho.

  3. vc fala de mais eu trabalho e muito.

  4. Na época do Neto…

  5. Servidor concursado

    Servidores Publicos deveriam ser todos concursados. Os concursados são os que ganham pouco trabalham muito e recebem o desprezo da população que generaliza. Triste realidade.

    • CEM Reais para votar, SEM 13º depois

      Além dos salários diga a todos quantas leis os beneficiam com os extras. 4 ou 5 ou 6 leis criadas pelos vereadores?

  6. Servidores Publicos deveriam ser todos concursados. Os concursados são os que ganham pouco trabalham muito e recebem o desprezo da população que generaliza. Triste realidade.

  7. Servidor público não trabalha e ainda quer 13 salarios. Parei.

    • Talvez VOCÊ não trabalhe. Eu trabalho e muito. Infelizmente não posso escolher se vou ou não ensinar seres como você e a saúde não pode se recusar a atender ignóbeis como a sua pessoa, que já provou ser execrável no trato cotidiano só pela sua postura.
      Meus pêsames. Torço para que você NUNCA precise de um servidor público.

    • Lucas Araújo Neves (Aterrado - VR)

      Concordo. O servico publico e um antro de indolencia e custa muito caro para todos.

    • Servidor Publico não trabalha? então meu caro se caso você precisar resolver algum problema seja no Municipio, Estado ou Federal Quem ira resolver para você? já que o servidor publico não trabalha. O problema de quem não é servidor publico é dizer que o servidor não trabalha. Todos trabalhamos muito se você não sabe. O fato de termos um calendário de trabalho diferente de vocês que não são servidores publicos devido principalmente aos feriados no BRASIL, não é nossa culpa. E também, caso você não saiba, esses feriados são compensados durante o ano. Muitos que criticam o servidor publico tem uma imensa vontade ser um um. É simples é só fazer um concurso publico e entrar ai depois me conta se servidor publico trabalha ou não.

  8. CEM Reais para votar, SEM servidor comprometido

    Servidor público pode esperar. As prefeitos precisam é antecipar para a saúde, educação e segurança.

    Podiam tbm eliminar alguns servidores que nada fazem de bom aos cidadãos que lhes pagam os salários.

    • Todas prefeituras tem excesso de comissionados por isso que falta dinheiro.

    • CONCURSADO EM 1 LUGAR COM ORGULHO

      Cem reais, nem relógio trabalha de graça. Lembrando de passagem que a antecipação é feita principal e quase exclusivamente para a educação, já que os mesmos fazem uso de seu gozo de férias nesse período.
      É em julho que os mesmos viajam, por ser mais barato e não ter IPTU, e outras taxas extras para pagar com essa parcela.
      Só lembrando que funcionário insatisfeito e com contas à pagar, NÃO RENDE. Aliás NINGUÉM trabalha bem com a incerteza de receber ou não.
      A QUESTÃO VERIFICADA NAS PREFEITURAS DA REGIÃO NUNCA FOI A FALTA DE DINHEIRO E SIM A MÁ GESTÃO DOS ELEITOS PARA OS CARGOS DE PREFEITO E QUE NÃO HONRAVAM NEM MESMO AS CONTAS PRÓPRIAS, QUE DIRÁ AS PÚBLICAS…

    • CEM Reais para votar, SEM 13º depois

      Eu no lugar do Samuca mandava embora servidor que não rende o esperado.

      Reclame como o prefeito que está inchando a máquina pública. Já passou dos 54% desde meados de 2017. Vamos aguardar a justificativa ao TCE.

    • Os vereadores os secretarios e os apadriados

    • Um pouco de realidade.

      CONCURSADO EM 1 LUGAR COM ORGULHO

      Acredito que seu comentário veio com um erro. Não existe direito a “gozo de férias” no período de Julho, o que acontece é que a movimentação nesse período é menor devido as férias das crianças, então a administração pública prefere fazer um atendimento reduzido, e solicitar que esse tempo seja PAGO, no fim das férias de Janeiro, que é quando os servidores da educação saem de férias. (Como as aulas começam praticamente dia 2 de fevereiro, e as férias vão até 31 de janeiro, e considerando que o povo irresponsável não pegam os documentos que precisam no mês de Dezembro(resultados e etc) e resolvem fazer barraco em janeiro, mesmo de férias os servidores retornam para trabalhar e atender esse povo. No fim de Janeiro também retornam com antecedência para pagar os dias não trabalhados de Julho.

      PS: Muitos acham que as emendas a gente ganha de graça. ERRADO novamente. Os unicos servidores que recebem pontos facultativos e ficam de boa sem precisar pagar são os que trabalham diretamente na prefeitura (os amigos do REI), a maioria esmagadora precisa pagar. Um exemplo disso são os jogos da Copa do Mundo. Nós fomos dispensados nos horários dos jogos com a ordem do Prefeito Elderson Ferreira da Silva, Vulgo Samuca, e ordenados a pagar esses dias. Diferente dos Servidores da Prefeitura, que foram dispensados no dia SEM A NECESSIDADE DE PAGAMENTO, conforme notificação no site do Portalvr de 28/06/2018, às 17:28.

      “Pros amigos do Rei tudo, pros outros NADA.” Assim que funciona Volta Redonda.

Untitled Document