segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Prefeituras da região terão somente serviços essenciais no feriadão

Prefeituras da região terão somente serviços essenciais no feriadão

Matéria publicada em 14 de novembro de 2018, 16:17 horas

 


Expediente encerra nesta quarta-feira nas repartições públicas em função dos feriados e só volta ao normal na semana que vem, dia 21

Sul Fluminense – O expediente regular nas repartições públicas municipais será encerrado na quarta-feira, dia 14, e voltará ao normal na próxima quarta, dia 21, após os feriados do Dia da Proclamação da República, celebrado na quinta-feira, dia 15, e do Dia da Consciência Negra, comemorado na próxima terça, dia 20. Na sexta, dia 16, e na segunda, 19, será ponto facultativo nas prefeituras da região. Durante o feriadão, no entanto, os serviços considerados essenciais, como o atendimento emergencial na área da saúde e o recolhimento de lixo, além da Defesa Civil, funcionarão normalmente, ou em regime de plantão.

No comércio, as lojas ficarão fechadas na quinta-feira, dia 15, e na terça-feira, dia 20. No sábado, o expediente encerra no início da tarde, como ocorre toda semana. No domingo, as lojas ficam fechadas. Bancos também vão funcionar no mesmo esquema: fechado nos dois feriados – quinta-feira, dia 15, e terça-feira,  dia 20 – e abre na sexta-feira, dia 16 e na segunda-feira, dia 19.

Emergências

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Resende, os atendimentos serão prestados à população adulta no Hospital de Emergência, referência na região para os casos de urgência, e no Hospital da Criança, especializado no atendimento pediátrico. Além disso, também haverá atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada na Grande Alegria, e no Pronto Atendimento do Paraíso. Todas as unidades funcionam 24 horas. Segundo a Secretaria, durante o feriadão, a população poderá contar ainda com os serviços de remoção de pacientes prestados pela Central de Ambulâncias, que pode ser acionada pelo telefone 3381.4493, e pelo Samu.

Outro serviço essencial que não sofrerá interrupções durante o feriadão será o recolhimento de lixo doméstico, que terá o calendário de coleta inalterado, com os mesmos dias e horários. Além disso, a Defesa Civil do município também estará de plantão 24 horas todos os dias para atender possíveis casos de emergência, como queda de árvores ou alagamentos provocados por fortes chuvas, entre outros desastres naturais. Os agentes poderão ser acionados durante o dia pelo telefone 199, com ligação direta e gratuita, e à noite, das 19h às 7h, pelo 3360.9260.

Já os casos de falta d’água ou problemas na rede de esgotos deverão ser comunicados à concessionária Águas das Agulhas Negras pelo telefone 0800 762 0422, ligação gratuita. A empresa funcionará normalmente na sexta-feira, dia 16, e na segunda, 19, mas ficará em regime de plantão nos dois dias de feriado (quinta, 15, e terça, 20).

Doação de Sangue

Mesmo com o ponto facultativo, o Hemonúcleo de Resende, anexo ao Hospital de Emergência, funcionará das 8h às 11h, nesta sexta-feira, dia 16, recebendo os voluntários que queiram doar sangue. A medida visa equilibrar e reforçar o estoque da unidade, que sofreu uma queda durante o período do inverno.

Para fazer a doação, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, não ser portador de doença grave, nem ter feito nenhum procedimento cirúrgico recente. A direção do Hemonúcleo também ressalta que, para fazer a doação, o voluntário não pode estar em jejum e que os menores de 18 anos devem ter autorização do responsável legal. Já as pessoas acima de 60 anos, precisam já ter doado sangue pelo menos uma vez ao longo da vida.

Entre os tipos sanguíneos com maior carência no Hemonúcleo estão o O positivo e o O negativo, mas a direção da unidade salienta que todos os doadores são bem-vindos.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

4 comentários

  1. E para as prefeitura e lucro ficar fechado menos energia elétrica, combustível e carros e para outros setores e prejuízo não entra dinheiro é jiro de capital. Na prefeitura de volta Redonda amanhã dia 19 de novembro e expediente normal. O Sr. Samuca não deu ponto facultativo para ninguém para alegria de todos.

  2. Nos pontos de ônibus na região central da cidade (Vila, Amaral Peixoto e Aterrado), só falta os veículos tombarem sobre os passageiros. O desnivelamento do asfalto chega a quase meio metro, impossível ninguém da prefeitura ter enxergado isso!!… Evidente que não dá pra fazer ali um trabalho de remendo igual nos outros pontos do asfalto, afinal é uma área que precisa de maior compactação do solo, ou até mesmo o uso de bloquetes de concreto, para evitar os efeitos da tração dos pneus de veículos pesados…

  3. É será 6 dias de oba-oba na região, é por isso que o país não vai pra frente, queria ver um prefeito transferir o feriado para o sábado e domingo. Funcionários públicos deveriam honrar o feriado é trabalhando para a população.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document