;
quarta-feira, 25 de novembro de 2020 - 22:22 h

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Primeiro dia de vacinação antirrábica supera meta de imunização em Volta Redonda

Primeiro dia de vacinação antirrábica supera meta de imunização em Volta Redonda

Matéria publicada em 25 de outubro de 2020, 14:36 horas

 


Esquema de vacinação será realizado ainda em outros quatro sábados

Vacina foi disponibilizada em nove bairros no primeiro dia da campanha
(Foto: Secom)

Volta Redonda– A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou neste sábado, dia 24, o primeiro dia da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal. A vacina, que foi disponibilizada em nove locais da cidade entre Unidades Básicas de Saúde e praças públicas, é gratuita. O esquema de vacinação será realizado ainda em outros quatro sábados.

Foram mobilizados cerca de 30 profissionais, entre médicos veterinários, agentes de saúde, agentes de endemias e estudantes de medicina veterinária voluntários. Mais de 4 mil animais foram vacinados, superando a meta para esse primeiro dia de vacinação, que era de imunizar 3.500 animais. A expectativa é vacinar aproximadamente 22 mil animais durante toda campanha, entre cães e gatos.

Sônia de Almeida, 43 anos, moradora do bairro São Luiz, levou sua cadela Mel para vacinar, como faz todos os anos. “Os animais de estimação são parte da nossa família e manter o calendário de vacinação em dia representa os cuidados que precisamos ter com eles. Eu levo a minha cadela todos os anos para vacinar”, disse Sônia.

A gata Gorethe também foi receber a sua dose de vacina e não deu trabalho para a sua tutora, Maria Aparecida de Souza. “Todos os anos ela vem vacinar, já está até acostumada. Cuidar da saúde dela é uma forma de agradecer o carinho que recebo todos os dias. Ela é a minha companheira diária”, disse a dona de casa.

A raiva é uma doença que não tem cura, por isso a importância das campanhas de prevenção. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que a população colabore levando seus animais ao longo do dia, a fim de evitar aglomeração de pessoas. Outra recomendação importante é evitar que o animal seja levado por uma criança, para evitar acidentes.

Neste sábado a vacinação aconteceu nos seguintes bairros: Caieiras, Nova Primavera, Parque do Contorno, São Luiz, Candelária, Dom Bosco, São Sebastião, Santa Cruz e Santa Rita do Zarur. Já para o próximo dia 31 a ação acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde dos seguintes bairros: Eucaliptal, Conforto, São Lucas, 249, Ponte Alta, Siderlândia, e Jardim Belmonte. Já no bairro Jardim Ponte Alta a vacinação acontece na sede do Prefeitura + Presente.

A secretária de Saúde de Volta Redonda, Flávia Lipke, ressaltou a importância da Campanha.

– Os animais necessitam das vacinas para terem uma vida longa e saudável. Por isso é tão importante fazer todas as vacinas, inclusive a antirrábica, que é disponibilizada gratuitamente. A Campanha de Vacinação é uma medida preventiva e de essencial importância, pois a raiva é uma moléstia terrível, que pode levar a óbito se não atendida a tempo – disse a secretária.

Confira os locais de vacinação para o próximo sábado, dia 31:
Eucaliptal – Unidade Básica de Saúde
Conforto – Unidade Básica de Saúde
São Lucas – Unidade Básica de Saúde UBS
249 – Unidade Básica de Saúde
Ponte Alta – Unidade Básica de Saúde
Jardim Ponte Alta – Unidade do Prefeitura + Presente
Siderlândia – Unidade Básica de Saúde
Jardim Belmonte – Unidade Básica de Saúde


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document