domingo, 8 de dezembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Projeto Arte com Pneus marca Semana do Meio Ambiente em Barra Mansa

Projeto Arte com Pneus marca Semana do Meio Ambiente em Barra Mansa

Matéria publicada em 6 de junho de 2019, 16:34 horas

 


Evento fez parte da reabertura do espaço do Ecoóleo e da inauguração de mural feito por artistas do grupo Casa Amarela

Barra Mansa- Em comemoração a Semana Mundial do Meio Ambiente, a prefeitura e a secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, lançaram nesta quinta-feira (06) o Projeto Arte com Pneus. A ação tem como objetivo ensinar como transformar esse tipo de resíduo em materiais úteis, como móveis, diminuindo os danos ambientais no município e gerando renda para a população.

O evento marcou a reabertura do espaço do Ecoóleo e contou com a presença do prefeito Rodrigo Drable, do secretário de Meio Ambiente, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, do presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema), Vinícius Azevedo, de representantes das associações de moradores e dos alunos do Colégio Municipal Vereador Paulo Basílio.

O projeto oferecerá um curso gratuito onde os alunos aprenderão as técnicas de manuseio, corte montagem e pintura das peças. O coordenador e instrutor do Arte com Pneus, Arilson Sales, aponta que esta é uma ótima oportunidade para aprender uma nova profissão e gerar renda. “Qualquer um pode participar. Não é força física, é técnica”.

A oficina trabalha com pneus do tipo comum, radial e maciço. A matéria prima veio da limpeza dos rios Barra Mansa, Bocaina e Bananal e do Projeto Ecopneu, iniciativa da prefeitura, que recolhe o material vindo de borracharias e instituições. A ação já conta com 150 geradores deste resíduo cadastrados.

Segundo o secretário da pasta, Carlos Roberto de Carvalho, a ideia surgiu da necessidade de combater o descarte indevido de pneus, este que é um dos maiores inimigos ambientais.

– A dificuldade nos trouxe a criatividade. Um dos maiores problemas, que é a longa vida útil deste material, se tornou algo riquíssimo para esse tipo de trabalho. Nosso objetivo é buscar soluções para reinventar, criar e transformar aquilo que nós temos em algo novo e mais útil – disse.

Durante o lançamento, o prefeito, Rodrigo Drable, conversou com os alunos do Colégio Municipal Vereador Paulo Basílio e apontou a importância da conscientização e participação da sociedade. Ele falou sobre as ações que o Executivo tem realizado, como o Horto Florestal, a produção de mudas, o Parque Natural Municipal de Saudade, o Centro de Tratamento de Resíduos e a reutilização de materiais descartados.

– Esses projetos ajudam a combater o problema ambiental e geram renda. Esse é o caminho para um município autossustentável. Mas é importante que cada um faça a sua parte, mesmo que através de pequenos atos diários, como a coleta correta do lixo, o descarte do óleo usado ou plantando uma muda. Façam, ensinem e multipliquem. É assim que faremos o futuro ser melhor – disse o prefeito.

O Conselho Municipal de Meio Ambiente, Condema, através do seu presidente, Vinícius Azevedo, reiterou a importância dessas ações cotidianas para a preservação ambiental do município.

– Ficamos gratos em apoiar ações que agregam a preservação do Meio Ambiente, através de ideias que usam da criatividade e visam à economia sustentável. Nos alegra muito saber que os recursos do fundo municipal estão sendo muito bem aplicados – afirmou Vinícius. O Condema é um conselho consultivo e deliberativo que tem como uma de suas funções fiscalizar a utilização dos recursos do fundo municipal de Meio Ambiente.

Além do projeto Arte com Pneus e do Ecoóleo, a secretaria firmou uma parceria com as ONGs de proteção animal para fomentar a adoção, onde será entregue uma cama feita de pneus para cães e gatos usarem em seu novo lar. A próxima ação prevista é a uma oficina de Horta Suspensa.

Quem quiser descartar pneus ou óleo usado, deve procurar o Espaço Ecoóleo, que funciona das 07h às 17h e fica na Avenida Três de Outubro, Nº 560, no Jardim Boa Vista.

Já as inscrições para o curso podem ser feitas na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, pelo telefone: (24) 2106-3406.

Mural

Quem passa na Avenida Três de Outubro pode ver o belíssimo mural que decora a fachada do espaço do Ecoóleo. O trabalho é assinado pela dupla de muralistas Francis Marques e Paulo Valério, do Grupo Casa Amarela.

O mural apresenta a temática da harmonia entre natureza e tecnologia e tem em seus traços referências de grandes artistas da pintura brasileira. O trabalho demorou quatro dias para ser finalizado.

– O mural ilustra a transformação de materiais que seriam descartados em bens consumíveis. É lindo esse trabalho de revitalizar locais públicos através da arte. A ideia é expandir a arte mural pelo município – disse o artista Francis Marques.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document