Quatis mobiliza 30 operários para atender emergências causadas pelas chuvas

by Diário do Vale

Quatis- Pelo menos 30 operários da prefeitura estão mobilizados para atender os chamados de emergência provenientes de transtornos causados pelas chuvas nas estradas rurais. Segundo o prefeito Bruno de Souza (MDB), o esquema de prontidão com essa finalidade tem o apoio de cinco máquinas retroescavadeiras, três caminhões e uma máquina patrol. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural registrou, a partir desta segunda-feira (08), entre outros problemas, a queda de barreiras nas regiões de Falcão, São Joaquim e Joaquim Leite.

Na manhã desta terça-feira (09), o prefeito fez um balanço dos problemas causados pelas chuvas com o secretário municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, Cézar Salazar, que responde interinamente pela titularidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Município. De acordo com Bruno de Souza, “não há nenhum trecho interditado, e o escoamento da produção agropecuária continua sendo feito, mesmo com dificuldades”. Na área urbana, de acordo com a Defesa Civil, não foram registrados incidentes.

Ele frisou que a prioridade neste momento “é atender de forma emergencial os trechos afetados por queda de barreiras, justamente no sentido de garantir o escoamento da produção leiteira”, atividade principal da economia do Município. Entre a tarde de segunda-feira e a manhã de hoje (terça-feira), houve quedas de barreiras nas estradas do Deserto, Serra (ambas em Falcão) e Uruguaiana (São Joaquim), além da Rodovia RJ-159, em trechos situados também na região de Falcão. Na noite desta segunda-feira, um caminhão chegou a ficar atolado na Estrada Quatis-Glicério, e teve que ser socorrido por uma equipe da prefeitura.

– A minha determinação é atender imediatamente todos os casos de emergência que chegarem ao nosso conhecimento. Com isso, trabalhamos para garantir o deslocamento dos moradores e a circulação dos caminhões responsáveis pelo transporte da produção leiteira. No chamado tempo da estiagem, realizamos a manutenção e conservação permanentes das estradas rurais, mas dependendo da intensidade das chuvas no período de outubro a abril, os riscos de transtornos existem, daí a prioridade para as situações de emergência neste período do ano – declarou o prefeito Bruno de Souza, acrescentando que, recentemente, foram realizados serviços de melhorias nas estradas de acesso às regiões rurais do Bom Retiro e de Glicério.

As atenções da prefeitura estão voltadas também para as extremidades de algumas travessias situadas em estradas rurais da cidade. A grande quantidade de água nesta época do ano vem colocando em risco a sustentação destas passagens, motivo pelo qual a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural vai iniciar ainda nesta semana a recuperação destes pontos, “nos trechos mais afetados”. O prefeito explicou que os serviços em cada uma destas extremidades deverão ser realizados em no máximo 24 horas para não prejudicar a circulação dos veículos.

Levantamentos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que, atualmente, a cidade de Quatis possui quase 23 mil cabeças de gado. Os mesmos dados informam que a produção leiteira no Município chega a cerca de 11 milhões de litros por ano. Um total de 920 trabalhadores sobrevive diretamente da produção agropecuária na cidade. O prefeito Bruno de Souza lembra estes números “para reafirmar a importância do segmento rural na economia e no dia a dia do Município”.

– Garantir as condições de tráfego nas estradas rurais da cidade sempre foi uma prioridade da nossa administração, desde quando assumimos a Prefeitura de Quatis pela primeira vez, em janeiro de 2013, visto o papel primordial que os produtores rurais ocupam no desenvolvimento econômico da nossa cidade – ressaltou o prefeito, frisando que o atual esquema de prontidão para atender as situações de urgência nas estradas rurais reúne operários da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, da administração distrital de São Joaquim e da administração distrital de Falcão, além de contar com o apoio de funcionários da Secretaria de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos do Município.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996