sexta-feira, 25 de setembro de 2020 - 07:07 h

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Ronda Escolar contribui para a redução do índice de furtos

Ronda Escolar contribui para a redução do índice de furtos

Matéria publicada em 10 de novembro de 2019, 11:06 horas

 


Projeto já realizou mais de 6500 visitas nos arredores das 92 unidades escolares de Barra Mansa

 

Ronda tem contribuído para a redução dos crimes escolares, além da depredação das escolas e da evasão escolar-Foto: Paulo Dimas

Barra Mansa- Atuando no município de Barra Mansa desde julho de 2017, a Ronda Escolar tem como objetivo realizar rondas ostensivas voltadas à segurança e proteção do patrimônio, perímetro e comunidade escolar, visando que este seja um local seguro e tranquilo para alunos, professores, pais e familiares.

De acordo com o comandante, Joel Valcir, as viaturas trabalham diariamente, em quatro roteiros pré-estabelecidos, nas regiões Leste, Sul, Oeste e Centro-Norte, durante o horário das 10h à 22h, somando aproximadamente 50 visitas por semana. As ações envolvem monitoramento do horário de entrada e saída dos alunos, realização de palestras e atendimento de ocorrências. Joel destaca ainda que com a chegada da Ronda Escolar, notou-se a redução dos crimes escolares, da depredação das escolas e da evasão escolar.

– Depois que começamos com esse trabalho o índice de furtos e roubos foram zerados e nas escolas já foram feitas apreensões de drogas, armamentos e armas brancas. Já realizamos mais de 6500 visitas nos arredores das 92 unidades escolares da cidade. E além das escolas municipais, as rondas também são feitas em colégios estaduais e no Centro Universitário de Barra Mansa (UBM). Lembrando que o itinerário só é interrompido se houver solicitação da diretoria da unidade escolar ou existência de ocorrência em outra região – destaca Joel.

Ainda de e acordo com o comandante, entre as principais ocorrências registradas pelos agentes está à apreensão de drogas, bullying, agressões contra funcionários, alunos e pais, ameaças e violência sexual. Para dar mais ênfase em sua atuação a equipe da Ronda Escolar, em conjunto com o Programa de Educação no Trânsito (PET), realiza palestras sobre prevenção à violência e consumo de drogas.

– A Ronda Escolar é muito bem aceita e nunca houve resistência. Ela foi implantada em um momento de clamor de toda comunidade escolar – esclarece o comandante.

Com um efetivo atual de quatro viaturas e com dois guardas municipais em cada veículo, a Ronda Escolar também trabalha em áreas críticas, e nesse caso o serviço conta com o apoio de quatro policiais militares. Lembrando que a Ronda Escolar pode ser acionada através dos números 3028-9339, 3028-9369 e 190.

O comandante ressalta que para participarem da ronda escolar os agentes são escolhidos por conclusão em curso de formação (matriz curricular), aptidão para a ronda e olhar crítico para crimes e contravenções.

– Ao assumir o serviço, todos os agentes passam por instruções e ordem de serviço diário – diz.

De acordo com o comandante Joel, o trabalho em conjunto com a Polícia Militar e o apoio do prefeito Rodrigo Drable tem sido primordiais para o sucesso da ronda escolar. Segundo ele o atendimento da Ronda Escolar começou com uma viatura, e por determinação do prefeito Rodrigo Drable, chegaram quatro novas viaturas que fortaleceram a efetividade da patrulha. A polícia militar também tem sido uma grande parceira, ressaltou Joel e tem dado o suporte necessário para manter a segurança nas escolas do município.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

3 comentários

  1. Avatar

    Na foto tudo é belo carro novo os Guardas de boa, mas vai lá pra ver o alojamento deles, as condições em que estão, amontoados junto com um monte de pombos. Gasta se com muitas coisas, porém até pra fazer as necessidades básicas dentro do Quartel fica difícil. Além disso tudo o que acontece de errado dentro do Parque da Cidade vai nas costas dos Guardas. Baixo efetivo, condições precárias e baixa estima. Estão fazendo até demais diante de tudo isso. Não adianta investir em carro novo se não investir em material humano. Digo mais Sr Prefeito, tudo o que acontece de ruim na Guarda cai na sua conta, ninguém assume as decisões que tomam, sempre dizem ser ordem sua Sr Prefeito. Literalmente a tropa está cansada, desanimada e quem tá pagando a conta é o Sr Prefeito. Desabafo de quem não pode dizer a verdade por medo de ser perseguido.

  2. Avatar

    Parabéns a Guarda Municipal pelo excelente trabalho , que sejam realizados os investimentos em capacitação e treinamento dos Agentes, pois quando se trabalha em prevenção deixa -se de gastar com repressão.

  3. Avatar
    José do Carmo Oliveira

    Kkkkk chega a ser bisonho, 4 viaturas e 50 rondas por semana …. Pode isso Senhor Joel Comandante ???? Sub aproveitamento. Melhor o Senhor fiscalizar isso melhor. Acho que até o Senhor Prefeito agora vai achar isso muito estranho, e vai acompanhar mais de perto.

Untitled Document