domingo, 19 de setembro de 2021 - 01:39 h

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Samuca anuncia flexibilização do comércio em Volta Redonda

Samuca anuncia flexibilização do comércio em Volta Redonda

Matéria publicada em 24 de abril de 2020, 16:28 horas

 


Redução do isolamento deve ser oficializada na semana que vem junto ao Ministério Público do Estado do Rio

Volta Redonda – O prefeito Samuca Silva anunciou, em transmissão ao vivo pelas redes sociais, a flexibilização do comércio na cidade. De acordo com a proposta, as atividades hoje em funcionamento permanecem abertas seguindo as medidas de restrição. Já a partir de 4 de maio, poderão ficar abertos: serviços de escritório, apoio administrativo e outros serviços prestados; atividades profissionais, cientificas e técnicas; atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados; informação e comunicação; comércio e reparação de veículos automotores; alojamento; bares e restaurantes com 30% da capacidade. A feira livre também deverá ser autorizada, entretanto com regras que ainda serão definidas.

Já a partir de 11 de maio, devem ser liberados o comércio varejista; outras atividades e serviços; seleção e agenciamento e locação de mão de obra; artes, cultura, esporte e recreação; atividades imobiliárias; agências de viagem, operadores turísticos e serviços de reservas.

– Esse cronograma foi previamente aprovado pelo MP, mas vamos aguardar os últimos detalhes. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rogério Loureiro, vai dialogar com os empresários para detalhar ainda mais o plano de flexibilização. No nosso plano de reabertura, os comerciantes terão papel fundamental para nos ajudar, mantendo as regras de distanciamento e higienização, para evitar que os números piorem – completou.

Segundo explicou o prefeito Samuca Silva, o Ministério Público do Estado já deu um parecer prévio favorável ao plano de reabertura do comércio apresentada pelo Executivo. O prefeito informou que faltam apenas alguns ajustes, por parte do MP, no plano de reabertura para que o acordo seja assinado. Em Volta Redonda, existe uma sentença judicial, em ação movida pelo MPRJ, determinando as restrições ao comércio e ao convívio social.

Essas informações estão contidas em uma proposta que será discutida com os empresários da cidade durante o fim de semana. O diálogo ficará a cargo dos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Rogério Loureiro, e de Captação de Recursos e Projetos Especiais, Joselito Magalhães.

Critérios

A manutenção da flexibilização vai depender de alguns critérios, que já vinham sendo apresentados pelo prefeito.

O primeiro é que não haja aumento de mais de 5% no número de casos suspeitos da Covid-19 por dois dias seguidos. Até o momento, este critério vem sendo cumprido na cidade.

O segundo é que haja menos de 50% de ocupação nos leitos de CTI exclusivos para a Covid-19 da rede municipal de saúde. O prefeito informou que há  18 leitos e cinco estão ocupados no momento, o que também  cumpre o critério.

O terceiro é que os 114 leitos de média complexidade do Hospital de Campanha tenham menos de 70% de ocupação. Esse indicador também está sendo atendido.

O quarto critério é que os integrantes do grupo de risco permaneçam em isolamento social.

O quinto determina que a população use máscaras na rua.

O sexto é a ausência de aglomerações no comércio e nas ruas.

Samuca destacou que esses três útimos critérios não dependem do Poder Público, mas principalmente da população e dos comerciantes, que terão, assim, responsabilidade compartilhada com o governo municipal para manter a flexibilização.

– Esses eixos visam que a nossa rede de saúde tenha capacidade para atender nossa população. Não queremos que em Volta Redonda aconteça cenas que estamos vendo em outras cidades, de pessoas sofrendo acometidas pela doença e não terem leito para serem tratadas. Então esses eixos visam, principalmente, evitar que mais voltarredondenses sejam contaminados e que aconteça um colapso no nosso sistema de saúde – declarou o prefeito.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

83 comentários

  1. Daniel Bastos Souto

    Até que enfim! Os que estão apavorados ou com a vida ganha continuem em casa por favor, de preferência sem encher o saco!

    • PARA QUEM ESTA QUERENDO NAO ABRIR EU PAGO ALUGUEL VOCE ACHA QUE VO VOLTAR PARA CASA DA MINHA MAE E MORRER SENDO SUSTENTADO POR ELA MEU EMPREGO VAI QUEBRAR LIBERAÇAO DO COMERCIO AGORA

  2. E facil e so ligar para o STF falar com o gilmar mendes e ta tudo liberado. Aproveitando fora samuca seu governo vai ficar na historia como uns dos piores governo que ja passou por volta redonda

  3. E facil resolver isso fiquem em casa e morram de fome porque e isso que vai acontecer porque o governo nao vai paga a conta do estado e municipio acordem povo brasileiro vamos trabalhar larguem de ser preguiçosos

  4. Estou gostando das últimas propostas dialogadas pelo prefeito Samuca, pois é baseada nos fatos e nos documentários divulgados pela Imprensa Livre!
    É importante seguir a Imprensa Livre, que mostra os fatos da forma que são!
    Na época da Copa do Mundo, a Imprensa Livre disse que era mais importante construir um Hospital em Manaus(capital do Amazonas) do que construir um estádio de futebol! No entanto, Lula (a jararaca), desconsiderou as recomendações da Imprensa Livre, dizendo que a saúde pública do Brasil já estava muito boa e que iria construir um estádio de futebol em Manaus para “fazer uma boa imagem no exterior!”(o sapo barbudo estava mais interessado na imagem do que na saúde da população de Manaus)!
    Agora, vemos que a Imprensa Livre estava certa, pois na Europa e nos EUA as pessoas estão horrorizadas com as imagens que chegam da capital do Amazonas… É terrível o que acontece em Manaus, no entanto, os profissionais livres e independentes da Imprensa Livre já tinham alertado sobre isso a muitos anos atrás!!!
    Parabéns para a Imprensa Livre!!

  5. Vânia
    25 de abril de 2020 em 09:28

    Quem sempre foi custeado ou teve sempre a geladeira cheia pelo papai e pela mamãe não sabe o que é passar necessidade.

    Ele jamais vai ser capaz de compreender a fome do seu semelhante.

    Imagine os petistas que receberam o Bolsa Família desde FHC + LulaDRÃO + Dilma (8+8+6= 22 anos).

    É uma geração inteira de brasileiros recebendo do Estado mais outros comunistas que aqui chegaram . Eles são incapazes de compreender a quem precisa de trabalhar para viver.

  6. Jesus toma conta! Quantas asneiras nos comentários! Gente falando que existe mortos caídos pelas ruas! Isso foi em bird box gente! Aqui é vida real. Se fosse tão letal assim pq muitos comércios estão funcionando? Seria fechar TUDO! Mas a hipocrisia vence! A funcionária do caixa do supermercado é imune? Lá onde vc que diz ter tanto medo, vai pra fazer suas compras!

    • Esses petistas são terroristas, Edna.

      Observe em todos os comentários deles como são incapazes de demostrar um mínimo de amor por este país.

  7. MPRJ tem que agir em Volta Redonda.

    • QUER FICAR EM CASA VAGABUNDO, RECEBENDO DO GOVERNO? VAI TRABALHAR. O RICARDÃO ESTÁ ESPERANDO ACABAR A QUARENTENA.

  8. Dá nojo da quantidade de comentários [email protected] que vejo aqui. Se para quem não falta dinheiro e prioriza a vida continue escondido em casa, vcs não passam necessidade e nem são obrigados a irem no comércio, fiquem em casa, mas sem encher a paciência de quem precisa trabalhar para comer.
    Fique vc em casa, tome conta só da sua vida. Pq se for para tomar conta da vida dos outros faça direito, pague meus boletos e compre comida para mim! Aí sim, eu fico em casa ou onde vc quiser.

    • Querida. Caso não saiba, 1 pessoa contaminada contamina pelo menos 6 pessoas, pense nisso.

    • Marcelo

      Nós sabemos que Vc é inteligente e não ficará na frente de um infectado espirrando e tossindo.

      Não vá na onda dos petistas que querem a destruição do país para arrumarem um desculpa para tirar o presidente eleito democraticamente e sem adição de votos, para assim retomarem o poder para levar o Brasil a condição da Venezuela.

      Passo seguinte é tomar a sua casa, carro e seu ganho pelo trabalho para colocar a disposição dos petistas com mais Bolsa Família e mais pão MAIS mortadela. Vai na onda para ver.

    • SE FOR UMA MULHER…….. DE REPENTE…………… KKKKKKKKKKKKKK

  9. Vergonhoso é o mal cheiro da Vila Santa Cecília!
    Prefeito , tua casa fede assim também?
    Prefeitinho de lixão!
    Vá mandar lavar os pontos de maior fluxo da cidade.

    • Como dizia Cazuza : A burguesia fede!

    • E facil resolver isso fiquem em casa e morram de fome porque e isso que vai acontecer porque o governo nao vai paga a conta do estado e municipio acordem povo brasileiro vamos trabalhar larguem de ser preguiçosos

  10. Prefeito e loja de automoveis vai abrir também . Alguém pode me responder.

  11. Paga o PROEIS VR, prefeito. Já vai pra três meses de atraso.

    • Palhaçada isso de uns poderem abrir e outros não! Enquanto isso bora ir comprando monte de coisas desnecessárias sem licitação!

  12. PREFEITO NÃO LIBERE, A SITUAÇÃO FICARÁ SEM CONTROLE, A PRESSÃO É GRANDE MAS POR FAVOR RESITA, EM GOIÁS HOUVE UMA LIBERAÇÃO IMPENSADA AGORA CORPOS SE ACUMULAM NAS RUAS, COLAPSO TOTAL, O SEU BELO TRABALHO FEITO ATÉ AGORA PERDERÁ O EFEITO, VAI FALTAR CAIXÃO E COVAS, NÃO LIBERE

    • DEIXA DE SER OTÁRIO. DEVE SER UM APOSENTADO OU FUNCIONÁRIO. BABACA. ESTÁ COM MEDO DO RICARDÃO IR NA SUA CASA? KKKKKKKKKKKKKKK.

    • NAO LIBERA PARA VOCE QUE DEVE FICAR EM CASA SENDO SUSTENTADO PELA MAMAE EU TRABALHO EM COMERCIO PAGO ALUGUEL VOCE ACHA QUE VO TER MAMAE TODO DIA PARA ME SUSTENTAR? ACREDITO QUE NAO PENSE BEM ANTES DE FALAR SE NAO PAGA MEU ALUGUEL QUE FICO EM CASA ESPERA VOCE NAO PODE

  13. A maioria da população, vai achar que o virus foi embora, as aglomerações vão triplicar, então o excelente trabalho feito até agora, se perderá, e o número de mortes aumentará de maneira descontrolada, apocalíptica, haja caixão,

  14. Primeiro Samuca disse que duraria até o dia 21, depois dia 27, e agora é dia 4 a data de relaxamento. Parece que tudo já estava acordado para o inicio de Maio, mas ele antecipou falsamente para final de Abril para iludir a população e ficar de acordo com o GV, TJ e MP. Jogou nas duas colunas! O fato é que a partir desta publicação, VR ficará 50 dias parada por conta de sabe se la quantas mortes.

    • 10 mortes que não sabemos quais os agravantes. Samuca e o governador juiz usam de 10 mortes para infernizar a vida de quase 280 mil residentes. Não bastou a destruição da saúde pública querem destruir a cidade.

      Enquanto os 21 vereadores (Paulinho Raio-X afastado e recebendo por pedir INJEÇÃO ao prefeito) os maiores irresponsáveis por deixarem chegar a este ponto.

      VAI VENDO aí o que dá votar em candidatos que NÃO CONHECEM a Administração Pública e NÃO ENTENDEM de Gestão Pública.

  15. BURRICE E IRRESPONSABILIDADE

    QUE BURRICE !!!!!!!!!!!!! AGORA QUE S CASOS ESTÃO AUMENTANDO VAI REABRIR ???

    QUE PREFEITO LOUCO !!!!!!!!!!!! VAI MORRER MUITA GENTE POR CAUSA DESSA IRRESPONSABILIDADE !

    É RIDÍCULO ISSO… OS CEMITÉRIOS ESTÃO CHEIOS, OS CASOS AUMENTANDO …

    ESQUEÇA O DINHEIRO PELO MENOS NESSA HORA, PORRA !!!!!!!!!!!

    VOLTA REDONDA VAI ENTUPIR DE CASOS…ANOTEM ISSO !!!!!!!

    • Pelo amor de Cristo! Onde vc leu isso? Corpos nas ruas, ah já sei vc assistiu bird box.

    • Quanto aos cemitérios,VR tem crematório.
      Otimiza espaço e sai mais barato.
      Sem contar que torra o vírus.

    • BURRICE E VOCE QUE NAO PAGA ALUGUEL TRABALHA DE COMERCIO VOCE ACHA QUE VO VOLTAR PRO COLO DA MAMAE UM DIA MAMAE MORRE E OFILHINHO TEM QUE SEGUIR A VIDA VEM PAGAR MEU ALUGUEL ME DA MORADIA E COMIDA QUE VOLTO PENSE NISSO ANTES DE FALAR QUE O COMERCIO VAI ABRIR SÓ EM DEZEMBRO

  16. PRECISO TRABALHAR TB SO Q TEM GENTE NAO´ACREDITANDO´NESSES VIRUS.,,,TEMOS PARENTE Q ESTA ENTUBADO´NO´SAO´JOÁO´BATISTA,,,ELE PEGOÚ O´VIRUS,,,AGORA OQ FAZER SE REABRIR O COMERCIO

  17. Vai dar merd……..vai chegar uma hora q não vai dar p jogar embaixo do tapete.

  18. Decisões dificeis ,porem necessarias agora cabe a populaçao se proteger e seja oque Deus quiser

    • Amigo(a), depois da casa arrombada, nem Deus consegue por tranca.

    • Parabéns Vice Prefeito de Volta Redonda, subordinado aos Prefeitos do Ministério Público concursados que nunca gerenciaram uma instituição e vivem de altos salários de um.judiciário bilionário

    • Edi,a decisão não é difícil.O problema é que o nosso prefeito é um fanfarrão,que gestão é essa que as lojas americanas estão abertas,mas o mercado popular não,a loja Real forte em frente a prefeitura aberta e a Uai Brasil e outras do mesmo segmento fechadas.Qual é o critério, não é a saúde pública com certeza.Outro grande problema está no fato do secretário de saúde não ter gestão pra gerir sua pasta, Alfredo volta pro consultório de veterinária,deixa quem conhece de saúde pública, conhece de gente cuidar da secretaria.Você perde pela sua falta de humildade em reconhecer que você não sabe,essa secretaria não é brincadeira de Playboy não, são vidas humanas.O povo de Volta Redonda merece seu respeito
      .

  19. Eu não sou da área de comércio – sou da área de transportes – carretas – qual está tudo parado e com fretes valorde reduzido a (valor de passar fome)
    Dizem aqui que comerciantes são gananciosos, quais comerciantes? Sr João tem lojinha de artigos presentes por exemplo.!!! Porque Lojas Americanas vive abertas e não dizem que eles sao gananciosos? Por isso país está nessa merda !!! Pessoas frustradas que esperam $ 600 de mao beijada

    • EVANDRO QUEIROZ GLÓRIA Glória

      Carlos, porque eles não vivem a realidade, vivem atrás de mesas em gabinetes refrigerados com altos salários de um judiciário que consomem bilhões de reais anualmente, nosso Brasil precisa ser passado a limpo

  20. Esqueceram de informar que as fábricas de caixões terão de fazer horas-extras para atender a demanda, senão faltarão caixões em Volta Redonda.

    • O que vc quer??
      Que tudo fique fechado para sempre??
      Não saia pra rua, vc não é obrigado a frequentar o comércio.

    • Exatamente… Eta bando de IGNORANTE… Triste realidade do nosso país da nossa cidade…

    • Você assina uma declaração, com firma reconhecida em cartório, abrindo mão do leito em CTI e respiradouro no caso de contrair a Covid-19? Aposto como você, se tiver empregados ou um pequeno negócio, vai obrigá-los a se expor ao vírus enquanto fica bem seguro em casa, né?

    • Perfeito Almeida, são esses manés q na hora q o bicho pegar p eles e família, vão p os jornais implorar vaga nas UTIs e dizer q os profissionais da saúde são incompetentes.
      Cara, o povo brasileiro tinha q ser estudado pelos órgãos científicos mundias.

    • Onde será o novo cemitério?

    • Aposto que é um fichado na por trás da CLT, justificando pra ficar em casa de boa vendo netflix. Salariozinho tá na conta né? Pois bem eu nunca parei de trabalhar, com os devidos cuidados. Estou aqui firme e forte, graças a Deus.

  21. Deixa abrir o comércio é só o povo ficar em casa e não comprar com esses abutres.

  22. Já combinaram com quem tem dinheiro para comprar?
    Se o Paulo Guedes socorrer só os banqueiros e grandes empresários e deixar de lado os pequenos e médios não vai ter como salvar a economia.
    O dinheiro não vai circular, mas o vírus sim, entre os poucos clientes, empregados e lojistas. E as portas vão voltar a ficar fechadas.

    • A Covid-19 veio mostrar que quem dá lucro ao patrão, dono da loja, é o seu trabalho quase escravo. No dia em que o trabalhador cair em si e descobrir que a “fortuna” que sustenta o patrão por três meses, depende de sua mão de obra, saberá lutar por melhores condições de trabalho.

    • Não adianta cara, esses reaças estão anestesiados a ponto de misturar política c tragédia sanitária.

    • Quer que eu desennhe

      Almeida , não quer trabalhar, não trabalha , ninguém obrigará.
      Trabalha quem quer e precisa.
      Quem quiser e puder ficar em casa , fica.

  23. Pleiboi do Perequê

    Tudo pelo Dia das Mães.
    Em 2021, o Dia das Mães será transferido para 2 de novembro.

  24. Isso aí Prefeito, temos que voltar a trabalhar, quem está ao contrário fica em casa.
    Meninos pessoas circulando, eles acharam que o Presidente Vai mandar imprimir dinheiro, para ficar distribuindo.

    • Vai ser um colapso, será contaminação geral, onde os corpos serão queimados, preparem para os corações para cenas horripilantes, horror, sr prefeito não libere o trabalho feito até o momento vai por água abaixo.

  25. Vai abrir o comércio no dia das mães e segundo domingo ruas de compra governantes muitas pessoas vão ficar desempregada ministério público olha para algumas família e chefe de famílias socorro o vírus está aí mais muitas pessoas vão ficar desempregada governantes socorro ajudar as famílias precisa de seus empregados ajudar os empresários

    • Queria eu ter dinheiro e cabeça sã diante tudo isso, para ir há uma agência de viagem para programar uma. Queria saber a necessidade de reabrir alguns serviços! Só para causar mais tumulto e lotar ônibus…sim, porque quem irá colocar a cara nesses estabelecimentos, serão os empregados que andam de ônibus. Enfim, a fala do ex ministro da saúde está cada dia mais acertada! Viveremos dias tensos e de muita tristeza! Deus abençoe todos aqueles que precisam se aglomerar num ponto de ônibus e dentro deles e aqueles também que convivem na mesma casa que essas pessoas.

  26. Vai abrir o comércio no dia das mães e segundo domingo ruas de compra governantes muitas pessoas vão ficar desempregada olho para chefe de famílias socorro o vírus está aí mais no dia das mães e ruas de compra. Ministério público olha para algumas família que precisa de emprego.

  27. Faltou agora dizer a data em que o transporte público vai voltar ao normal tb.

    • Com a Viação Sul Fluminense o transporte público já estava fora do normal bem antes do coronavírus aparecer.

  28. Os comerciantes pressionam tanto até conseguir. Mortes das pessoas e nem isso para esse maldito consumo desenfreado

  29. Samuca repete o prefeito de Milão-Itália !
    Não peça desculpas depois, vá até cada familiar que perder um ou mais membros para a Covid-19.

    • Besta, já se passaram quase dois meses da quarentena! Essa comparação é descabida. Uma que Milão só fez quarentena com o cadeado estourado. Outra que o que se pretende fazer não é vida normal, mas sim contingência flexibilizada, o que é muito diferente.

    • Marly de Souza Ferreira

      O fato de abrir o comercio NÃO obriga as pessoas a sair de casa.
      Pode abrir… compra quem quer.
      O prefeito acata o pedido dos empresários formais e informais…(na verdade quem mais briga para abertura do comércio são os informais que ganha hoje para comer amnha), contudo, se o povo FICAR EM CASA, não sair de casa para passear na Amaral Peixoto, Vila, aterrado , Retiro etc. A CONTAMINAÇAO NAO AVANCA.
      MAS, MUITO MAIS QUE O COMERCIANTE QUER VENDER…O POVO QUER PASSEAR……….
      EU ESTOU SEM SAIR DE CASA DESDE O DIA 18 DE MARCO.
      FIZ COMPRAS de comida , produtos de limpeza, remédios para 2 meses no cartão de crédito e ainda dividi em 4 x.
      Cabelos??? Manicure??? Depilação??.
      Deixa para depois..Não sei quando….
      Melhor feia VIVA que depilada, de escova progressiva e unhas feitas no CAIXAO.

      FICO EM CASA.
      FIQUE VC TAMBEM..

  30. Muito responsável, parabéns Prefeito.

  31. Cabeleireiro volta dia 11?
    Academia e escolinhas de futebol?
    Dentista volta quando?
    Cirurgias eletivas voltam quando ?
    Creches e escolas?

    Tem um cronograma pra isso?

    Quando voltam?

    Samuca???????

  32. A verdade é que o comércio queria a liberação antes do dia das mães, mas aí teria muvuca por causa da data , sem contar no próprio dia.
    Liberando depois evitasse a muvuca , mas o pessoal do comércio perde a venda da data.

  33. Se. Prefeito; não cometa esse erro.
    Não ceda às pressões.

    Mantenha o isolamento social e o fechamento do comércio.
    O povo ainda não se conscientizou da seriedade desse vírus.

  34. Parabéns prefeito Samuca , precisamos trabalhar e colocar comida na mesa, falo por mim e todas as famílias que estão em desespero. Obrigado

    • Onde será o novo cemitério, os dois atuais não darão conta do número de corpos a serem enterrados, todo trabalho feito até agora foi em vão.

  35. Andre Lopes teixeira

    Eu acho otimo os comercios de volta redonda reabrirem pois com toda doença temos coisas problemas que nao tem como se resolvidos em casa parabéns prefeito samuca

    • Trabalhador….com todo respeito, mas se falta comida na sua casa,de trabalhador vc não tem nada,deve ser destes metidos a empresário que em vr é o que mais tem.

    • prefeito cadê a segunda dose da vacina da gripe para doentes crônicos etc só vacinaram os idosos até agora a sua iniciativa de vacinar os idosos é louvável e o resto do grupo de riscos

  36. Que o pessoal tenha muita responsabilidade,todos de máscara e respeitando o distanciamento social.

    • Não faça isso prefeito vc está cavando sua própria sepultura e a sepultura de muitas pessoas na nossa cidade.. Não abra mão para esses comerciantes abutres que só querem se dar bem.

Untitled Document