sexta-feira, 19 de outubro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Samuca Silva discute projetos de transporte para Volta Redonda

Samuca Silva discute projetos de transporte para Volta Redonda

Matéria publicada em 9 de agosto de 2018, 19:48 horas

 


Reunião tratou de aeroporto regional, trem turístico, entreposto de grãos e linha de ônibus VR-Aeroporto do Galeão

No gabinete: Delmo Pinho conversa com Samuca sobre propostas para o transporte

Volta Redonda – A discussão de propostas para o desenvolvimento de Volta Redonda foi tema de reunião entre o prefeito do município Samuca Silva; o subsecretário de Estado de Transporte, Delmo Manoel Pinho; e o assessor especial da secretaria de Estado da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Wanderson Farias. O encontro, que também teve a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Volta Redonda, Joselito Magalhães, foi na manhã desta quinta-feira, dia 09, no gabinete do prefeito.

A reunião foi pautada em quatro eixos principais. A implantação do Trem Turístico, que ligaria Volta Redonda a Vassouras; tornar o município entreposto de grãos, recebendo a produção do Centro Oeste a caminho do Porto de Itaguaí; a implantação do Aeroporto do Aço, por meio de parceria com a iniciativa privada; e a criação de uma nova linha de ônibus, ligando Volta Redonda ao Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro.

O prefeito de Volta Redonda Samuca Silva afirma que a ligação direta entre o município e o Aeroporto do Galeão já está disponível para a cidade. “Basta seguir com o processo de operacionalização”, explicou, lembrando que “a nova linha vai agilizar o deslocamento de grande parte da população que hoje precisa fazer baldeação no transporte público ou utilizar carros de passeio como melhor opção para pegar um avião”.

Ainda de acordo com Samuca, reuniões como esta impulsionam o desenvolvimento de Volta Redonda com planejamento, novas iniciativas e parcerias. “Temos que aproveitar o potencial do município e explorar suas vocações econômicas. Assim, garantimos uma Volta Redonda próspera agora e no futuro”, afirmou.

O subsecretário de Estado de Transporte, Demo Pinho, acredita nas propostas e, com sua experiência, sugeriu alguns caminhos para facilitar a concretização dessas idéias. “Ele lembrou que Volta Redonda já é referência de desenvolvimento no Sul do Estado. E tem condições de crescer muito mais”, disse.

Ele ofereceu, por exemplo, para conversar sobre a viagem de trem Volta Redonda-Vassouras com a MRS Logística, que já atua na região. E ainda sugeriu a realização de uma viagem piloto para avaliação e divulgação. Alertando que outras operadoras de transporte ferroviário podem se interessar pelo projeto.

A ideia do passeio piloto foi imediatamente aprovada pelo se secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Volta Redonda, Joselito Magalhães.

“Acho que a iniciativa vai chamar atenção de empresários do ramo turístico. Além disso, o projeto passaria a ter apoio da população”, acredita.

Wanderson Farias, da secretaria da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, lembrou que é o momento de formar uma força-tarefa para o Rio de Janeiro se destacar no comércio internacional do Brasil. Uma das propostas é escoar a produção de grãos de Centro Oeste, por ferrovia, até o Porto de Itaguaí. “Esse movimento permitiria transformar Volta Redonda em entreposto de grãos”, falou.

Implantação do aeroporto

A implantação do aeroporto de Volta Redonda encerrou a pauta da reunião. O subsecretário de Estado de Transporte concorda com Samuca que a melhor forma de acelerar o processo para instalação é o próprio município procurar empresas interessadas em firmar uma Parceria Público Privada (PPP).

“O governo federal não tem recursos suficientes para a implantação do aeroporto em Volta Redonda. O município já conta com o espaço disponível, que foi comprado pelo Estado do Rio de Janeiro. Agora, é buscar parcerias para desenvolver o projeto”, disse Delmo Pinho.

Para encontrar empresas interessadas na implantação do aeroporto de Volta Redonda, o município vai lançar um PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse). Prática que agiliza a estruturação de PPPs e garante transparência e competitividade do processo de seleção. Para esse processo, Samuca Silva, vai contar com o apoio do Governo do Estado.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

47 comentários

  1. Quando um prefeito (ou gestor) não faz nada, povo reclama e claro, com razão. Quando coloca projetos na mesa para discutir, buscando alternativas de desenvolvimento, também o povo reclama.
    Caramba! Se está ruim, porque não arregaça as mangas e busca ajudar a solucionar os problemas?? Ficar na frente de um computador tecendo críticas é fácil, mas sair do comodismo custa muito, não é?
    Toda vez que vejo uma matéria sobre o Samuca envolvendo projetos, já sei que surgirão diversos comentários negativos.
    Ah…e esta minha mensagem também poderá gerar críticas dos plantonistas que não querem que nada dê certo para nossa cidade.
    A estes, sugiro que mudem para Barra Mansa e sentirão saudades de Volta Redonda.

  2. Já vi muito esse desenho,O Fantástico Mundo de Bom kkkkkkkkkkkkkk

  3. O que o Rodrigo Drable está esperando para fazer o mesmo?
    O entreposto de grãos já não estava fechado com Barra Mansa ?
    Voces não são do mesmo partido que o Governador Pezão ?

  4. Muito bom se sair do papel, porque nem ônibus para os bairros afastados de volta redonda ele está colocando.
    Moro no parque do contorno e é horrível de ônibus aqui.

  5. CEM Reais para votar, SEM candidatos sérios depois

    Ano eleitoral é uma maravilha!
    Como aparecem promessas mirabolantes? Trem turístico entre VR e Valença? Na malha da CSN?

    – O Samuca quer fazer PPP para o aeroporto?
    – Qual empresa está disposta a investir neste tempo de vacas magras? A ACCIONA que o diga, pois está esperando aumento de pedágio devido números de usuários ter despencado pela crise nacional provocada pelos ELEITORES DE BANDIDOS do PMDB e do Temer.
    – A PMVR tem recursos para a contrapartida?
    – Qual empresa vai se interessar sabendo que terá a concorrência de uma linha de ônibus direto ao Rio?
    – Será que o Samuca ainda sonha com o Chanceler do Qatar??

    VAI VENDO aí o que dá votar em candidatos que NÃO CONHECEM a Administração Pública e NÃO ENTENDEM de Gestão Pública. Eles ficam sonhando e prometendo ideias mirabolantes.

  6. Este trem seria uma boa tb com passeios para Minas Gerais, o antigo trem mineiro.

  7. Bacana!!! Mas, os atuais secretários de estado e governador estão limpando as gavetas, já está no apagar das luzes, pois daqui a 4 meses acaba o mandato do Pezão. E com ele irá embora toda sua equipe, então discutir qualquer projeto ou planos para o futuro com esse atual governo do estado não resultará em nada!

    • Os que estão reclamando aqui deve ser aqueles que não votaram nas últimas eleições ” porque é tudo a mesma coisa “.

      Lavaram as mãos e agora se acham no direito de interferir nas decisões alheias.

      Que sejam mais responsáveis em 2020.

    • CEM Reais para votar, SEM candidatos aptos depois

      Dee Snider

      Isso aí! Em 2016 perto de 91 mil eleitores preferiram PAGAR A MULTA eleitoral: 91.000 X R$3,51 = R$ 319. 410,00 só de VR que agora estão nas mãos dos candidatos para campanha, muitos deles bandidos.

      VAI VENDO Aí!

  8. Comcordo francisco mais o importante é dar o primeiro passo, diferente do governo neto que fez muita coisa sim, mas cuidou apenas do visual da cidade afim de implantar uma mafia de licitações e dinheiro publico indo pro ralo acredito que se o municipio de vr fosse entregue com uma situação financeira melhor este prefeito faria ainda mais… nao me arrependo de ter votado no samuca pelo contrario

  9. Em ano eleitoral as ideias afloram em busca de votos. Tenho sessenta e três anos, com a expectativa de vida da população brasileira de 74,3 anos, será que verei algum destes projetos se concretizarem?

  10. Daqui a pouco o ratão vai aparecer.

  11. É o décimo terceiro, prefake? Volta Neto, por favor!

    • Concordo com sua reivindicação sobre o 13º, mas pedir para o Neto voltar já é demais! Neto é outro canalha, você é da equipe dele?

    • CEM Reais para votar, SEM servidor público ético depois

      Servidor público em VR só quer aumento, só pensam em aumento de salário. Atender bem o público nada. Eles pouco fazem.

      O Samuca podia já pensar em cortar alguns deles, principalmente os professores que devem pedir um montão de coisas ameaçando com greve. Ano de eleição é normal e prática deles.

  12. As idéias são boas e factíveis. Se vingarão (e quando), isso não depende só da vontade do prefeito, como sabemos no caso do Aeroporto Regional e do Hospital Regional. Não coloco muita fé no trem turístico, a não ser que ele possua horários restritos e as viagens ocorram só em finais de semana e feriados, afinal é um trecho de alta movimentação de carga, muito mais lucrativa para a concessionária… Por falar em HR, gostaria de saber se todos os municípios da região estão ajudando a manter a unidade…

    • Pois é Smilodon! Exatamente essa questão que levantei aqui dias atrás em uma matéria do Diário do Vale! Muita gente metendo a lenha na abertuda de hospitais em VR e etc. Que a saúde continua horrível e tal! Mas ninguém fala e comenta que praticamente toda a região e muita gente da baixada está pendurada na saúde de VR. As respectivas cidades de cada um estão 1000 vezes atrás e os mesmos vem até VR para realizar exames e cirurgias. Isso é fato que a cidade não comporta e entra em défict de atendimento. Ou seja, nós moradores que contribuímos com os impostos da cidade acabamos ficando sem um atendimento mais digno devido milhares e milhares de pessoas que vem em busca de tratamento e nada recolhem para o município.
      Pior de tudo é que muitas dessas pessoas ainda vem aqui dizer mal da saúde do município! Porque não vão cobrar o prefeito da cidade de vocês?
      Bom não está e com certeza tem muito a melhorar, mas podem ter certeza que é a melhor da região sem dúvida nenhuma.

    • Avaliador de Comentários

      Nota 8,5
      Esse ratão é fera…

    • Aleluia HDP. Precisamos de mente aberta e seu comentário foi excelente. Não somos a oitava maravilha do mundo em saúde, mas se olharmos ao nosso redor (cidades vizinhas), somos a Paris/Londres em termos de saúde.
      Não troco Volta Redonda por nenhuma cidade próxima.

  13. Todos que vivem reclamando são, sem dúvidas, as viuvinhas do Neto.

  14. NO ANO DE ELEIÇÕES UM GOVERNO SEM PODER MANDA O SUB.SECRETÁRIO REUNIR PARA MENTIR.ILUDIR.ACREDITE SE QUISER!

  15. FranciscoJFLacerda

    Mais uma observação minha, sobre o tal trem turístico: o grupo CSN é o maior acionista individual da MRS Logística ( 27,83%) e o Dr Benjamim poderia sim com a sua participação e importância, interferir a favor deste projeto. Mas continuo achando que temos que ter cabeças futuristas, mentes de cidades grandes e precisamos de um trem metropolitano de passageiros com estações em vários bairros, para garantir no futuro o fácil acesso alternativo entre as cidades

  16. Volta Neto

  17. Poderia usar o Rio Paraíba e colocar uma barca saindo da Ponte Alta até São Luiz com varias paradas durante o percurso nos bairros ribeirinhos.

    • Tem um pequeno problema na altura do Projeto Vida que inviabilizaria esse projeto.
      Teriam que quebrar aquilo ali primeiro.

  18. Tudo projeto megalomaníaco enquanto a cidade vive afundada em um problema sério de mobilidade urbana com uma frota de 110 mil veículos, sem espaço físico para tantos e o empresário amigo do Samuca construindo na rodovia do Contorno e vai despejar mais carros no trânsito sem nenhum planejamento de impacto. Samuca ainda não honrrou o que disse no debate na TV que as bicicletas faziam parte do partido dele mesmo posteriormente tendo caído fora do PV. Onde estão as ciclovias? Porque não tem coragem de exigir a instalação de ar condicionado na frota de ônibus? Cadê projetos educativos estimulando a população deixar o carro em casa e caminhar até a padaria da esquina para comprar pão ? Samuca esta repetindo a política do Neto de favorecer os carros.

  19. Mas no Projeto LIDER do SEBRAE isso não iria acontecer, todos estariam
    unidos para um projeto bom para a região.
    Pelo estou vendo o Prefeito quer tudo para Volta Redonda.
    Não entendi nada

  20. Samuca boa noite , Estou muito esperançoso com esses projetos. Mais vou dá uma sugestão : Sr. Prefeito, O Sr. Tem que ser o líder no desenvolvimento regional, Além disso volta redonda é a capital do sul fluminense . Samuca é uma vergonha às estações ferroviárias fechada, porque não criar uma linha de transportes ferroviária de Barra mansa a Angra Com duas locomotiva, uma saindo de Barra mansa às 7:30 da amanhã e retorno às 16:30 horas , além disso a implantação do trem regional imediatamente com consócio das empresas de transporte governo do Estado 25% município 25% e os 50% empresa privada . Não podemos aceitar essa falha dos governos estaduais e municipais na questões dos transportes ferroviários . Do jeito que está não precisamos de deputados nem volta redonda e nem na região.

    • Pelo que me consta a linha férrea entre Angra e BM está completamente intransitável, deveria ser refeita por completa, incluindo alguns viadutos e contenção de encostas, o que demandaria alguns milhões de reais. Aliás, foi até por isso que foi interrompido o tráfego ali. Já o trecho de Barra Mansa até Barra do Piraí e desta até Japeri estão em bom estado, funcionando. Mas aí vem um monte de chato dizer que ” não tem viabilidade técnica pois ali passa trem de carga”, se fosse assim nas estradas deveríamos ter rodovia para caminhão e rodovia para carro. Na verdade falta querer, se os governantes quisessem nós teríamos trem de passageiros entre Rio e São Paulo passando pela região. A viabilidade técnica para isso seria dada pela própria concessionária do trecho (MRS) pois isto está previsto no contrato de concessão desta linha férrea que corta o sul do estado. Ou então que se refizesse a concessão desmembrando o concessionário da infraestrutura (a linha férrea, os trilhos) do material rodante (os trens). Assim teríamos uma empresa administrando a linha férrea e outras rodando pelos trilhos, ao contrário do que ocorre hoje onde a MRS se acha “dona” da linha e somente seus trens circulam por ela. Aí porque fizeram assim você pergunta pra turma do Fernando Henrique Cardoso que promoveu a queima de estoque dos bens brasileiros a preço de banana.

    • Wanuil, na boa, você viaja demais! Como diabos o Samuca Silva, prefeito de VOLTA REDONDA (que por sinal também quero que se lasque, mas isso é outro assunto), vai implantar uma linha ferroviária entre BARRA MANSA e ANGRA DOS REIS? Eu acho que você precisa estudar um pouquinho mais sobre as esferas de poder público kkk’

  21. FranciscoJFLacerda

    Mas trem turístico? Podem ter a certeza que a MRS Logística, que está em vista infelizmente e sob suspeita, de ter sua concessão renovada por antecipação pelo Temer vai brecar mesmo se repassando a outra operadora usando vários artifícios teóricos e mesmo com a tecnologia atual de controle e automação do tráfego e apesar de haver dentro da concessão uma possibilidade de se utilizar alguns horários para tal.

    Mas precisamos mesmo avançar com um trem metropolitano, de preferência elétrico, com várias estações nos bairros mais populosos das cidades da região para, com conforto de um verdadeiro e rápido transporte de massa, agilizar e modernizar o transporte público, reduzir veículos particulares nas ruas, frear a poluição e prevenindo um futuro que pode ser caótico, colocar esta região no mesmo nível de várias cidades mais desenvolvidas do mundo.

  22. Os velhos da oposiçao piram assim…. kkkkk !! Vai chover critica em 3, 2, 1…!!! Parabens Samuca! Ótimas ideias!

  23. Samuca, parabens ! Só ideia bacana, inovaçao e por em pratica! VR merece algo assim. E da mesma forma que fez com a rodovia do contorno vai fazer com o aeroporto. Parabens! Ainda tem gnt q fala mal… vamo q vamo !

  24. Im-prefeito e in-gestor do seu próprio caos é FACTÓIDE.
    Tá discutindo esse assunto de transporte desde a campanha e nada.
    Esse engodo do tarifa zero que foi prometido a circulação de tres onibus. Nada.
    Centro comerciais cheio de flanelinhas cobrando extorcivamente nos estacionamentos rotativos cobrados pela prefeitura.

    E vida que segue SEM a guarda municipal atuante.

  25. Enquanto isso na invasão Dom Waldir virou terra sem lei bandidos de outros bairros então fazendo boca de fumo no local depois das 22:00 e um entra e sai danado ,esse Prefeike foi avisado que isso viraria favela ponto de drogas e não fez nada agora são os moradores do rua que sofrem era melhor abandonado pelo menos não tinha ponto de drogas.

Untitled Document