ÔĽŅ Samuca Silva discute projetos de transporte para Volta Redonda - Di√°rio do Vale
sexta-feira, 17 de agosto de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Regi√£o / Samuca Silva discute projetos de transporte para Volta Redonda

Samuca Silva discute projetos de transporte para Volta Redonda

Matéria publicada em 9 de agosto de 2018, 19:48 horas

 


Reuni√£o tratou de aeroporto regional, trem tur√≠stico, entreposto de gr√£os e linha de √īnibus VR-Aeroporto do Gale√£o

No gabinete: Delmo Pinho conversa com Samuca sobre propostas para o transporte

Volta Redonda –¬†A discuss√£o de propostas para o desenvolvimento de Volta Redonda foi tema de reuni√£o entre o prefeito do munic√≠pio Samuca Silva; o subsecret√°rio de Estado de Transporte, Delmo Manoel Pinho; e o assessor especial da secretaria de Estado da Casa Civil e Desenvolvimento Econ√īmico, Wanderson Farias. O encontro, que tamb√©m teve a presen√ßa do secret√°rio de Desenvolvimento Econ√īmico e Turismo de Volta Redonda, Joselito Magalh√£es, foi na manh√£ desta quinta-feira, dia 09, no gabinete do prefeito.

A reuni√£o foi pautada em quatro eixos principais. A implanta√ß√£o do Trem Tur√≠stico, que ligaria Volta Redonda a Vassouras; tornar o munic√≠pio entreposto de gr√£os, recebendo a produ√ß√£o do Centro Oeste a caminho do Porto de Itagua√≠; a implanta√ß√£o do Aeroporto do A√ßo, por meio de parceria com a iniciativa privada; e a cria√ß√£o de uma nova linha de √īnibus, ligando Volta Redonda ao Aeroporto Internacional do Gale√£o, no Rio de Janeiro.

O prefeito de Volta Redonda Samuca Silva afirma que a liga√ß√£o direta entre o munic√≠pio e o Aeroporto do Gale√£o j√° est√° dispon√≠vel para a cidade. ‚ÄúBasta seguir com o processo de operacionaliza√ß√£o‚ÄĚ, explicou, lembrando que ‚Äúa nova linha vai agilizar o deslocamento de grande parte da popula√ß√£o que hoje precisa fazer baldea√ß√£o no transporte p√ļblico ou utilizar carros de passeio como melhor op√ß√£o para pegar um avi√£o‚ÄĚ.

Ainda de acordo com Samuca, reuni√Ķes como esta impulsionam o desenvolvimento de Volta Redonda com planejamento, novas iniciativas e parcerias. ‚ÄúTemos que aproveitar o potencial do munic√≠pio e explorar suas voca√ß√Ķes econ√īmicas. Assim, garantimos uma Volta Redonda pr√≥spera agora e no futuro‚ÄĚ, afirmou.

O subsecret√°rio de Estado de Transporte, Demo Pinho, acredita nas propostas e, com sua experi√™ncia, sugeriu alguns caminhos para facilitar a concretiza√ß√£o dessas id√©ias. ‚ÄúEle lembrou que Volta Redonda j√° √© refer√™ncia de desenvolvimento no Sul do Estado. E tem condi√ß√Ķes de crescer muito mais‚ÄĚ, disse.

Ele ofereceu, por exemplo, para conversar sobre a viagem de trem Volta Redonda-Vassouras com a MRS Logística, que já atua na região. E ainda sugeriu a realização de uma viagem piloto para avaliação e divulgação. Alertando que outras operadoras de transporte ferroviário podem se interessar pelo projeto.

A ideia do passeio piloto foi imediatamente aprovada pelo se secret√°rio de Desenvolvimento Econ√īmico e Turismo de Volta Redonda, Joselito Magalh√£es.

‚ÄúAcho que a iniciativa vai chamar aten√ß√£o de empres√°rios do ramo tur√≠stico. Al√©m disso, o projeto passaria a ter apoio da popula√ß√£o‚ÄĚ, acredita.

Wanderson Farias, da secretaria da Casa Civil e Desenvolvimento Econ√īmico, lembrou que √© o momento de formar uma for√ßa-tarefa para o Rio de Janeiro se destacar no com√©rcio internacional do Brasil. Uma das propostas √© escoar a produ√ß√£o de gr√£os de Centro Oeste, por ferrovia, at√© o Porto de Itagua√≠. ‚ÄúEsse movimento permitiria transformar Volta Redonda em entreposto de gr√£os‚ÄĚ, falou.

Implantação do aeroporto

A implanta√ß√£o do aeroporto de Volta Redonda encerrou a pauta da reuni√£o. O subsecret√°rio de Estado de Transporte concorda com Samuca que a melhor forma de acelerar o processo para instala√ß√£o √© o pr√≥prio munic√≠pio procurar empresas interessadas em firmar uma Parceria P√ļblico Privada (PPP).

‚ÄúO governo federal n√£o tem recursos suficientes para a implanta√ß√£o do aeroporto em Volta Redonda. O munic√≠pio j√° conta com o espa√ßo dispon√≠vel, que foi comprado pelo Estado do Rio de Janeiro. Agora, √© buscar parcerias para desenvolver o projeto‚ÄĚ, disse Delmo Pinho.

Para encontrar empresas interessadas na implantação do aeroporto de Volta Redonda, o município vai lançar um PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse). Prática que agiliza a estruturação de PPPs e garante transparência e competitividade do processo de seleção. Para esse processo, Samuca Silva, vai contar com o apoio do Governo do Estado.

47 coment√°rios

  1. Quando um prefeito (ou gestor) não faz nada, povo reclama e claro, com razão. Quando coloca projetos na mesa para discutir, buscando alternativas de desenvolvimento, também o povo reclama.
    Caramba! Se está ruim, porque não arregaça as mangas e busca ajudar a solucionar os problemas?? Ficar na frente de um computador tecendo críticas é fácil, mas sair do comodismo custa muito, não é?
    Toda vez que vejo uma matéria sobre o Samuca envolvendo projetos, já sei que surgirão diversos comentários negativos.
    Ah…e esta minha mensagem tamb√©m poder√° gerar cr√≠ticas dos plantonistas que n√£o querem que nada d√™ certo para nossa cidade.
    A estes, sugiro que mudem para Barra Mansa e sentir√£o saudades de Volta Redonda.

  2. J√° vi muito esse desenho,O Fant√°stico Mundo de Bom kkkkkkkkkkkkkk

  3. O que o Rodrigo Drable est√° esperando para fazer o mesmo?
    O entreposto de gr√£os j√° n√£o estava fechado com Barra Mansa ?
    Voces n√£o s√£o do mesmo partido que o Governador Pez√£o ?

  4. Muito bom se sair do papel, porque nem √īnibus para os bairros afastados de volta redonda ele est√° colocando.
    Moro no parque do contorno e √© horr√≠vel de √īnibus aqui.

  5. CEM Reais para votar, SEM candidatos sérios depois

    Ano eleitoral é uma maravilha!
    Como aparecem promessas mirabolantes? Trem turístico entre VR e Valença? Na malha da CSN?

    – O Samuca quer fazer PPP para o aeroporto?
    – Qual empresa est√° disposta a investir neste tempo de vacas magras? A ACCIONA que o diga, pois est√° esperando aumento de ped√°gio devido n√ļmeros de usu√°rios ter despencado pela crise nacional provocada pelos ELEITORES DE BANDIDOS do PMDB e do Temer.
    – A PMVR tem recursos para a contrapartida?
    – Qual empresa vai se interessar sabendo que ter√° a concorr√™ncia de uma linha de √īnibus direto ao Rio?
    – Ser√° que o Samuca ainda sonha com o Chanceler do Qatar??

    VAI VENDO a√≠ o que d√° votar em candidatos que N√ÉO CONHECEM a Administra√ß√£o P√ļblica e N√ÉO ENTENDEM de Gest√£o P√ļblica. Eles ficam sonhando e prometendo ideias mirabolantes.

    • Avaliador de Coment√°rios

      Nota 5.
      Muito chato esse rapaz.

    • Eles falaram em trem tur√≠stico entre Volta Redonda e Vassouras! Galera de Volta Redonda confunde muito Valen√ßa com Vassouras e vice-versa, √© impressionante! kkkk’

  6. Este trem seria uma boa tb com passeios para Minas Gerais, o antigo trem mineiro.

  7. Bacana!!! Mas, os atuais secret√°rios de estado e governador est√£o limpando as gavetas, j√° est√° no apagar das luzes, pois daqui a 4 meses acaba o mandato do Pez√£o. E com ele ir√° embora toda sua equipe, ent√£o discutir qualquer projeto ou planos para o futuro com esse atual governo do estado n√£o resultar√° em nada!

    • Os que est√£o reclamando aqui deve ser aqueles que n√£o votaram nas √ļltimas elei√ß√Ķes ” porque √© tudo a mesma coisa “.

      Lavaram as m√£os e agora se acham no direito de interferir nas decis√Ķes alheias.

      Que sejam mais respons√°veis em 2020.

    • CEM Reais para votar, SEM candidatos aptos depois

      Dee Snider

      Isso aí! Em 2016 perto de 91 mil eleitores preferiram PAGAR A MULTA eleitoral: 91.000 X R$3,51 = R$ 319. 410,00 só de VR que agora estão nas mãos dos candidatos para campanha, muitos deles bandidos.

      VAI VENDO Aí!

  8. Comcordo francisco mais o importante √© dar o primeiro passo, diferente do governo neto que fez muita coisa sim, mas cuidou apenas do visual da cidade afim de implantar uma mafia de licita√ß√Ķes e dinheiro publico indo pro ralo acredito que se o municipio de vr fosse entregue com uma situa√ß√£o financeira melhor este prefeito faria ainda mais… nao me arrependo de ter votado no samuca pelo contrario

  9. Em ano eleitoral as ideias afloram em busca de votos. Tenho sessenta e três anos, com a expectativa de vida da população brasileira de 74,3 anos, será que verei algum destes projetos se concretizarem?

  10. Daqui a pouco o rat√£o vai aparecer.

  11. √Č o d√©cimo terceiro, prefake? Volta Neto, por favor!

    • Concordo com sua reivindica√ß√£o sobre o 13¬ļ, mas pedir para o Neto voltar j√° √© demais! Neto √© outro canalha, voc√™ √© da equipe dele?

    • CEM Reais para votar, SEM servidor p√ļblico √©tico depois

      Servidor p√ļblico em VR s√≥ quer aumento, s√≥ pensam em aumento de sal√°rio. Atender bem o p√ļblico nada. Eles pouco fazem.

      O Samuca podia já pensar em cortar alguns deles, principalmente os professores que devem pedir um montão de coisas ameaçando com greve. Ano de eleição é normal e prática deles.

  12. As id√©ias s√£o boas e fact√≠veis. Se vingar√£o (e quando), isso n√£o depende s√≥ da vontade do prefeito, como sabemos no caso do Aeroporto Regional e do Hospital Regional. N√£o coloco muita f√© no trem tur√≠stico, a n√£o ser que ele possua hor√°rios restritos e as viagens ocorram s√≥ em finais de semana e feriados, afinal √© um trecho de alta movimenta√ß√£o de carga, muito mais lucrativa para a concession√°ria… Por falar em HR, gostaria de saber se todos os munic√≠pios da regi√£o est√£o ajudando a manter a unidade…

    • Pois √© Smilodon! Exatamente essa quest√£o que levantei aqui dias atr√°s em uma mat√©ria do Di√°rio do Vale! Muita gente metendo a lenha na abertuda de hospitais em VR e etc. Que a sa√ļde continua horr√≠vel e tal! Mas ningu√©m fala e comenta que praticamente toda a regi√£o e muita gente da baixada est√° pendurada na sa√ļde de VR. As respectivas cidades de cada um est√£o 1000 vezes atr√°s e os mesmos vem at√© VR para realizar exames e cirurgias. Isso √© fato que a cidade n√£o comporta e entra em d√©fict de atendimento. Ou seja, n√≥s moradores que contribu√≠mos com os impostos da cidade acabamos ficando sem um atendimento mais digno devido milhares e milhares de pessoas que vem em busca de tratamento e nada recolhem para o munic√≠pio.
      Pior de tudo √© que muitas dessas pessoas ainda vem aqui dizer mal da sa√ļde do munic√≠pio! Porque n√£o v√£o cobrar o prefeito da cidade de voc√™s?
      Bom n√£o est√° e com certeza tem muito a melhorar, mas podem ter certeza que √© a melhor da regi√£o sem d√ļvida nenhuma.

    • Avaliador de Coment√°rios

      Nota 8,5
      Esse rat√£o √© fera…

    • Aleluia HDP. Precisamos de mente aberta e seu coment√°rio foi excelente. N√£o somos a oitava maravilha do mundo em sa√ļde, mas se olharmos ao nosso redor (cidades vizinhas), somos a Paris/Londres em termos de sa√ļde.
      Não troco Volta Redonda por nenhuma cidade próxima.

  13. Todos que vivem reclamando s√£o, sem d√ļvidas, as viuvinhas do Neto.

  14. NO ANO DE ELEI√á√ēES UM GOVERNO SEM PODER MANDA O SUB.SECRET√ĀRIO REUNIR PARA MENTIR.ILUDIR.ACREDITE SE QUISER!

  15. FranciscoJFLacerda

    Mais uma observa√ß√£o minha, sobre o tal trem tur√≠stico: o grupo CSN √© o maior acionista individual da MRS Log√≠stica ( 27,83%) e o Dr Benjamim poderia sim com a sua participa√ß√£o e import√Ęncia, interferir a favor deste projeto. Mas continuo achando que temos que ter cabe√ßas futuristas, mentes de cidades grandes e precisamos de um trem metropolitano de passageiros com esta√ß√Ķes em v√°rios bairros, para garantir no futuro o f√°cil acesso alternativo entre as cidades

  16. Volta Neto

  17. Poderia usar o Rio Paraíba e colocar uma barca saindo da Ponte Alta até São Luiz com varias paradas durante o percurso nos bairros ribeirinhos.

    • Tem um pequeno problema na altura do Projeto Vida que inviabilizaria esse projeto.
      Teriam que quebrar aquilo ali primeiro.

  18. Tudo projeto megaloman√≠aco enquanto a cidade vive afundada em um problema s√©rio de mobilidade urbana com uma frota de 110 mil ve√≠culos, sem espa√ßo f√≠sico para tantos e o empres√°rio amigo do Samuca construindo na rodovia do Contorno e vai despejar mais carros no tr√Ęnsito sem nenhum planejamento de impacto. Samuca ainda n√£o honrrou o que disse no debate na TV que as bicicletas faziam parte do partido dele mesmo posteriormente tendo ca√≠do fora do PV. Onde est√£o as ciclovias? Porque n√£o tem coragem de exigir a instala√ß√£o de ar condicionado na frota de √īnibus? Cad√™ projetos educativos estimulando a popula√ß√£o deixar o carro em casa e caminhar at√© a padaria da esquina para comprar p√£o ? Samuca esta repetindo a pol√≠tica do Neto de favorecer os carros.

  19. Mas no Projeto LIDER do SEBRAE isso n√£o iria acontecer, todos estariam
    unidos para um projeto bom para a regi√£o.
    Pelo estou vendo o Prefeito quer tudo para Volta Redonda.
    N√£o entendi nada

  20. Samuca boa noite , Estou muito esperan√ßoso com esses projetos. Mais vou d√° uma sugest√£o : Sr. Prefeito, O Sr. Tem que ser o l√≠der no desenvolvimento regional, Al√©m disso volta redonda √© a capital do sul fluminense . Samuca √© uma vergonha √†s esta√ß√Ķes ferrovi√°rias fechada, porque n√£o criar uma linha de transportes ferrovi√°ria de Barra mansa a Angra Com duas locomotiva, uma saindo de Barra mansa √†s 7:30 da amanh√£ e retorno √†s 16:30 horas , al√©m disso a implanta√ß√£o do trem regional imediatamente com cons√≥cio das empresas de transporte governo do Estado 25% munic√≠pio 25% e os 50% empresa privada . N√£o podemos aceitar essa falha dos governos estaduais e municipais na quest√Ķes dos transportes ferrovi√°rios . Do jeito que est√° n√£o precisamos de deputados nem volta redonda e nem na regi√£o.

    • Pelo que me consta a linha f√©rrea entre Angra e BM est√° completamente intransit√°vel, deveria ser refeita por completa, incluindo alguns viadutos e conten√ß√£o de encostas, o que demandaria alguns milh√Ķes de reais. Ali√°s, foi at√© por isso que foi interrompido o tr√°fego ali. J√° o trecho de Barra Mansa at√© Barra do Pira√≠ e desta at√© Japeri est√£o em bom estado, funcionando. Mas a√≠ vem um monte de chato dizer que ” n√£o tem viabilidade t√©cnica pois ali passa trem de carga”, se fosse assim nas estradas dever√≠amos ter rodovia para caminh√£o e rodovia para carro. Na verdade falta querer, se os governantes quisessem n√≥s ter√≠amos trem de passageiros entre Rio e S√£o Paulo passando pela regi√£o. A viabilidade t√©cnica para isso seria dada pela pr√≥pria concession√°ria do trecho (MRS) pois isto est√° previsto no contrato de concess√£o desta linha f√©rrea que corta o sul do estado. Ou ent√£o que se refizesse a concess√£o desmembrando o concession√°rio da infraestrutura (a linha f√©rrea, os trilhos) do material rodante (os trens). Assim ter√≠amos uma empresa administrando a linha f√©rrea e outras rodando pelos trilhos, ao contr√°rio do que ocorre hoje onde a MRS se acha “dona” da linha e somente seus trens circulam por ela. A√≠ porque fizeram assim voc√™ pergunta pra turma do Fernando Henrique Cardoso que promoveu a queima de estoque dos bens brasileiros a pre√ßo de banana.

    • Wanuil, na boa, voc√™ viaja demais! Como diabos o Samuca Silva, prefeito de VOLTA REDONDA (que por sinal tamb√©m quero que se lasque, mas isso √© outro assunto), vai implantar uma linha ferrovi√°ria entre BARRA MANSA e ANGRA DOS REIS? Eu acho que voc√™ precisa estudar um pouquinho mais sobre as esferas de poder p√ļblico kkk’

  21. FranciscoJFLacerda

    Mas trem turístico? Podem ter a certeza que a MRS Logística, que está em vista infelizmente e sob suspeita, de ter sua concessão renovada por antecipação pelo Temer vai brecar mesmo se repassando a outra operadora usando vários artifícios teóricos e mesmo com a tecnologia atual de controle e automação do tráfego e apesar de haver dentro da concessão uma possibilidade de se utilizar alguns horários para tal.

    Mas precisamos mesmo avan√ßar com um trem metropolitano, de prefer√™ncia el√©trico, com v√°rias esta√ß√Ķes nos bairros mais populosos das cidades da regi√£o para, com conforto de um verdadeiro e r√°pido transporte de massa, agilizar e modernizar o transporte p√ļblico, reduzir ve√≠culos particulares nas ruas, frear a polui√ß√£o e prevenindo um futuro que pode ser ca√≥tico, colocar esta regi√£o no mesmo n√≠vel de v√°rias cidades mais desenvolvidas do mundo.

  22. Os velhos da oposi√ßao piram assim…. kkkkk !! Vai chover critica em 3, 2, 1…!!! Parabens Samuca! √ďtimas ideias!

  23. Samuca, parabens ! S√≥ ideia bacana, inova√ßao e por em pratica! VR merece algo assim. E da mesma forma que fez com a rodovia do contorno vai fazer com o aeroporto. Parabens! Ainda tem gnt q fala mal… vamo q vamo !

  24. Im-prefeito e in-gestor do seu pr√≥prio caos √© FACT√ďIDE.
    T√° discutindo esse assunto de transporte desde a campanha e nada.
    Esse engodo do tarifa zero que foi prometido a circulação de tres onibus. Nada.
    Centro comerciais cheio de flanelinhas cobrando extorcivamente nos estacionamentos rotativos cobrados pela prefeitura.

    E vida que segue SEM a guarda municipal atuante.

  25. Enquanto isso na invas√£o Dom Waldir virou terra sem lei bandidos de outros bairros ent√£o fazendo boca de fumo no local depois das 22:00 e um entra e sai danado ,esse Prefeike foi avisado que isso viraria favela ponto de drogas e n√£o fez nada agora s√£o os moradores do rua que sofrem era melhor abandonado pelo menos n√£o tinha ponto de drogas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document