quinta-feira, 20 de janeiro de 2022 - 08:14 h

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Santa Casa reforça equipe de profissionais para atender alta demanda de pacientes

Santa Casa reforça equipe de profissionais para atender alta demanda de pacientes

Matéria publicada em 14 de janeiro de 2022, 17:10 horas

 


Casos de Covid e Influenza tiveram um aumento expressivo desde dezembro

Foto: Divulgação
Santa Casa amplia quadro de profissionais para enfrentar crescimento no número de casos de Covid

Barra Mansa – Em reação ao aumento de pacientes com sintomas gripais, entre confirmados com Covid-19 e Influenza, a Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa ampliou o processo de contratação de profissionais. Somente no mês de dezembro de 2021, foram mais de 6.280 atendimentos na urgência do hospital, com diferença exata de 1.482 a mais que o registrado no mês de novembro. E em 2022 os casos de síndromes respiratórias continuam a crescer, sobretudo com novas variantes.

– No mês de dezembro foi observado um aumento significativo nos atendimentos de urgência e emergência, batendo o recorde dos últimos dois anos, sendo a maioria dos pacientes com quadro de síndrome gripal. Apesar deste aumento, é importante destacar que se trata de quadros mais leves e de pouca gravidade – informa a gerente administrativa do SUS, Rafaela Tinoco.

 

Efetivo para o Pronto-Socorro do SUS

 

Para esse momento, foi necessário aumentar o quadro de funcionários, principalmente para o atendimento no Pronto-Socorro do SUS, e, mesmo com as dificuldades, não vamos medir esforços para seguir com as contratações, para atender a essa grande demanda de pacientes. Segundo a gerente de Recursos Humanos, Fernanda Martins Paiva. Esse processo já acontece desde 2020, a exemplo da nova escala de médicos, com o terceiro clínico para o plantão, coordenações e profissionais específicos, além da aquisição de novos equipamentos e respiradores.

 

Hospital de alta complexidade

 

Por ser um hospital de alta complexidade, a Santa Casa recebe diversos casos graves que compõem os números gerais de pacientes atendidos, de acordo com o coordenador do Pronto-Socorro SUS, Leonardo José de Mendonça Araújo.

– A partir da segunda quinzena de dezembro, notamos aumento no número de atendimento do Pronto-Socorro significativo, em torno de 30%, predominantemente de pacientes com queixa respiratória. Normalmente não são casos graves, mas têm acarretado em sobrecarga no serviço. E é preciso entender que o nosso Pronto-Socorro atende pacientes de diversas complexidades, como infarto, edema agudo de pulmão, baleados, traumas, atropelamentos etc. Além da retaguarda para casos com sintomas respiratórios – ressalta.

Embora sejam poucos os casos que se agravam, graças às vacinas, a sobrecarga de atendimento é um grande desafio para os profissionais do hospital, que cuidam de cada paciente até a sua recuperação.

 

Apoio essencial da Prefeitura de Barra Mansa

 

Em nome da instituição, o provedor Getulio Pereira, expressa seu agradecimento ao prefeito, Rodrigo Drable, pela competência, apoio, empenho e companheirismo empreendidos à Santa Casa, fundamentais para manter o cuidado da população, principalmente para o enfrentamento da Covid-19. Destaca também o trabalho do secretário de Saúde, Dr. Sérgio Gomes, e o protagonismo de todos os profissionais da linha de frente da Santa Casa, que trabalham incansavelmente para proporcionar um atendimento cada vez melhor, humanizado e de excelência. Muitas vidas dependem desse cuidado.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document