Secretaria de Meio Ambiente registra mais de 1,3 mil ocorrências

by Diário do Vale

Guarda Ambiental é criada para atuar no combate a crimes ambientais
(Foto: Gabriel Borges- Secom VR)

Volta Redonda- Nesta quarta-feira, (05), é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e durante toda a semana também é celebrada a Semana do Meio Ambiente. Em Volta Redonda, diversos programas e ações vêm sendo realizados pela secretaria de Meio Ambiente, dentre as ações, estão a preservação de áreas verdes e o combate ao desmatamento e outras agressões contra a natureza.

De acordo com a secretaria, no período entre janeiro e o dia 20 de maio deste ano, foram registrados mais de 1,3 mil ocorrências destinadas ao Departamento de Controle Ambiental (DCA) e à Seção de Fiscalização Ambiental (SFA).
– As ocorrências são relacionadas a queimada e desmatamento irregulares, emissão de poluentes, poluição sonora e de rios e lagos, fiscalização ambiental, além de situações como mato alto e maus tratos a animais – informou a secretaria.

O secretário de Meio Ambiente, Maurício Ruiz, contou que o município ganhou um reforço para combater esse tipo de ocorrência. Foi criada a Guarda Ambiental, vinculada à Guarda Municipal e que está sob a direção da secretaria, atuando especificamente no combate a crimes ambientais.
– Em relação à fiscalização de desmatamento, foram atendidas mais de 1.200 denúncias nos últimos seis meses. Também foram apreendidas quatro motosserras na cidade, interditados mais de 25 obras irregulares. A quantidade de autos de infração e notificação aumentou em mais de 70% com a vinda da Guarda Ambiental – afirmou o secretário.

E grande parte das multas está sendo convertida para melhoria e fortalecimento da fiscalização, além de apoio na defesa e proteção dos animais abandonados na cidade. Em 2019, a secretaria l de Meio Ambiente firmou 19 TAC’s (Termos de Ajustamento de Conduta), com valor correspondente a R$ 61.070,25, que foram revertidos em serviços como consultas, remédios e castrações para os animais que são vítimas de maus tratos ou pertencem a acumuladores; uniformes e coletes para os guardas ambientais; etc. O valor dos TAC’s representam aproximadamente 5% do valor total das infrações (R$ 1.449.607,00).

Para o prefeito Samuca Silva, Volta Redonda está no caminho certo para se tornar uma cidade mais verde, investindo efetivamente em ações ligadas ao meio ambiente.
– Criamos o Refúgio da Vida Silvestre Vale dos Puris, lançamos a criação de dois parques: o Jardim Botânico, na Ilha São João, e o Parque Natural Municipal próximo à Rodovia dos Metalúrgicos. Tem também o programa de arborização urbana que tem como meta o plantio de mais de 50 mil mudas até 2020. É um legado que estamos deixando para a cidade – afirmou o prefeito.

You may also like

5 comments

Cabral 5 de junho de 2019, 15:35h - 15:35

Sr. Prefeito de VOLTA REDONDA e estás OBRAS irregulares que estão sendo construídos na OBRA DA VILA DOS IDOSOS NO BELMONTE EM VOLTA REDONDA até prédio estão construindo dentro da OBRA do governo destinado aos IDOSOS e o Sr. Prefeito não tomou providências e quer mexer com obras particulares. Que moral o Sr. Tem com o povo de VOLTA REDONDA e Região

Doidão VR 5 de junho de 2019, 09:45h - 09:45

E a CSN?????

Claudio 5 de junho de 2019, 06:27h - 06:27

Faz um favor aproveita e deixa a população em paz também é mão retorne mais a vida pública.

INDIGNADO 5 de junho de 2019, 01:44h - 01:44

COMO PODEM QUERER COMEMORAR ALGUMA COISA COM O MEIO AMBIENTE SE EU PESSOALMENTE
FIZ INÚMERAS DE RECLAMAÇÕES COM ELES SOBRE O POSTO GNV DO RETIRO COM O BARULHO
E COM O OLEO QUEIMADO QUE ELES LIBERAM NA ATMOSFERA E NADA FIZERAM NEM MESMO
VINHERAM VER . ELES TAMPAM O SOL COM A PENEIRA COM O BARULHO DO MOTOR A
75 DECIBÉIS . NÃO HA O QUE COMEMORAR

Ronaldo 5 de junho de 2019, 09:15h - 09:15

Será que alguma multa foi por causa da pilha de escória da CSN ou da destruição do lago do Belvedere?? Acho que não. Aos amigos do rei as leis são brandas. Ano que vem tem eleições, na urna o voto do amigo do rei tem o mesmo valor que o do povo.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996