terça-feira, 3 de agosto de 2021 - 20:54 h

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Seminário em Resende discute crise hídrica na bacia do Rio Paraíba

Seminário em Resende discute crise hídrica na bacia do Rio Paraíba

Matéria publicada em 1 de agosto de 2019, 11:32 horas

 


Evento promovido pelo Ceivap discute necessidade de investimentos para ampliar segurança hídrica

Resende – O Ceivap (Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul) realizou um seminário para discutir o problema da seca na bacia do Rio Paraíba do Sul,ocasionada principalmente pela falta de chuva entre os anos de 2014 e 2015.  A principal pauta do evento, ocorrido no último dia 30, foi a necessidade de desenvolver investimentos necessários para a ampliação da segurança hídrica,que gerou impactos ambientais, sociais e econômicos nos estados do Rio, Minas Gerais e São Paulo.

Mônica Porto, da Universidade de São Paulo (USP), Edson Falcão, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), e Eduardo Araújo, do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), falaram sobre os impactos da crise nos três estados e os desdobramentos na bacia do Paraíba do Sul.

Os debates, mediados pela presidente do Comitê, Renata Bley, abordaram a gestão participativa e a integração de ações e segmentos do Comitê, no que diz respeito ao acompanhamento e ao monitoramento hidrológico, além do investimento em ações para garantir a segurança hídrica na bacia.

O seminário também apresentou as principais linhas de atuação do Ceivap para a segurança hídrica: as atribuições do Grupo de Trabalho Permanente de Acompanhamento da Operação Hidráulica na bacia do Paraíba do Sul, o investimento do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais e os impactos que o Programa de Tratamento de Águas Residuárias do Ceivap.

Atuação em prol da Bacia do Paraíba

Criado pelo Decreto Federal nº 1.842, de 22 de março de 1996, o Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap) é o parlamento no qual ocorrem os debates e decisões descentralizadas sobre as questões relacionadas aos usos múltiplos das águas da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul.

O Comitê é constituído por representantes dos poderes públicos, dos usuários e de organizações sociais com importante atuação para a conservação, preservação e recuperação da qualidade das águas da Bacia.

Da esquerda para direita: Monica Porto, Edson Falcão, Renata Bley e Eduardo Araújo
(Foto: Raíssa Galdino)


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document